ANÁLISE DE PREÇOS E MARGEM DE COMERCIALIZAÇÃO ELABORAÇÃO: IMEA.

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Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DE PREÇOS E MARGEM DE COMERCIALIZAÇÃO ELABORAÇÃO: IMEA

OBJETIVO: Analisar o comportamento do preço da carne bovina do estado de Mato Grosso da ponta produtiva à comercial, verificando qual setor obtém a maior parcela do preço pago pelo consumidor. MÉTODO DE ANÁLISE: Margem de comercialização relativa do produtor, do atacado e do varejo. Margem de comercialização: Diferença de preço dos produtos nos diferentes níveis de mercado, em unidades equivalentes. Embute os custos fixos e variáveis e, o lucro do setor, ou seja, um crescimento no valor da margem pode tanto estar associado ao aumento da taxa de lucro ou dos custos.

BASE DE DADOS: Preço real médio mensal da carne bovina (kg) de Mato Grosso ao produtor, no varejo e atacado corrigidos pelo Índice Geral de Preços – IGP-DI para base setembro de Período: fevereiro de 2005 a setembro de 2009 Fontes: Instituto Mato grossense de Economia Agropecuária (IMEA) e, a Associação de Produtores Rurais de Mato Grosso (APR-MT). MÉTODO DE ANÁLISE: Metodologia utilizada conforme indicada por MARQUES E AGUIAR (1993). A margem relativa (MR) é expressa em termos do preço de venda, isto é: M = Margem Total; Pv = Preço pago no varejo; CP = preço pago ao produtor; METODOLOGIA

EVOLUÇÃO DOS PREÇOS Meses ∆% 09 x 05∆% 09 x 08 Produtor3,873,663,945,064,56 18% -10% Atacado4,093,694,095,024,90 20% -2% Varejo7,277,688,109,6510,44 44% 8%

Preço dos principais cortes de carne no varejo Categorias Preço (R$/kg) Variação do Preço (%) 2005*2008*2009* 2008/ /2009 Carne Varejo7,179,5110,409,42%45,09% Acém5,497,188,4818,07%54,38% Costela5,737,338,5817,05%49,95% Patinho8,1111,1312,078,45%48,92% Contrafilé10,3113,5915,2212,03%47,69% Alcatra10,2614,0014,926,54%45,46% Coxão duro7,7610,9411,101,46%43,01% Músculo4,366,066,222,65%42,50% Filé mignon16,1220,6118,92-8,22%17,38% Carne atacado4,064,994,88-2,13%20,39% Produtor3,865,044,56-9,61%18,18% * Média de janeiro a novembro de preços deflacionados

MARGEM DE COMERCIALIZAÇÃO Ano Participação do Produtor (PP) Margem do Atacadista (MA) Margem do Varejista (MV) Margem Total de Comercialização (MTC) %7%61%67% %4%66%71% %5%65%70% %4%63%68% 2009*27%6%67%73% Média30%5%64%70% Enquanto os preços na cadeia aumentaram em média 27% sendo 18% ao produtor, 20% ao atacado e, 44% ao varejo a margem caiu 3 ppc para o produtor, 1 ppc ao atacado e incrementou 6 ppc no varejo. Portanto, apenas o varejo refletiu aumento de margem com aumento de preço. Produtor ↓ 30% Varejo ↑ 65%

Instituto mato-grossense de economia agropecuária - Outubro de