Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL)
Popularidade dos MOOCs
Importância dos MOOC/SPOCs na qualidade pedagógica Nas áreas tecnológicas (TIC, especialmente), eficácia pedagógica é muito baixa. Elevadas percentagens de alunos não têm sucesso. Modelo uni-direccional tem sucesso limitado Problemas similares existem em outras áreas Mudança de paradigma: – Aprendizagem passiva -> Aprendizagem activa – Utilização de novas tecnologias: vídeos, redes sociais – Blended learning, flipped classroom – Aprendizagem à distância
Importância do E-learning no desenvolvimento social Acesso generalizado à educação é chave para o desenvolvimento sustentável da economia, para o diálogo cultural e para a paz Existência de recursos abertos democratiza o ensino, e cria condições para o diálogo e o desenvolvimento Alteração dos modelos de ensino, mais equalitários e adaptados a uma nova população
Debate sobre a importância dos MOOCs Entusiasmo exagerado sobre o papel dos MOOCs Baixas taxas de aprovação MOOCs irão desresponsabilizar o governo, e reduzir o financiamento Professores serão menos importantes no processo de aprendizagem Alteração profunda do modelo económico do ensino Educação de elevada qualidade acessível a qualquer um
Sistemas de aprendizagem à distância (MOOCs) Não substituem a vivência de uma grande universidade Têm baixas taxas de sucesso, globalmente Elevado custo de desenvolvimento mas Podem ser usados como complementares ao ensino presencial Alargam a área de influência da universidade São um meio eficaz de divulgação do potencial da universidade
Especificidades do universo luso/espanhol Cobre uma fracção significativa do globo Cursos em Português/Espanhol podem ser competitivos em Africa e América do Sul Alargam a zona de influência das universidades de Portugal, Brasil e Espanha São um mecanismo eficaz de divulgação Podem ser usados para melhorar a eficácia dos cursos presenciais
Questões em aberto Que língua? Que disciplinas? Que plataforma? Que parceiros? Que orçamento? Que modelo de funcionamento? Que modelo de negócio?
Língua dos MOOCs Usar Português (Espanhol) vs. Inglês: Vantagens: – Menor competição num mercado menos saturado – Maior facilidade na produção de conteúdos – Maior acessibilidade em Africa e América do Sul Desvantagens: – Menor impacto global – Mais díficil integração em plataformas existentes
Que disciplinas? Disciplinas básicas (1º ciclo) em Português – Matemática, Física, Química, Informática, Electrónica, Biologia Disciplinas avançadas (Doutoramento) em Inglês: – Fusão nuclear – Engenharia de tecidos – Protecção radiológica – Lasers intensos – Sistemas distribuídos – Agentes inteligentes – Engenharia de petróleos
Plataformas e Parceiros
Orçamento e infraestrutura Orçamento mínimo de euros / curso Disponibilização de estúdio e pessoal para filmagem/edição dos conteúdos Equipa para manutenção do site Equipa para organização dos cursos (MOOCs) – Só necessário nos cursos que funcionarem como MOOCs (uma minoria) – Podem ser bolseiros/alunos
Modelo de funcionamento e negócio Criação de um conjunto de cursos, 1 e 2º ano do 1º ciclo Disponibilização dos conteúdos on-line, como material de apoio Funcionamento como MOOC apenas em casos específicos, baseados em acordos Investimento recupera-se em: – Imagem e divulgação – Melhoria do rendimento dos alunos – Novos alunos e projectos