GERÊNCIA DE BENS IMÓVEIS - GEIMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

Instituições Escolares
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Secretaria de Estado da Saúde
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITO.
PERSPECTIVA CONCEITUAL
PRESTAÇÃO DE CONTAS.
Declaração sobre Operações Imobiliárias DOI
FUNÇÃO MODULAR.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO
Estudo do ITBI.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
ONDE SUA FRANQUIA PODE CHEGAR? QUAL O SEU LIMITE?.
AUDITORIA INTERNA ORIENTA
AUDITORIA INTERNA ORIENTA
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
2009.
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Provas de Concursos Anteriores
Principais Tecnologias – NF-e
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Programa de Gestão das Câmaras de Vereadores Programas do CIGA
Publicada em DOC de 15/04/2011 – Pág. 10
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
GESTÃO DINÂMICA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
S A E B SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS - SSA
1 DIRETORIA DE GESTÃO PATRIMONIAL - DGPA. 2 Sistema Administrativo de Gestão Patrimonial Central: Secretaria de Estado da Administração. Normativo: Diretoria.
SEMINÁRIO DE DIREITO ELETRÔNICO
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Cadastro de Proponentes
AUDITORIA INTERNA ORIENTA Pelo fortalecimento do Controle Interno do Poder Executivo de Santa Catarina.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
1 DOAÇÕES E SUBVENÇÕES Propriá - novembro DOAÇÕES A PESSOA FISÍCA Despesas com doações, em dinheiro ou material, diretamente as pessoas físicas,
Publicada em DOC de 15/04/2011 – Pág. 10
Projeto Agilizar Licitações
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
CADIN/RS.
GeoPB Envio de Informações de Obras Públicas
Sistema de Gerenciamento do Programa Nacional de
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
Título do evento Rogerio da Silva Fernandes Auditor-Chefe Substituto Auditoria Interna do Inmetro – Audin Reunião Regional Sul e Sudeste 28 a 31/7/2014.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
CAPACITAÇÃO DOS GESTORES DE IMÓVEIS ( Decreto nº 2.807/2009) Jaime Luiz Klein Auditor Interno do Poder Executivo Gerência de Auditoria de Despesas de Custeio.
Sistema de Governança de TIC Benefícios: Aumentar o controle sobre as aquisições de TIC; Ter subsídios para elaboração dos PDTIC futuros; Concentrar as.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Secretaria de Estado da Saúde Gerência de Convênios.
LICENCIAMENTOS. LICENCIMENTOS AMBIENTAIS: ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO DE ARGILA ATIVIDADE DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS: TELHAS-TIJOLOS LICENCIAMENTO MINERAL- DNPM.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
1 DIRETORIA DE GESTÃO PATRIMONIAL - DGPA Dalva Cesa de Melo - DGPA/GEIMO - SEA SC 17/07/2012.
ANALISE COMERCIAL MT: Ligações novas em MT e aumento de carga, de baixa para média. Documentos necessários para Análise Comercial MT site de Projetos Particulares.
AQUISIÇÕES NA ESFERA PÚBLICA (COMPRAS). PRINCIPIO CENTRAL DOS GASTOS PÚBLICOS: -Por não se tratar de recurso próprio (privado), o recurso público precisam.
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE.
Central: Secretaria de Estado da Administração. Normativo: Diretoria de Gestão Patrimonial. Setorial Regional: Gerências de Administração ou equivalentes.
 Subvenções  Auxílios  Contribuições. 1) Necessidade do serviço 2) Apresentação do Plano de Trabalho 3) Identificação da modalidade das despesas (auxílio,
Transcrição da apresentação:

GERÊNCIA DE BENS IMÓVEIS - GEIMO

GESTÃO DO PATRIMÔNIO IMÓVEL GEIMO GESTÃO DO PATRIMÔNIO IMÓVEL Compete à SDR Proceder a guarda e zelar pelo bom uso e pela conservação dos imóveis, equipamentos e instalações Reunir os elementos necessários ao registro do patrimônio do Estado e aos procedimentos judiciais destinados a sua defesa Lavrar, com força de escritura pública as aquisições e alienações de bens imóveis

GESTÃO DO PATRIMÔNIO IMÓVEL GEIMO GESTÃO DO PATRIMÔNIO IMÓVEL Compete à SDR Representar o Estado junto aos Cartórios, nos atos finalísticos, quanto às transações imobiliárias, desde que cumpridas as normas e leis vigentes Promover, na forma da legislação vigente, a ocupação do patrimônio e promover as correspondentes inscrições

Propriedade dos Imóveis Apesar de muitas vezes possuir CNPJ, as Secretarias, Escolas, etc. não possuem personalidade jurídica própria. Ou seja, são partes especializadas de uma mesma Entidade: Estado de Santa Catarina. Portanto, todo patrimônio pertence ao Estado e deve ser registrado sob o CNPJ 82.951.229/0001-76. Estão excluídas desta diretriz as Fundações, Autarquias e Empresas Públicas, pois possuem patrimônio próprio.

Constituição do Estado GEIMO Constituição do Estado Art. 39 - Cabe a Assembléia Legislativa, com a sanção do Governador, dispor sobre todas as matérias de competência do Estado, especialmente sobre:(...) IX - aquisição, administração, alienação, arrendamento e cessão de bens imóveis do Estado;

Processo Administrativo GEIMO Deve iniciar na SDR; As cessões, concessões e doações deverão levar em conta a existência de imóveis locados no município, dando preferência ao princípio da economicidade.

Formas de Uso e Administração dos Imóveis GEIMO Formas de Uso e Administração dos Imóveis Administração Direta; Portaria Autarquias, Fundações e Empresas Públicas; Termo de Cessão Uso Municípios e União; Necessita de autorização legislativa e Termo de Cessão ou Permissão de Uso

Formas de Uso e Administração dos Imóveis GEIMO Cessão de Uso: Destina o uso e administração de um imóvel da administração pública estadual para outro órgão da administração pública, direta ou indireta, da União ou dos municípios catarinenses. Parecer favorável do Secretário; Cópia da matrícula do imóvel atualizada e planta de ocupação do mesmo, com respectiva dimensão, quando tratar-se de cessão parcial do imóvel; A finalidade da cessão de uso deverá estar explicita; Deve ter lei autorizativa.

GEIMO Concessão de Uso Gratuita: Destina o uso e a administração de um imóvel para entidades assistenciais ou beneficentes; de caráter social, cultural ou educacional, sem fins lucrativos e com lei que declara de utilidade pública; A entidade deve ser declarada de utilidade pública por meio de Lei e deve ter finalidade educacional, cultural ou social; Deve-se encaminhar cópia da matrícula atualizada do imóvel e planta de ocupação do mesmo, com respectivas dimensões, quando tratar-se de concessão de uso parcial do imóvel; Outras informações e documentos: estatuto registrado em cartório, ata de nomeação do presidente ou representante legal, cópia da identidade e CPF do representante legal; telefone, e-mail e endereço para contato; Deve ter autorização legislativa.

Regularização Imóveis com ocupação irregular, com finalidade pública Por entidades declaradas de utilidade pública ou pelos Municípios Carta do dirigente solicitando a regularização da ocupação, identificando: Imóvel Área a ser ocupada Finalidade da Ocupação Lei que a declara de utilidade pública (para entidades) Estatuto, registrado em cartório (para entidades) Documentos do responsável (para confecção do Termo) Ofício do Secretário concordando com a cessão de uso

Formas de Uso e Administração dos Imóveis GEIMO Formas de Uso e Administração dos Imóveis Concessão de Uso Remunerada; Lei, e Processo Licitatório Autorização de Uso. Tempo curto (para um evento ou seminário, no máximo 15 dias), Lei nº 11.156, de 16 de julho de 1999.

Aquisições GEIMO Doação; Termo de Doação (Particulares) Lei (Municípios e União) Compra; Deve ter Orçamento, respeitar procedimentos licitatórios, avaliação oficial Dação em Pagamento; Proveniente de dívida tributária

Aquisições GEIMO Adjudicação; Proveniente de dívida tributária Usucapião; Para fins de regularização, imóveis doados e não escriturados Desapropriação. Casos especiais, por Decreto

Alienações GEIMO Venda: Deverá estar livre de ônus e ações, desafetados de interesse público; Forma: Leilão (imóveis adjudicados e dação em pagamento, dispensa Lei autorizativa); Concorrência (demais imóveis, necessita de Lei autorizativa); Permuta; Com avaliação oficial e Lei autorizativa Doação; Lei, apenas para Municípios e União Reversão Desafetados de interesse público Apenas para o doador original.

Regularização Imóveis com ocupação irregular, com finalidade pública Por órgãos ou entidades do Estado Identificar imóvel Identificar ocupante (órgão e responsável) Identificar área ocupada Solicitar a oficialização da ocupação para GEIMO

Regularização Imóveis com ocupação irregular, sem finalidade pública Solicitar a desocupação por meio de carta registrada Levantar documentos para reintegração de posse Título de propriedade do Estado Croqui ou levantamento topográfico da área, identificando a invasão Nome completo e endereço dos invasores Provas da invasão (fotos e testemunhas) Data de início da invasão Justificativa da necessidade de retomada do imóvel

Decreto nº 2.807/2009 A responsabilidade sob o imóvel e sua administração é do dirigente máximo do órgão ou entidade. Na maioria dos casos os Secretários de Estado; Poderão ser solidários os administradores de unidades descentralizadas (ex.: Diretor de um Colégio, respondendo solidariamente sobre o Colégio).

Decreto nº 2.807/2009 O dirigente atribuirá a um servidor o controle, principalmente documental e sistêmico, dos imóveis sob a responsabilidade do órgão Poderá ser o Gerente de Apoio Operacional, ou um servidor dessa gerência, ou o Gerente de Administração e Finanças, ou outro servidor que julgue adequado. O Gerente de Infraestrutura, ou um servidor designado, será responsável no que diz respeito às benfeitorias e obras. Art. 8º, § 1º e 2º, os documentos e registros deverão estar arquivados em processo específico, de forma individualizada por Bem Imóvel, autuado no sistema SGPE, em ordem cronológica e devidamente numerados desde a sua aquisição ou no momento em que assumir a responsabilidade sobre o mesmo até sua alienação ou quando deixar de utilizá-lo.

Cada processo eletrônico deverá conter os seguintes documentos específico de cada imóvel: - Dados do imóvel emitido pelo SIGEP devidamente atualizado; - Ficha de matrícula do imóvel, obtido junto ao Registro de Imóveis; - Número de inscrição Imobiliária junto a Prefeitura Municipal, com cópia do carnê de IPTU.

O Processo do Imóvel A ideia de constituir-se um processo está relacionada com o controle do mesmo. Estando os documentos relacionados, ao ser transferida a administração de um imóvel, este processo pode ser enviado ao novo administrador, que continuará com o registro dos atos e despesas do imóvel.

O processo do Imóvel Dados do Imóvel (SIGEP) Propriedade do Imóvel (CRI) Atos de responsabilidade sobre o imóvel Inscrição Imobiliária (Prefeituras – imóveis urbanos) CNDs Alvarás e Habite-se Comprovantes de pagamento das taxas

Atualização Cadastral Levantar os imóveis; Identificar e corrigir erros cadastrais; Identificar e encaminhar regularização de propriedade e ocupação dos imóveis; Reavaliar os imóveis (a cada 4 anos), sob supervisão da GEIMO; Manter os registros atualizados; Manter a guarda dos documentos (principalmente os relacionados a despesas ou a atos que definem responsáveis sobre os imóveis).

OBRAS Processo à parte Projetos Averbação Contabilização Arquivamento Enviar para GEIMO/DGPA/SEA

Regularização Imóveis doados e nunca escriturados Solicitar novamente a doação quando não há regulamentação Ou, Iniciar um processo de usucapião Identificar o titular da propriedade, se possível a matrícula do imóvel Fazer levantamento topográfico Identificar confrontantes, nome completo, endereço e CPF Identificar a quanto tempo o Estado utiliza o imóvel e com que finalidade, se possível com documentos e testemunhas Documentar o que for possível, inclusive com fotos Encaminhar o processo para GEIMO para instrução

Regularização De Obras Levantar que Obras não estão: Contabilizadas Averbadas nas matrículas do imóvel no CRI Registradas na Prefeitura Como conseguir a regularização Perguntar na prefeitura e no cartório quais são os documentos necessários

Sistema Informatizado de Gestão Patrimonial (SIGEP) GEIMO Sistema Informatizado de Gestão Patrimonial (SIGEP) - Ferramenta tecnológica utilizada para estruturar, organizar e operacionalizar os processos administrativos patrimoniais, tendo como função facilitar o acesso às informações, tornando-as transparentes e garantindo maior agilidade e qualidade dos serviços públicos. - As SDRs precisam assumir maior controle e gestão sobre o patrimônio imóvel. Obtenha sua senha de acesso.

Sistema Informatizado de Gestão Patrimonial (SIGEP) GEIMO Sistema Informatizado de Gestão Patrimonial (SIGEP) Site: https://sigep.sea.sc.gov.br/ Login: fulano@xxx.sdr.sc.gov.br Senha: a mesma usada no PAE Necessita cadastro; informar: nome completo, lotação, email e matrícula Pesquisa de Imóveis; Dados Gerais, Terrenos, Benfeitorias, Ocupantes, Inf. Complementares, Documentos; Relatórios; etc. Manual para download.

Baixe as instruções e leis no site do SIGEP

http://www.sea.sc.gov.br

Acesso a Legislação Estadual

Com quem falar DGPA Pedro Roberto Abel Diretor de Gestão Patrimonial Telefone: (48) 3665-1550 Sérgio Machado Steiner Gerente de Bens Imóveis Telefone: (48) 3665-1751

Com quem falar - GEIMO GEIMO . Processos Administrativos: - Decretos, Projetos de Lei, Informações - Exposição de Motivos, Ofícios e Portarias, - Controle da situação de débitos das taxas de coleta de resíduos sólidos, junto à Pre- feitura Municipal de Florianópolis – Dalva Cesa de Melo - 3665-1587.

GEIMO . SIGEP – Sistema de Gestão Patrimonial - alterações no cadastro de imóveis - incorporação - desincorporação de imóveis - elaboração do relatório mensal de movimentação - controle da situação de débitos das taxas de coleta de resíduos sólidos, junto à Prefeitura Municipal de Florianópolis - Alzeni A. Schroh – 3665-1795

GEIMO ESCRITURAÇÕES – de imóveis do estado e na Região da Grande Florianópolis; - encaminhamento dos processos que tornaram-se Leis e Decretos para cada Secretaria Regional, para a devida escrituração; - solicita as matrículas atualizadas aos Registros de imóveis; - elaboração de Ofícios, e documentações diversas; - controla os débitos dos condomínios dos imóveis concedidos à terceiros – Ciena Troian – 3665-1795.

GEIMO - Decretos; - Projetos de Lei; - Informações; - Exposição de Motivos; - Ofícios e Portarias; - acompanhamento do processo que trata da regularização do Condomínio Berenhauser – Marcelo Martins – 3665-1751.

GEIMO - Decretos; - Projetos de Lei; - Informações; - Exposição de Motivos; - Ofícios e Portarias; - acompanhamento do processo que trata da regularização do Condomínio Berenhauser – Kelly Cristiny Cabral– 3665- 1587.

GEIMO - Acompanhamento das Publicações no Diário Oficial do Estado de Portarias, Leis, Decretos, Extratos e toda matéria pertinente a Gerência de Bens Imóveis, dando o devido encaminhamento – Sônia Ouriques – 3665-1555.

GEIMO PROTOCOLO - Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico, tramitando os processos recebidos e enviados; - Encaminhamento e recebimento das correspondências Laline Pedrini – 3665-1744.

GEIMO - Coordenação da reavaliação patrimonial dos imóveis pertencentes ao Estado – Wilson Filomeno – 3665-1744.

GEIMO – Avaliação dos imóveis pertencentes ao Estado e o devido lançamento no SIGEP; - Avaliação de imóveis que necessitam avaliação em processos de desapropriação e de Projetos de Lei; - Análise de processos de usucapião – Paulo Steeinwandter – 3665-1682.

GEIMO – Levantamento topográfico de imóveis; - Processos de usucapião de imóveis pertencentes ao Estado e ainda não registrados; - Processos de retificação e desmembramentos - Carlos Sizenando Filho – 3665-1682.

GEIMO – Avaliação dos imóveis pertencentes ao estado e o devido lançamento no SIGEP; - Avaliação de imóveis que necessitam avaliação em processos de desapropriação e de Projetos de Lei; - Análise de processos de usucapião - Ademir Roque da Silva Sá – 3665-1672.

GEIMO – Avaliação dos imóveis pertencentes ao Estado e o devido lançamento no SIGEP; - Avaliação de imóveis que necessitam avaliação em processos de desapropriação e de Projetos de Lei; - Análise de processos de usucapião Bruno Nagel – 3665-1672.

GEIMO – Avaliação dos imóveis pertencentes ao Estado e o devido lançamento no SIGEP; - Avaliação de imóveis que necessitam avaliação em processos de desapropriação e de Projetos de Lei; - Análise de processos de usucapião - Fabrício dos Santos Moreira – 3665-1743

GEIMO – Avaliação dos imóveis pertencentes ao Estado e o devido lançamento no SIGEP; - Avaliação de imóveis que necessitam avaliação em processos de desapropriação e de Projetos de Lei; - Análise de processos de usucapião; - Levantamento topográfico de imóveis; - Processos de usucapião de imóveis pertencentes ao Estado e ainda não registrados; - Processos de retificação e desmembramentos – Paulo Bez – 3665-1743.

GEIMO – Análise dos processos de usucapião; - Análise dos processos de escritura de posse - Maria Conceição Pauli – 3665-1554.

GEIMO – Análise dos processos de usucapião; - Análise dos processos de escritura de posse - Elaboração dos Termos de Cessão de Uso, Extratos e devidos encaminhamentos; - Elaboração dos Termos de Concessão de Uso, - Solicitação de ligação, desligamento, centralização e descentralização de contas de água e luz - Maristela Mosimann – 3665-1554.

GEIMO – Análise dos processos de Contrato de Locação e seus respectivos Aditivos; - Elaboração de Ofício e Informações referentes aos processos de locação; - Divulgação mensal dos índices de reajuste dos aluguéis; - Cadastramento dos contratos de locação e suas alterações no SIGEP - Helon Borba Carreirão – 3665-1670.

GEIMO – Análise dos processos de Contrato de Locação e seus respectivos Aditivos; - Elaboração de Ofício e Informações referentes aos processos de locação; - Divulgação mensal dos índices de reajuste dos aluguéis; - Cadastramento dos contratos de locação e suas alterações no SIGEP - Cristiano Stumer - 3665-1670.

OBRIGADO PELA PRESENÇA DE TODOS E UM ÓTIMO RETORNO A SEUS LARES. GEIMO OBRIGADO PELA PRESENÇA DE TODOS E UM ÓTIMO RETORNO A SEUS LARES. EQUIPE/GEIMO/2014