Charge Cartum Caricatura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CHARGES, CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS:
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
A FALSA DICOTOMIA ENTRE O DIREITO PÚBLICO E O DIREITO PRIVADO.
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Texto, contexto & interlocução
Vestibular UEM 2012.
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS CURSO: DIREITO / DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFA. SCHEYLA BRITO ALVES SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Tópicos Especiais em Comunicação II
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
CONSTRUÇÃO DO HUMOR Profª Natália Tiezzi.
Professora: Rosana Santos
Influência Televisiva
Cultura, Linguagem e Língua
.Charge: Charge: é uma manifestação, por parte do chargista, crítica da sociedade, tanto político quanto social. Geralmente é contestadora e reflexiva,
Uso e normas da língua Linguagem
Cartum Texto humorístico que usa a linguagem não-verbal, combinada ou não com a verbal. Normalmente retrata situações universais e atemporais, satirizando.
Perfil do Profissional
A opinião ilustrada Caricatura – Retrato humano, com traços exagerados ou simplificados, ressaltando detalhes e formas. Tem por finalidade ironizar a personagem.
CRôNICA.
Relato.
Crônica Um gênero do cotidiano.
Meios de Comunicação Revista e Caricatura.
COESÃO Profª. Valéria.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Cap Linguagem das histórias em quadrinhos.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
Como interpretar a Bíblia?
Introdução ao estudo da História
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CEFD/UFSM Profa. Drª Marli Hatje
Cap. 21. Polissemia Professora Ana Paula.
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Professora Aline Duarte
Colégio Adventista de Diadema
PROVA BIMESTRAL 9º Ano (1º Bimestre) PROF. RAQUEL
Introdução ao Estudo da História
Contexto  Os contextos tendem a ser conceitualizados intuitivamente em termos das situações comunicativas, como o gênero, a idade a classe ou a etnia.
Ponto de partida Capítulo 3
LEITURA COMPARTILHADA
CHARGE.
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
. CARICATURA . CHARGE . CARTUM . TIRINHA/HISTÓRIA EM QUADRINHO (hq)  . PARÓDIA Qual é a diferença?
MEIOS DE COMUNICAÇÃO CHARGE E TELEVISÃO.
A utilização das TIC nos processos de Ensino /Aprendizagem 1 Graça Maria Cruz - Grupo 300.
TIPOLOGIA TEXTUAL.
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
1 2 Clique Enoque é o nome dado uma das personagens bíblicas mais peculiares e misteriosas das Escrituras. Em hebraico, o termo “Enoque” significa “Treinado.
A crítica.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
A charge.
Estática Estática Histórico
COMUNICAÇÃO Prof. Liciane Cechetto.
A construção do sentido
Professor Jardson Brito
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A Banda Desenhada.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Texto imagético Prof. Karina Alem.
Construção do sentido do texto
Transcrição da apresentação:

Charge Cartum Caricatura DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DOS TEXTOS Uma viagem aos gêneros textuais Charge Cartum Caricatura O que são e quais as características?

Charge Este termo é de origem francesa e significa carga, ou seja, é uma ilustração ou desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, veiculado pela imprensa, que tem por finalidade satirizar e criticar algum acontecimento do momento

Charge ou caricatura?

Nas ilustrações das caricaturas, os chargistas utilizam-se de traços específicos para enfatizarem as características do personagem que está sendo caricaturado. Estes traços são desenhados, muitas vezes, com características da pessoa de maneira exagerada, isto provoca o humor da imagem. A caricatura e os demais elementos verbais e não-verbais da charge são pontos de partida para que o chargista manifeste a sua opinião a respeito de fatos da vida real.

Enfim, o que são charges? As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove), por pessoas opostas aos governos, ou seja, por críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos, porém estes textos foram bastante aceitos pela população, fato que acarretou sua existência até os tempos atuais. As charges costumam ser publicadas em jornais, revistas, livros, etc. Nos jornais e revistas as charges podem ser encontradas na sessão de cultura ou de opinião.

As charges são formadas por linguagem verbal (as palavras/o texto escrito) e linguagem não-verbal (gestos, cores, desenhos, etc.) O entendimento das charges dependerá do conhecimento que o interlocutor possua. Isto pelo fato delas relatarem fatos ocorridos em uma época definida, dentro de um determinado contexto cultural, econômico, e social. Por este motivo, a charge tem papel importantíssimo como registro histórico.

Como é possível perceber, os textos abaixo possuem críticas, vejamos: Charge ou Cartum? Como é possível perceber, os textos abaixo possuem críticas, vejamos: O comportamento da Ferrari em pedir que Massa deixe seu companheiro de equipe passar para que assim mais pontos fossem somados. Ao aquecimento global. As várias mortes ocorridas no mundo por causa do stress ocasionado pelo excesso de trabalho.

Com exceção do primeiro texto, os demais não dependem de um contexto para serem compreendidos, esta é uma característica fundamental para a distinção entre charge e cartum. Enquanto a charge necessita de um fato ocorrido para que ela obtenha seu sentido, o cartum relata um fato universal que não depende do contexto específico de uma época ou cultura, sendo assim atemporal.

PIBID LETRAS UEPB PROFESSORES: SUPERVISORA: Escola: ALEISE GUIMARÃES; ANDERSON ALISTER; CAMILA MENEZES. SUPERVISORA: WILMA LUNA Escola: ESCOLA ESTADUAL ASSIS CHATEAUBRIAND