Presidência da República Gabinete de Segurança Institucional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Certificação Digital: mais uma bugiganga para a EAD ?
Administração de Conflitos de Interesses. 2 Portaria nº , de Estabelece requisitos para a concessão de licença para tratar de interesses.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo Aula 1
Programa e Plano de Ensino
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Excelência e eficiência construindo o futuro.
NAS RELAÇÕES COM O GOVERNO
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE 29/08/2012
AEROPORTO INTERNACIONAL
ADMINISTRAÇÃO FEDERAL
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
PROJETO PORTAL DE COMPRAS GOVERNO
Saúde-RIO no Celular no Auto Atendimento no Computador.
PROGRAMAINTERLEGIS Senado Federal
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
CSIRT PRODESP.
Introdução Forte dependência de grandes fornecedores de hardware e software Altos custos com retorno duvidoso Sistemas fragmentados sem integração Redes.
Departamento de Tecnologia da Informação
Curso Técnico em Meio Ambiente
Controladoria-Geral da União
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
A RNP promovendo a cultura de segurança Liliana Solha CAIS/RNP
Fórum de Secretários Executivos
POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM OUVIDORIAS
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
PORTAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO
EMPRESAS ESTATAIS FEDERAIS
Centro de instrução Almirante Wandenkolk
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Unidade Gestora de Sistemas Departamentais - UGSD
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
SECOP - Utilização de Redes Privadas, Públicas e Híbridas no âmbito de Governo. Rafael Kremer Gerente de Tecnologia e Infraestrutura
Instituto Nacional de Identificação
Segurança da Informação e Comunicações.
Uma visão dos arquivos do Poder Executivo face às demandas da sociedade Cristiane Basques Julho, 2008.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Segurança e Auditoria de Sistemas
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Riscos para a Informação O Dever de gerir os riscos para a informação na Administração Pública Daniel Jezini, CISA TCU/Sefti 1.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Conclusões Finais Sala 1 - Capacitação. Agenda 1 – Objetivos da Sala “Capacitação” 2 – Contribuições 3 – Análise das Discussões 4 – Bibliografia recomendada.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Organizações Brasileiras de Informação e suas Políticas
SISTEMA BRASILEIRO DE INTELIGÊNCIA - Sisbin
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
A DIMENSÃO HUMANA DA FORÇA
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
Transcrição da apresentação:

Presidência da República Gabinete de Segurança Institucional Departamento de Segurança da Informação e Comunicações LACNIC X

Subchefia Executiva do GSIPR – SCH EXEC QUEM SOMOS: Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSIPR Subchefia Executiva do GSIPR – SCH EXEC Departamento de Segurança da Informação e Comunicações - DSIC

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Gabinete de Segurança Institucional - GSIPR Lei nº 10.683, de 29 de maio de 2003 Art. 6º - ÁREAS DE COMPETÊNCIA ... Coordenação das atividades de Inteligência Federal e de Segurança da Informação... DSIC ABIN

ORGANOGRAMA Ministro Chefe GSI Subchefia Executiva Coordenação-Geral do Sistema de Segurança e Credenciamento (SISC) Coordenação-Geral de Tratamento de Incidente de Redes (CTIR) Assessoria Jurídica Coordenação-Geral de Gestão da SIC (CGGSIC) Comitê Gestor de Segurança da Informação (CGSI) Centro de Pesquisas e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações (CEPESC) Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC)

DSIC – Departamento de Segurança da Informação e Comunicações Assessoria Jurídica Comitê Gestor de Segurança da Informação (CGSI) Centro de Pesquisas e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações (CEPESC) Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) Competências: estudar legislações correlatas e implementar as propostas sobre matérias relacionadas à segurança da informação e comunicações; e avaliar tratados, acordos ou atos internacionais relacionados à segurança da informação e comunicações.

DSIC – Departamento de Segurança da Informação e Comunicações Coordenação-Geral do Sistema de Segurança e Credenciamento (SISC) Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) Competências: adotar as medidas necessárias e coordenar o funcionamento do Sistema de Segurança e Credenciamento - SISC, de pessoas e empresas, no trato de assuntos, documentos e tecnologia sigilosos;

DSIC – Departamento de Segurança da Informação e Comunicações Coordenação-Geral de Gestão da Segurança da Informação (CGGSI) Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) Competências: planejar e coordenar a execução das atividades de segurança da informação na administração no trato de assuntos, documentos e tecnologia sigilosos; definir requisitos metodológicos para implementação da segurança da informação e comunicações pelos órgãos da administração pública federal.

DSIC – Departamento de Segurança da Informação e Comunicações Coordenação-Geral de Tratamento de Incidente de Redes (CGCTIR) Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) Competências: operacionalizar e manter centro de tratamento e resposta a incidentes ocorridos nas redes de computadores da administração pública federal.

Produtos e Serviços do DSIC: DSIC – Departamento de Segurança da Informação e Comunicações Produtos e Serviços do DSIC: Sistema de Segurança e Credenciamento (SISC); Portal de difusão de informações sobre SIC; Publicações e mídias sobre SIC; Critérios e produtos de criptologia para SIC; Normas, requisitos e metodologia para gestão de SIC na APF; Cursos, Simpósios, Seminários e Workshops em SIC; e Tratamento dos incidentes em redes e sistemas computacionais da APF.

http://gsicsic.serpro.gov.br

Dados Básicos do Curso de Criação de um Ctir.gov Data: 23 – 28 junho 2007 Local: Brasília – DF Carga Horária: 40 horas Público alvo: Servidores Públicos Parceiros: CICTE – ABIN – DSIC/GSI Custos: Não há!

Conteúdo A Estrutura do Governo Brasileiro para: Segurança da Informação e Comunicações - SIC Centro de Tratamento de Incidentes de Redes – CTIR Gov.br Conceitos Básicos e terminologia técnica sobre: Segurança da Informação e Comunicações Internet, Desconfigurações, Spam, Incidentes, Honeypots, etc Conduta e Comportamento: Aspectos éticos e jurídicos relativos às redes de computadores Código de Conduta Procedimentos de Interação com a Justiça Grupos de Resposta a Incidentes de Redes Conceitos e exemplos Melhores Práticas e Indicadores Como Projetar um CTIR Gov Infra-estrutura básica de um CTIR Gov Hardware, Software e Conectividade Trabalhos Práticos

Obrigado! raphael.mandarino@planalto.gov.br ctir@planalto.gov.br