Dado Único de Safra Flavio Pinto Bolliger Coordenação de Agropecuária Diretoria de Pesquisas VI CONFEST Rio de Janeiro – RJ – 23/08/06.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Estatísticas Econômicas
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
José Augusto A. K. Pinto de Abreu Guia de Boas Práticas da Regulamentação proposta de temas e processo de desenvolvimento.
Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude 3ª Conferência do Esporte Mineiro.
Abril/2007. Diversidade de Cadastros nos diversos órgãos. Falta de credibilidade nas informações armazenadas devido a inexistência de mecanismos seguros.
PARIS 21 SAN SALVADOR 7 – 9 DE MAIO DE 2003
Diretoria de Pesquisas
PLANO DE GESTÃO.
BNDESBNDES Financiamento para Projetos de Reflorestamento Linhas de Crédito do BNDES Belo Horizonte – 5 de setembro de 2005 UFV-DEF-SIF.
O projeto Premiação O projeto Dados coletados pelo Inpe apontam que as queimadas no país representam a maior contribuição brasileira para o chamado "efeito.
Data 09/12/08 Integração de Estudos Macroeconômicos para Planejamento Fiscal I Seminário Nacional de Cooperação e Integração Fiscal.
MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DA DÍVIDA ATIVA ESTADUAL
Componente 6 – Plano de ação 4
Economia da Cultura no Brasil: Sistema de Informações e Indicadores Culturais e Conta Satélite de Cultura no Brasil Diretoria de Pesquisas Coordenação.
CENSO ESCOLAR 2007.
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
Planejamento Estratégico
Identificação de Demandas Prioritárias Para Atuação da Rede Nacional de QP&C Qualidade, Produtividade e Competitividade Integração e Sinergia Rio de Janeiro,
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares
Reunión de Trabajo Grupo Censos
DIRETORIA DE INFORMÁTICA 03/03/2008 Coleta de dados por computadores de mão para Censos de proporções continentais Projeto desenvolvido do 3º trimestre.
Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras de Telefonia Móvel e das condições de prestação do serviço João Rezende Anatel Brasília/DF – 09/2012.
Quem somos O que fazemos Slide 1
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
Goiânia, 16 de dezembro de 2009.
Coordenação das Pesquisas Agropecuárias
Ministério de Minas e Energia
II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais -Rio de Janeiro - 21 a 25 de agosto de 2006 Mesa Redonda.
Sistema de Previsão de Safra de Soja para o Brasil SP SOJA Agritempo
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Os Métodos do Inventário do IPCC e sua Aplicação em Nível Estadual
Câmara Técnica De Cartografia E Geoprocessamento Do Estado Do Paraná
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Projeto: Capacitação em GP
Municípios goianos 2006 Seplan/Sepin Goiânia, 16 de dezembro de 2008.
CALIBRAÇÃO.
Organização política o segmento agropecuário
CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO
PRÊMIO SEBRAE MULHER EMPREENDEDORA.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento AGOSTO/2006 DADO ÚNICO DE SAFRA.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
V Conferência Nacional de Estatística CONFEST - Rio de Janeiro - Ago/2006 Índice de Preços ao Produtor.
Diretoria de Pesquisas Coordenação de Agropecuária- COAGRO CONFEST – 2006 Atualização de cadastro de produtores agropecuários com fontes externas ao IBGE.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Análise fundamentalista de Ações
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
O IBGE e as pesquisas agropecuárias
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Banco de Dados Públicos IBGE.  IBGE -  Economia  Agropecuária  Censo Agropecuário  Banco de metadados  Processo: Produção da Extração.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Pesquisa de Orçamentos Familiares
Antecedentes da padronização Antecedentes da padronização Enfoque da Produção de Estatísticas Enfoque da Produção de Estatísticas.
Bases de dados estatísticas e numéricas
Função Planejamento GUI I
GOVERNANÇA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO COORDENAÇÃO: FERNANDO ABRUCIO PROJETO DO INSTITUTO NATURA.
 .
DISTRIBUIÇÃO.
Brasília/DF Objetivo: Contratação de 6 consultores com a finalidade de atualizar o conteúdo dos manuais técnicos da SEDEC. Custo: US$ ,23.
BASE TERRITORIAL MESA REDONDA UM INSTRUMENTO PARA ORGANIZAÇÃO E
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Noções Básicas Data 00/00/00 Mudanças no Perfil Demográfico da População Brasileira com base no CD Meio século de mudanças 24ª Oficina de Trabalho.
Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência Social Ministério do Desenvolvimento Social Secretaria Nacional de Assistência.
FEDERALISMO FISCAL E FINANCIAMENTO METROPOLITANO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Fernando Rezende Recife,27/11/08.
Projeto Componente 2 Avanços tecnológicos... Sistema de Previsão de Safra de Soja para o Brasil SPS AGRITEMPO Fábio Marin Embrapa Informática Agropecuária.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Dado Único de Safra Flavio Pinto Bolliger Coordenação de Agropecuária Diretoria de Pesquisas VI CONFEST Rio de Janeiro – RJ – 23/08/06

Porque Dado Único ? 1a motivação: a existência de diferentes medidas de safra, muito embora com resultados muito próximos ou convergentes que se reforçam, representa um fator de instabilidade na sinalização de tendências em nossa economia e uma complicação na comunicação do Estado com a sociedade brasileira e com a comunidade internacional

Estatísticas de safra As estatísticas oficiais conjunturais de safra agrícola realizadas no Brasil, incluindo previsão e estimativas de produção, são fruto da cooperação de um grande número de instituições públicas e privadas, sendo que grande parte dos principais usuários dos agregados obtidos participa da geração dessas mesmas estatísticas como fonte de informação primária.

Dimensões da Qualidade Estatística Estatísticas de Safra Dimensões da Qualidade Estatística Relevância ● Precisão / exatidão Oportunidade ● Pontualidade ● Acessibilidade ● Transparência Comparabilidade ● Coerência ● Exaustividade ●

Pesquisas (Subjetivas) Municipais Padronização de conceitos Subdivisão e redução de escala (município) Flexibilidade de fontes e método de coleta e estimação segundo tipo de lavoura, características e circunstâncias locais Compilação Observação direta Estimação indireta Enumeração Avaliação técnica Combinação de procedimentos

Março 2006

Pesquisas (Subjetivas) Municipais Responde a 3 desafios Grande diversidade de clima, solo e padrão técnico Grande dispersão da produção no território e no tempo (safras sucessivas) Recursos limitados de pesquisa

Pesquisas (Subjetivas) Municipais 3 razões em favor de Pesquisas (Subjetivas) Municipais Não há alternativa para dado municipal inter-censitário Baixo custo Seus métodos, que envolvem crítica e validação através do Sistema GCEA, constroem consensos

Porque Dado Único ? 2a motivação: Pode-se supor que as diferenças não são significativas (baixa precisão), de maneira que é possível arbitrar valores unificados. A proximidade dos dados deriva do uso das mesmas fontes e do uso dos dados do IBGE para expansão das informações amostradas pela Conab. Parte das divergências advém apenas de diferenças na estimação: agregação (IBGE) X expansão (Conab)

Origem dos dois Levantamentos Criação do IBGE CEPAGRO Sistema GCEA Caderno B Caderno D LSPA / PAM Levantamento Safra (CFP  Conab) SPS

Proposta de Coordenação Objetivo geral: estatística nacional única Objetivos específicos: Coordenar das atividades de produção de estatísticas de safra entre IBGE e Conab; Harmonizar dos conceitos; Coordenação das divulgações de safra em nível nacional e estadual; Minimizar defasagem temporal; Fortalecer o sistema GCEA;

Levantamento exaustivo Situação em 2005 IBGE Levantamento exaustivo 45 dias Reuniões de COMEA CEPAGRO GCEA dia25 Conab Amostra Divulgação MAPA - Conab Roteiros 15 dias

Proposições gerais: Divulgações da safra nacional única mensal em datas pré-fixadas Divulgação simultânea e independente Divulgação nacional na mesma data e horário que as estaduais A estatística única estabelecida em nível estadual

Proposta Dado único nacional Dado único nacional (preliminar) 20 dias Dado único nacional Dado único nacional (preliminar) (definitivo) Reuniões de COMEA GCEAs dia5 dia 5 IBGE CEPAGRO MAPA Conab Roteiros

Produtos objeto das estatísticas comuns

Fonte: Sistema GCEA/IBGE/Conab. Referência para dados comuns: Fonte: Sistema GCEA/IBGE/Conab. As demais lavouras LSPA: Fonte: Sistema GCEA/IBGE

Atualidade do Sistema GCEA Efetivo aproveitamento de informações suplementares oriundas das inovações do Projeto Geosafras (amostras de pontos, medições de área por imagens e modelos agrometeorológicos) Incorporação dos dados do censo Incorporação de futuras informações por amostra probabilística Base para coordenação (ou integração) com organismos estaduais

Possíveis atividades de pesquisa por amostra probabilística Censo o que, onde, quanto e como se produz Cadastros (manutenção) Pesquisas sobre Produção quanto e onde se produz Pesquisas estrutura e organização das atividades agropecuárias como se produz Pesquisas Satélites temas específicos Censo

Possibilidade para um Sistema de Estatísticas Agro Cadastro de setores Censo Agropecuário2007 Cadastro de estabelecimentos Cadastro de produtores Amostra de lista Amostra de área Pesquisa objetiva de rendimento Pesquisa Multipla LSPA Estatísticas Nacionais e Estaduais Pesquisa Municipal Estatísticas Municipais Calibragem

Pesquisas por amostra probabilística Pesquisa Subjetiva Dependem muito de atributos pessoais Estimativas viesadas Sem controle de precisão Baixo custo Coerentes Estáveis Freqüentes Oportunas Pesquisas por amostra probabilística Mínimo de influência pessoal Estimativas não viesadas Precisão conhecida será alcançável uma precisão satisfatória ? Alto custo Poderá ser igualmente estável, freqüente e oportuna?

Exemplo do acompanhamento de safra

Exemplo hipotético de estimativa de safra 2005 2006 2007 ● PAM-CLO ● PAM SAFRA 2006 LSPA ● CENSO

OBRIGADO Flavio Pinto Bolliger Coordenação de Agropecuária Diretoria de Pesquisas fbolliger@ibge.gov.br (021) 2142 4530