Histórico e aplicação da antropometria na epidemiologia e na clínica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Curvas do crescimento da criança em Amamentação
Sylvia Niemeyer Pinheiro Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Aldemar Araujo Castro A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde Maceió 2006.
Indicadores antropométricos Enfermagem e Puericultura.
LACTENTES Avaliação nutricional
Aula 1 Cineantropometria
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária
Medidas de Posição e Dispersão
PUBERDADE.
Prof. Maria Lucia L. Ribeiro Okimoto
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
EXERCÍCIO AS 3 LEIS DE NEWTON
FINANÇAS CORPORATIVAS: CURTO E LONGO PRAZOS
Avaliação Antropométrica
Validade das medidas auto-referidas de peso e estatura para o diagnóstico do estado nutricional de adolescentes José Cazuza de Farias Júnior Revista Brasileira.
Métodos de Investigação Epidemiológica em Doenças Transmissíveis
Estatística Descritiva
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
Matemática e Hábitos Saudáveis
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
Estatística Descritiva (I)
Epidemiologia e Saúde Ambiental
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE 10 MINUTOS
ESTATÍSTICA.
Estatística I.
TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é
UFF/MEB Curso: Medicina Disciplina: Epidemiologia - II
Seminário 4 – Unidade I.
ESTATÍSTICA.
Controlo Metrológico de Pré -embalados
O DESVIO PADRÃO Em probabilidade e Estatística, o desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística. O desvio-padrão define-se como a raiz quadrada.
Unidade 7: Processamento, Análise e Interpretação dos Dados
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DOIS MÉTODOS DE COMPOSIÇÃO CORPORAL EM MULHERES COM SOBREPESO E OBESIDADE Participaram do estudo 7 mulheres com idade média de.
Exercício - 1. Criar no SPSS o banco de dados com as informações fornecidas 2. Salvar o banco com o nome atividade física na pasta pos pilates 3.
PROBABILIDADE CALCULADA CURVA DE DISTRIBUIÇÃO NORMAL
Desafios para Implantação dos Requisitos de Ergonomia – NR-36
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Medidas de tendência central e de dispersão
Introdução a Psicologia Jurídica
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
QUALIDADE DE VIDA, COMPOSIÇÃO CORPORAL E ADAPTAÇÕES CARDIOVASCULARES EM INDIVIDUOS APÓS PROGRAMA DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR Coordenador(a):
Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
Estatística 4.1 Dirceu da Silva Jomar Barros Filho.
Ciências Médicas e da Saúde.
PET – SAÚDE UERN Medicina - Endocrinologia Resultados PET-Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.
ANTROPOMETRIA Trata das medidas físicas do ser humano Ø A partir da década de 40: n Necessidade de medidas cada vez mais confiáveis. n Desenvolvimento.
Definição de Estatística
Capítulo 6 Funcionalismo: as influências anteriores
“Monsenhor José Paulino”
ANTROPOMETRIA Trata das medidas físicas do ser humano
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
Saúde do adolescente Nutrição na adolescência
Limitações da Utilização do IMC na Avaliação do Estado Nutricional
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
Émile Durkheim.
Indicadores antropométricos do estado nutricional
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLOGICA ENTRE O GENO VALGO E OS PÉS PLANOS NAS CRIANÇAS TRATADAS NO AMBULATÓRIO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL INFANTIL MARTAGÃO GESTEIRA Autores:
Crescimento VARIAÇÃO: Genética Ambiente Sexo Idade/Tempo NORMAL?
Transcrição da apresentação:

Histórico e aplicação da antropometria na epidemiologia e na clínica Histórico: Pessoas e Métodos Aplicação na epidemiologia: Avaliação Nutricional de Populações Aplicação na clínica: Acompanhamento Individual

Leone Battista Alberti (14-2-1404 – 25-4-1472) Matemático (arquiteto) italiano que escreveu De statua a forma de medir a estatura (para esculturas). Escreveu o primeiro tratado sobre as leis da perspectiva e um livro sobre criptografia que continha o primeiro exemplo de uma tabela de freqüências.

Leone Battista Alberti (14-2-1404 – 25-4-1472) Em De Statua ele descreve as medidas feitas em indivíduos na posição ortostática a qual era por ele chamada de dimensio, com o princípio de que as partes do corpo humano são representadas numericamente e uma correlação é feita entre as partes (uma em relação à outra) e cada uma em ralação ao comprimento total do corpo. O que pode ser observado através deste trabalho é a preocupação com a proporcionalidade das partes do corpo em relação ao todo.

Alberti construiu os primeiros instrumentos, na era moderns, para medir seres humanos. Dimensio – medidas estáticas e Finito – ...é o meio pelo qual se mede com acurácia as variações dos membros durante o movimento.

Para Alberti a beleza estava na harmonia e na proporção e por isso ele construiu um estrumento (Exempeda) para media a estatura) cuja medida final era divida em 6 partes iguais – pés - e cada parte dividida em 10 partes (polegadas) e cada uma divida em 10 partes iguais (minutos)

Régua móvel – era usada para medir as larguras e diâmetros.

1672

Lambert Adolphe Jacques Quételet (22-2-1796 – 17-2-1874) Belga, astrônomo, matemático, estatístico e sociólogo. Deu significado à curva normal e introduziu os métodos estatísticos nas ciências sociais. Principal cientista de saúde pública no século XIX Realizou inquéritos antropométricos Pai da Antropometria

Sur l'homme et le developpement de ses facultes, ou Essai de physique social 1835

Lambert Adolphe Jacques Quételet No seu trabalho mais influente (1835) “Sur l'homme et le développement de ses facultés” ele descreve um projeto de Física (ou Mecânica) Social (uso da estatística nas ciências sociais) e o conceito de “homem médio” (l'homme moyen) caracterizado pelos IMC=MC / Esta2 valores médios que seguem uma distribuição normal (i.e, uso da probabilidade em coisas relativas aos seres humanos).

Volta a fazer medidas antropométricas, de freqüência cardíaca e de dinamometria manual

Quetelet Anthropométrie 1870 Filho do Montbeillard Filho do Quetelet Filha do Quetelet Quetelet Anthropométrie 1870

Final do Século XIX e começo do Século XX marcado pela tentativa do uso da estatística/probabilidade na antropometria Alguns exemplos: Adolph Quetelet dá aplicabilidade à curva normal em 1846 Karl Pearson introduz, em 1894, o termo desvio padrão Estudos de crescimento

Avaliação do Crescimento Proporções Corporais Quetelet Anthropométrie 1870 Avaliação do Crescimento Proporções Corporais

Métodos

1956

The International Biological Program (IBP), 1964-1974 Em 1959, o presidente do International Union of Biological Sciences (IUBS) iniciou a discussão sobre a possibilidade de um international program of biological studies com foco, entre outras coisas, na adaptabilidade humana. Em 1961, a IUBS recomendou que o IBP focasse no efeito das mudanças no ambiente nas comunidades biológicas e na conservação e no crescimento das fontes naturais para o benefício humano. Em Julho de 1964, um Comitê Especial para o IBP foi criado para a direção do programa. Sete áreas foram estabelecidas: Conservation of Terrestrial Communities (CT) Human Adaptability (HA) Productivity of Freshwater Communities (PF) Productivity of Marine Communities (PM) Production Processes (PM) Productivity of Terrestrial Communities (PT) Use and Management of Biological Resources (UM)

Em 1969, o IBP produz um Guia para as medidas em seres humanos cujo objetivo era ...fornecer instruções sobre os métodos usados em estudos comparativos de biologia humana de uma forma que seja adequada para estudos de campo... Conteúdo: Amostragem Crescimento (Antropometria)

Weiner & Lourie (1969) IBP Handbook No. 9.

Jelliffe DB. The assessment of the Community Nutritional Status Jelliffe DB. The assessment of the Community Nutritional Status. WHO Monograph Series no. 53, 1966. Jelliffe DB; Jelliffe EF. Community nutritional assessment with special reference to less technically developed countries. Oxford 1989

1988

1990

Frisancho (1990)

Keys et al. J Chron Dis 1972;25:329-43

Lambert Adolphe Jacques Quételet Quetelet, 1842 IMC=MC / Esta2

% de Gordura Corporal Aceitável Mulheres Homens Aceitável 20-25 15-18 Obesidade 30 25 Mínimo 10 4 JADA 93(6):691-6,1993

Sobrepeso > 23 kg/m2 Obesidade > 25 kg/m2

IMC alto IMC baixo %GC baixo %GC alto Pernas Curtas Pernas Longas Estrutura Estrutura Grande Pequena IMC alto IMC baixo %GC baixo %GC alto

Conclusão: O ‘endpoint’ usado como critério para sobrepeso e obesidade em adultos (25 e 30 kg.m-2) não é mais imutável e poderá deixar de ser universal.

Després et al. BMJ 2001 322(7288):716-720

Després et al. BMJ 2001 322(7288):716-720

A possibilidade de se desenvolver um único referencial de crescimento internacional foi desafiado por Eveleth & Tanner que enfatisaram as diferenças na estatura alcançada e nos padrões de crescimento de subpopulações de crianças e adolescentes. 1ª Ed. de 1976 2ª Ed. de 1990

1995

Meninos Gomes et al. (submetido)

Meninas Gomes et al. (submetido)

Futuro

1981