Suely Manhães coordenadora Ron Burton & Jetta Presidente

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Transcrição da apresentação:

Rotary International 2013-14 Suely Manhães coordenadora Ron Burton & Jetta Presidente Rotary International

Plano Estratégico do RI Suely Manhães coordenadora

Objetivos do Plano Estratégico do RI Unificar o direcionamento estratégico do Rotary International e da Fundação Rotária enfatizando atividades humanitárias de alto impacto, relativas às seis áreas de enfoque da Fundação Adotar uma abordagem de base, reconhecendo a importância fundamental de cada clube e o compromisso do Rotary de lhes prover suporte Abordar a necessidade de promover a imagem do Rotary, destacando os resultados dos serviços prestados no mundo todo

Orientação do Plano Estratégico do RI Orienta como medir o progresso do Rotary e desenvolver táticas para alcançar as metas estabelecidas O conselho diretor, em coordenação com a comissão de planejamento estratégico e o secretário geral, implementou o Plano a partir de 2010

Fortalecer e Apoiar os Clubes - RI Incentivar inovação e flexibilidade nos clubes  Incentivar os clubes a desenvolverem vários tipos de  atividades humanitárias. Promover diversidade no quadro associativo Aumentar o recrutamento e a retenção de associados Formar mais líderes rotários Fundar clubes novos e dinâmicos Incentivar planejamento estratégico pelos clubes e distritos

Dar Mais Enfoque e Expansão aos Serviços Humanitários - RI Erradicar a poliomielite Ampliar as atividades sustentáveis: - Nos programas de Serviços às Novas Gerações - Nas seis áreas de enfoque da Fundação Rotária Expandir cooperações e contatos com outras organizações Criar projetos significativos tanto local quanto internacionalmente

Aumentar a Projeção da Imagem Pública da Organização - RI Unificar o conhecimento da imagem e marca da organização Divulgar atividades que demonstrem a participação direta dos rotarianos Promover os valores do Rotary Dar mais ênfase aos Serviços Profissionais Incentivar os clubes a divulgar a oportunidade de interação e suas atividades locais

O Início do Plano Estratégico do RI Em 2001-02, ao entrar em seu segundo século de prestação de serviços humanitários, o Rotary International começou a desenvolver um Plano Estratégico para guiar a organização, o qual vem sendo periodicamente analisado e atualizado desde então Em 2009, o Conselho Diretor revisou o Plano Estratégico do RI com base nas opiniões de 14.000 rotarianos do mundo todo e grupos de pesquisa, que verificaram qual era a imagem do Rotary entre associados e não associados, os pontos fortes e fracos, e oportunidades e desafios da organização com relação à sua Missão, Visão e prioridades. O Plano revisado, que entrou em vigor em 1º de julho de 2010, reflete os resultados encontrados e unifica o direcionamento estratégico do RI e da Fundação Rotária.  Suely Manhães coordenadora

O Distrito 4570 Mostra o Caminho Período 15-16 Gov. Indicada Ivone Sacchetto Período 14-15 Gov. Eleito Pedro Durão & Zélia Período 13-14 Gov. Fernando Faria & Linda Período 12-13 Gov. Alice Cavalieri & Juarez Período 11-12 Gov. Wanderley Chieza & Elza Período 10-11 Gov. Antonio Carlos & Sheila Coutinho Período 09-10 Gov. Alcio Augusto & Carolina Athayde Período 08-09 Gov. José Roberto & Márcia Lebeis Período 07-08 Gov. José Nelson & Rosa Carrozzino Período 06-07 Gov. Waldir & Nelly Ribeiro 1/1

E o Bom Pra Valer Faz a Sua Parte Período 15-16 (Pres. Indicado a ser eleito) Período 14-15 Pres. Eleito Guilherme Barbosa & Monica Período 13-14 Pres. Romulo Vieira telles & Lydia Período 12-13 Pres. Carlos Alberto de Marca Pedras Período 11-12 Pres. Suely Souza Lima Manhães Barreto Período 10-11 Pres. Luiz Fernando Pinto Período 09-10 Pres. Edgar Francisco das Chagas e Sara Período 08-09 Pres. Regina Maria de Assis e Silva 1/1

Posicionamento Estratégico Formulação da Estratégia: posicionamento estratégico AMBIENTE INTERNO forças fraquezas AMBIENTE EXTERNO - ameaças - oportunidades MISSÃO VISÃO OPÇÕES ESTRATÉGICAS QUESTÕES POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO grandes definições que sintetizam os caminhos a serem seguidos pela organização significa realizar atividades diferentes das dos rivais ou realizar de forma diferente as mesmas atividades

Estágios do Planejamento Estratégico PROPÓSITO SOCIAL MISSÃO VALORES ANÁLISE DO AMBIENTE VISÃO FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DIRETRIZES PLANO ESTRATÉGICO 3 ANOS (revisão anual) PLANO DE AÇÃO A CADA PERÍODO (acompanhamento trimestral)

Quem Somos Uma rede mundial de pessoas que dedicam seus talentos a causas sociais para transformar comunidades

Propósito Social – Rotary Tijuca Conceito: É o entendimento do principal benefício esperado pelo cliente. (no ambiente empresarial significa: Negócio) Servir à comunidade, vivenciá-la através do companheirismo entre profissionais e empresários que, atuando com ética, participam como agentes da transformação de pessoas que atuam na sociedade visando a paz e a compreensão entre as pessoas

Stakeholders Doadores Organi-zações Governos Fundação Rotária Mídia Líderes Empresá-rios Parceiros Políticos Sociedade civil Comuni-dades Humani-dade

Missão ROTARY CLUB RJ TIJUCA: Construir pontes de amizade, Conceito: É a razão de existir da organização dentro do seu propósito social. ROTARY INTERNATIONAL: Nós servimos ao próximo, difundimos integridade e promovemos boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários ROTARY CLUB RJ TIJUCA: Construir pontes de amizade, proporcionando oportunidades de servir e fomentando o ideal da paz e da compreensão entre os homens.

Valores Conceito: São os balizamentos para o processo decisório e o comportamento dos integrantes da organização no cumprimento da sua Missão ROTARY INTERNATIONAL: Serviços humanitários; Companheirismo; Diversidade; Integridade; e Liderança ROTARY CLUB RJ TIJUCA: Ética; Solidariedade; Comprometimento; Bom Senso; Credibilidade; Serviços Humanitários; Respeito; Responsabilidade; Cordialidade; Prova Quádrupla; Tolerância; Liderança; e Humildade.

Análise do Ambiente Conceito: É um conjunto de técnicas que permitem identificar permanentemente as variáveis competitivas que afetam a performance da organização FORÇAS FRAQUEZAS Debilidade para ação ofensiva Capacidade defensiva INTERNO ADVERSIDADES Vulnerabilidade EXTERNO OPORTUNIDADES Potencialidade de ação ofensiva

Visão Conceito: É a explicitação do que se visualiza (sonho) para a organização ao final de um determinado tempo (3 anos) ROTARY INTERNATIONAL: Nós seremos a organização de serviços humani-tários preferida pela maioria, com clubes dinâmicos e atuantes, dedicados a melhorar as condições de vida em comunidades do mundo inteiro  DISTRITO 4570:- incentivará e apoiará que os Rotary Clubs sejam reconhe-cidos como líderes na prestação de serviços humanitários, educacionais e culturais, mantendo o ritmo de crescimento absoluto do quadro associativo e restabelecendo os níveis crescentes de contribuições para a Fundação Rotária ROTARY CLU BRJ TIJUCA - Será reconhecido pela prestação de serviços humanitários, assegurando o crescimento absoluto do quadro associativo, níveis crescentes de contribuições Fundação Rotária e a participação nos programas de Rotary International e da Fundação Rotária.

Esforços integrados de planejamento Atualização do Plano Estratégico Institutos Rotary de 2008-09 Esforços integrados de planejamento Planejamento a longo prazo é um grande desafio para qualquer organização, inclusive para o Rotary. É por isso que devemos manter enfoque em uniformidade e continuidade. O plano atual, na opinião do conselho diretor, se baseia nas realizações da organização para garantir o contínuo êxito do Rotary no futuro. O conselho diretor reconhece a necessidade de integração interna para que o plano dê certo a longo prazo. Se as principais partes interessadas de nossa organização tiverem conhecimento sobre o plano e compreenderem o papel de cada um, teremos grande probabilidade de sucesso. Se vocês nos ajudarem, poderemos assegurar o triunfo do plano estratégico. 20 20

Plano de Ação 2013-14 Nenhum de Nós Se Julga o Melhor, Tão Pouco Diz Que o Clube É o Maior, Mas Nosso Querido Tijuca, Podem Crer: É BOM PRA VALER! Suely Manhães coordenadora

Metas 13-14

Método 5W 2H As metas deverão responder às seguintes questões: 1 – What (o que será feito) 2 – Who – Responsável (quem fará - Comissão) 3 – When – Período (quando será feito) 4 – Where – Locais (onde será feito) 5 – Why – Objetivos (por que será feito – Origem da Meta) 1 – How – Implementação (como será feito) 2 – How Much – orçamento (quanto custará) 23 23

Um Líder Que Mostra o Caminho “Este é um Mundo de Mudanças. Nós devemos estar preparados para mudar com ele. A história de Rotary terá de ser reescrita muitas e muitas vezes."