Atividades de Apoio da Logística

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Advertisements

ATIVIDADES LOGÍSTICAS
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
UNIDADE 07 ESTOQUES 19FX Carolina LUSTOZA Laiana Melo.
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Logística Empresarial
Logística Empresarial
GESTÃO DE OPERAÇÕES - II
Planejamento e Controle de Projetos Logístico
GESTÃ DE ESTOQUES.
TURMA 14 - GRUPO 47 – R.O2 Bruna Paixão Larissa Ludmila Marcos Thiago
Conceitos- R01 Gustavo Calil Yuri Maluf Lucas Santos Vitor Rosa
ESTOQUES.
Estoques Administração de Recursos e Materiais – /04/2009
ESTRUTURA DO TRABALHO 1. objetivos 2. Fluxo de Funcionamento
Otimização na Administração de Materiais
LOGÍSTICA É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. administra.
O mecanismo de pedir.
Dinâmica intraorganizacional
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
Controle de estoques.
Os fluxos associados ao tipo de Gestão de estoques
Gestão de Negócios Aula 10 Haroldo Andrade.
Logística Empresarial Unidade 2
ALMOXARIFADO É o espaço físico onde estão depositados os materiais de consumo para utilização regular da instituição. Setor responsável pelo recebimento,
Grupo 14C / Subgrupo Y Alunos: Vinicius Fernandes de Oliveira Leela Lacerda Francischeto.
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Perguntas Logística Grupo 19R.
U07- Os Fluxos Associados ao tipo de gestão de estoques
Logística Empresarial UNIDADE 6
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
Repensando a Logística
Repensando da logística
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
Os mecanismos de pedir 19U061.
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
U01 Grupo 19X.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Logística Empresarial
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
Papel da Logística na Empresa
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Logística Embalagens e Distribuição Física
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
Logística Empresarial
Controle de estoque.
Unidade 03 Logística de suprimento:
Logística em Saúde Outubro 2014.
O Armazenamento.
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
Módulo XI – Os Canais de Distribuição dos Produtos
Técnico em Administração
DONEC CONSULTORIA EMPRESARIAL
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégias de Ponto Aula 10.
Grupo: 19W Luiza Marcus Vinícius Pamella Patricia Subgrupo: Marcus Vinícius e Luiza.
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DE CONTROLE DE ESTOQUES
Logística Política de Estoques.
Administração de Materiais e a estrutura organizacional.
1 TEMA O SISTEMA LOGÍSTICADESUPRIMENTOS 2 ATIVIDADES DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS TRANSPORTE ESTOCAGEM PROC. PEDIDOS PRIMÁRIAS APOIO ARMAZENAGEM MANUSEIO.
Estoques Logística Atividades primárias Atividades secundárias
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
Transcrição da apresentação:

Atividades de Apoio da Logística

Atividades de Apoio da Logística Um resultado positivo de uma atividade logística dependerá da adequação das atividades primárias com as atividades de apoio. Estas últimas representam as atividades que servem de suporte ao bom desempenho das atividades primárias e assim, contribuem para a satisfação dos consumidores, objetivo básico da atividade logística.

Atividades de Apoio da Logística Vejamos as principais atividades de apoio. Armazenagem – preocupa-se com as questões relacionadas ao espaço físico para estocagem perfeita dos produtos. Uma sub-atividade da armazenagem é a de manuseio de materiais, ou seja, a forma adequada de movimentar os produtos ainda em seu local de armazenamento;

Atividades de Apoio da Logística Embalagem – durante a atividade de transporte ela protege os produtos durante sua movimentação física sem risco de danificá-los. Algumas embalagens são classificadas como sendo do tipo “de movimentação” por serem próprias para proteger os produtos quando movimentados por equipamentos mecânicos. A embalagem não deve ter valor muito alto, pois assim, tornará o preço final do produto alterado;

Atividades de Apoio da Logística Suprimentos – relativo à compra de matéria-prima para a produção dos produtos. Ele avalia onde e que quantidade comprar. Os chamados ativos fixos também entram no rol de suprimentos, como toda a parte de maquinário, equipamentos para escritório e edificação.

Atividades de Apoio da Logística Planejamento – diz respeito a realização de uma programação que inclua todas as atividades necessárias, como compra, transporte, entrega, distribuição dos produtos etc. A quantidade do que deverá ser produzido também deve estar prevista no planejamento, para evitar a oferta excessiva de produtos, bem como sua escassez.

Atividades de Apoio da Logística Sistema de informações – o sucesso das ações logísticas depende de um bom sistema que forneça informações relativas a custos e procedimentos necessários. Esses dados são básicos para que se possa realizar um bom planejamento, assim como um controle das ações logísticas. Segundo Monterio e Bezerra “a logística empresarial está cada vez mais evoluída quando se trata de Tecnologia de Informação. Para isso são utilizados sistemas integrados de gestão, desenvolvidos para integrar, controlar e gerenciar a cadeia de suprimentos com o objetivo final de atender melhor o cliente”.

Atividades de Apoio da Logística Um dos sistemas que mais benefícios trouxe para as atividades logísticas é o chamado “código de barras” que pode com eficácia e rapidez controlar a entrada e saída de dados como quantidade de material adquirido, quantidade de material gasto, tempo de execução na produção dos produtos. Para a utilização de um sistema de código de barras três equipamentos são indispensáveis, são eles: leitores, decodificadores e impressoras.

Atividades de Apoio da Logística

A LOGÍSTICA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM OS O SETOR DE COMPRAS E ARMAZENAGEM As atividades referentes às ações logísticas atualmente estão presentes em quase todos os setores das organizações. Isso porque somente é possível um suprimento excelente das necessidades dos consumidores quando todos os processos da organização estiverem harmoniosamente integrados. A seguir vamos comentar algumas inter-relações das atividades logísticas com os setores que formam o todo organizacional.

A LOGÍSTICA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM OS O SETOR DE COMPRAS E ARMAZENAGEM Logística X Setor de Compras O processo de compras em uma empresa é também chamado de processo de abastecimento de materiais. A logística permite que as rotinas de operação das empresas sejam melhores executadas por que ela oferece meios para que o setor de compras das matérias-primas e insumos necessários para a fabricação dos produtos realize as melhores negociações, com os melhores fornecedores. O material necessário é disponibilizado na hora certa, nas especificações corretas e com os melhores preços.

A LOGÍSTICA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM OS O SETOR DE COMPRAS E ARMAZENAGEM Ganha a empresa porque reduz custos e tempo na fabricação de seus produtos e ganham os consumidores porque terão suas necessidades supridas mais rapidamente e a um menor custo. O correto abastecimento de materiais permite que os suprimentos sejam contínuos proporcionando assim, um eficaz fluxo de produção. Quando as ferramentas da logística são utilizadas no setor de compras desperdício e a obsolescência das matérias-primas são evitados. A logística também permite que as empresas trabalhem apenas com o nível necessário de estoques.

A LOGÍSTICA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM OS O SETOR DE COMPRAS E ARMAZENAGEM Logística X Setor de Armazenagem O setor de armazenagem de uma empresa tem como responsabilidade manter todo o material a ser utilizado futuramente, de acordo com a demanda. Dependendo do tipo de material a ser armazenado sua estocagem pode ser: Com acesso controlado – utilizada quando existem produtos de valor que possam ser furtados. Nesse caso são utilizadas divisórias ou outros enclausuladores dentro dos armazéns como medida de prevenção; Em local aleatório – neste caso a estocagem do material é feita conforme haja espaço. Qualquer local vazio pode ser utilizada para armazenar os produtos;

A LOGÍSTICA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM OS O SETOR DE COMPRAS E ARMAZENAGEM Em local fixo – esse tipo de estocagem é sempre utilizado pelas empresas que possuem um estoque padronizado de produtos. Nesse caso cada item tem seu lugar delimitado dentro da área de armazenamento; Por zona – tipo de armazenamento típico das empresas que possuem estoque variado de produtos. As distribuidoras são exemplos de empresas que realizam a estocagem dos produtos que comercializa reparada por zona. Por exemplo, um armazém pode ser dividido em três áreas como: alimentos, materiais de limpeza e perfumaria. A separação por zona evita que alguns eventos desagradáveis aconteçam. Já imaginaram se um consumidor compra um quilo de arroz, cujo lote havia sido afetado por uma caixa de perfumes que quebrou dentro do armazém?

A LOGÍSTICA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM OS O SETOR DE COMPRAS E ARMAZENAGEM A logística também pode auxiliar ao setor de armazenagem em outras atividades como no recebimento dos produtos e insumos, realizando um controle qualitativo e quantitativo do material recebido. O material que é aprovado durante essa inspeção segue para estocagem, enquanto o que foi reprovado deverá ser devolvido para seu fornecedor. A devolução ou redespacho também é uma das responsabilidades do setor de armazenagem auxiliada pelas ferramentas logísticas.

Logística X Movimentação A LOGÍSTICA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM OS O SETOR DE MOVIMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO Logística X Movimentação A logística também é responsável pelos equipamentos que realizam a movimentação física dos produtos em seus locais de armazenagem, como as empilhadeiras e os carrinhos. As áreas de saída das mercadorias também são de responsabilidade do setor logístico das empresas. Essas áreas são também chamadas de áreas de escoamento.

Logística X Planejamento e Programação A LOGÍSTICA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM OS O SETOR DE MOVIMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO Logística X Planejamento e Programação Apesar da maior parte de suas ações acontecerem de modo operacional, as atividades logísticas são sempre produtos de um rigoroso e cuidadoso planejamento dessas ações. A logística pode prever que necessidades de material as suas empresas terão. Ela se baseia em listas anteriores de pedidos de suprimentos, inventários de almoxarifado ou controle de estoques. Os pedidos são feitos obedecendo os “lead times” necessários, ou seja, seus tempos próprios.

A LOGÍSTICA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM OS O SETOR DE MOVIMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO A logística preocupa-se não somente com a previsão do estoque, mas também em manter o estoque em nível ideal. Por isso a quantidade de material que deve ser mantida no estoque deve ser suficiente para suprir a demanda mesmo em épocas em que a mesma for acima da média usual. Na mesma intensidade ela deve cuidar do ressuprimento de materiais para que não haja escassez de matéria-prima para a produção dos produtos.

A LOGÍSTICA E SUAS INTER-RELAÇÕES COM OS O SETOR DE MOVIMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO Para que suas atividades de planejamento e programação sejam positivas a logística monitora de forma constante os seus resultados. Nenhum dado é deixado de ser utilizado ou demonstrado através de relatórios, gráficos e outras formas de explicitação estatística. Todo o controle de movimentação financeira, como entrada e saída de valores também pode ser feito utilizando as ferramentas oferecidas pela logística. Assim como os inventários iniciais, intermediários e finais.