Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL). Popularidade dos MOOCs.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
A Educação do Nosso Tempo
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
COMPROMISSO PORTUGAL: O CAPITAL HUMANO Luís Valadares Tavares
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
e-Learning Perspectivas e Tendências
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Universidade de Aveiro
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Vantagens em realizar Pesquisa Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
“BLOGS PARA EDUCAR” Uso dos blogues numa pedagogia construtivista
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
A Evolução das Mídias Audiovisuais
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
O POSEAD é uma iniciativa conjunta entre o Grupo Weducacional e a FGF para a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância. O Grupo conta hoje,
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
SEMINÁRIO HORTOFRUTICULTURA DE MARÇO 2006
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTIC’s) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2003 Dr.ª.
Tecnologia e Educação.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Iniciativa e-escolinha. Universal alunos e professores Inovadora a nível mundial Promotora de inovação nas escolas Promotora de igualdade.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
I Encontro CIEE - ABED Profa. Martha Carrer Cruz Gabriel Nov/2006.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
EaD UNIMINAS Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Moodle.
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Importância das TIC para o Curso de Técnico de Manutenção Industrial e Electromecânica Trabalho Elaborado por: Tiago Fernandes.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Ferramenta de ensino on-line. O que é o moodle? É um pacote de software para produzir disciplinas baseadas na Internet, e sítios Web, sendo possível disponibilizar.
Ferramenta de ensino on-line Este apresentação foi adaptada de um documento produzido por José Oliveira.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
EduCorp Tecnologia e Educação Plataforma Integrada de Ensino a Distância para Instituições de Ensino Superior.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
1° Encontro.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
GESTÃO DA EAD NA UFAL: da institucionalização às ações concretas
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
MOOC O MOOC é uma REVOLUÇÃO no Ensino dentro da Revolução da Informática. MOOC - Massive Online Open Course. Democrático - Ferramenta de formação que atinge.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL)

Popularidade dos MOOCs

Importância dos MOOC/SPOCs na qualidade pedagógica Nas áreas tecnológicas (TIC, especialmente), eficácia pedagógica é muito baixa. Elevadas percentagens de alunos não têm sucesso. Modelo uni-direccional tem sucesso limitado Problemas similares existem em outras áreas Mudança de paradigma: – Aprendizagem passiva -> Aprendizagem activa – Utilização de novas tecnologias: vídeos, redes sociais – Blended learning, flipped classroom – Aprendizagem à distância

Importância do E-learning no desenvolvimento social Acesso generalizado à educação é chave para o desenvolvimento sustentável da economia, para o diálogo cultural e para a paz Existência de recursos abertos democratiza o ensino, e cria condições para o diálogo e o desenvolvimento Alteração dos modelos de ensino, mais equalitários e adaptados a uma nova população

Debate sobre a importância dos MOOCs Entusiasmo exagerado sobre o papel dos MOOCs Baixas taxas de aprovação MOOCs irão desresponsabilizar o governo, e reduzir o financiamento Professores serão menos importantes no processo de aprendizagem Alteração profunda do modelo económico do ensino Educação de elevada qualidade acessível a qualquer um

Sistemas de aprendizagem à distância (MOOCs) Não substituem a vivência de uma grande universidade Têm baixas taxas de sucesso, globalmente Elevado custo de desenvolvimento mas Podem ser usados como complementares ao ensino presencial Alargam a área de influência da universidade São um meio eficaz de divulgação do potencial da universidade

Especificidades do universo luso/espanhol Cobre uma fracção significativa do globo Cursos em Português/Espanhol podem ser competitivos em Africa e América do Sul Alargam a zona de influência das universidades de Portugal, Brasil e Espanha São um mecanismo eficaz de divulgação Podem ser usados para melhorar a eficácia dos cursos presenciais

Questões em aberto Que língua? Que disciplinas? Que plataforma? Que parceiros? Que orçamento? Que modelo de funcionamento? Que modelo de negócio?

Língua dos MOOCs Usar Português (Espanhol) vs. Inglês: Vantagens: – Menor competição num mercado menos saturado – Maior facilidade na produção de conteúdos – Maior acessibilidade em Africa e América do Sul Desvantagens: – Menor impacto global – Mais díficil integração em plataformas existentes

Que disciplinas? Disciplinas básicas (1º ciclo) em Português – Matemática, Física, Química, Informática, Electrónica, Biologia Disciplinas avançadas (Doutoramento) em Inglês: – Fusão nuclear – Engenharia de tecidos – Protecção radiológica – Lasers intensos – Sistemas distribuídos – Agentes inteligentes – Engenharia de petróleos

Plataformas e Parceiros

Orçamento e infraestrutura Orçamento mínimo de euros / curso Disponibilização de estúdio e pessoal para filmagem/edição dos conteúdos Equipa para manutenção do site Equipa para organização dos cursos (MOOCs) – Só necessário nos cursos que funcionarem como MOOCs (uma minoria) – Podem ser bolseiros/alunos

Modelo de funcionamento e negócio Criação de um conjunto de cursos, 1 e 2º ano do 1º ciclo Disponibilização dos conteúdos on-line, como material de apoio Funcionamento como MOOC apenas em casos específicos, baseados em acordos Investimento recupera-se em: – Imagem e divulgação – Melhoria do rendimento dos alunos – Novos alunos e projectos