Proposta da coordenação do Conselho Gestor para atividade prioritária de Educação Ambiental Organizar um Seminário voltado para a análise técnica dos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Controlo da poluição de água
Advertisements

A OFERTA TURÍSTICA.
Eliani Mayerhofer Propostas PLDS 6% 7% 8% 4%
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
VOCÊ E O LIXO?.
Sistema FIEMG FÓRUM METROPOLITANO DA RMBH E COLAR METROPOLITANO
Problemas urbanos.
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
FLUXOGRAMA PROJETO CISTERNAS:
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
Uma atividade em expansão.
Transporte Público Urbano
Educação Ambiental - GPEEA
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Disciplina:Ecologia Geral Professor:Ricardo Motta Pinto Coelho
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
Sugestões de ações para implantações
O que é o potencial social?
Nos Condomínios Verticais
Orientadora: Profª Drª Andréa Araújo Bolsista: Luciana Pereira Gomes
Cidadania Indicadores da.
Plano de Gerenciamento de Resíduos
Dia mundial da água 22 de março
Paulo Mustrangi Carlos Francisco de Paula – Cel B.M.
Ilha das flores.
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
Seminário do Setor Portuário
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Responsabilidade Socioambiental
PROJETO ARTICULADO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA UNIVERSIDADE ABERTA Apresentação para Grupo Soges, União Européia e Representantes do Ministério de.
Secretaria de Serviços Públicos
Os problemas sociais das cidades brasileiras
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Apresentação Diagnóstico Social
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
SISTEMA MAPA DA OFERTA DAS CAPACITAÇÕES NAS ESCOLAS DE GOVERNO Brasília, 15 de Julho de 2010.
Como uma empresa se organiza para desenvolver Concessões e PPPs Luciano Amadio Filho Presidente da APEOP Regional Sul Concessões e Parcerias.
Gestão e Transporte de Passageiros (GTPA)
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
CORONEL JUVENTINO DIAS
8° ano do ensino fundamental GENSA – III TRIMESTRE 2015 Prof.: Carla Rampanelli Demari.
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE NASCENTES: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE DAS PRÁTICAS VEGETATIVAS E MECÂNICAS DA BACIA DO RIO.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
SAÚDE AMBIENTAL Céu do MapiáCéu do MapiáAmazonas.
População mundial: cidades e consumo
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Proposta da coordenação do Conselho Gestor para atividade prioritária de Educação Ambiental Organizar um Seminário voltado para a análise técnica dos impactos previsíveis, conforme levantados em pesquisa realizada em março de 2011 e na oficina PUC/Petrobras-Amar, realizada em outubro de 2009

A coordenação do Conselho Gestor entende que é urgente realizar esta análise, de modo a nivelar as percepções e superar as contradições com relação às medidas necessárias – e seus responsáveis – para lidar melhor com os impactos previsíveis.

O resultado do Seminário, na forma de uma tabela resumindo os impactos previstos e listando as respectivas medidas (e seus responsáveis), será divulgado junto à população de modo a que todos percebam o que está em jogo, e a importância de cada qual cumprir o seu papel.

Impactos positivos Aumento do fluxo turístico e financeiro Barateamento dos gêneros alimentícios Desenvolvimento e progresso para a região Enriquecimento cultural / mais intercâmbio Fiscalização da ocupação e uso do solo Instalação das ETEs e da coleta seletiva de lixo Melhoria na oferta e condições de trabalho Melhoria no comércio Melhoria no transporte e no tráfego Melhoria dos serviços bancários / caixas eletrônicos Redução do desgaste dos veículos / economia de manutenção Redução da poeira e dos problemas correlatos Redução do assoreamento dos cursos d’água por saibro e escória

Impactos negativos Aumento da especulação imobiliária Aumento do custo-de-vida Aumento do desemprego por causa dos novos moradores que virão Aumento dos acidentes Aumento da violência e da criminalidade Crescimento desordenado, favelização Custos maiores com a conservação da estrada Degradação ambiental; mais lixo e poluição nos rios Descontrole da ordem pública, poluição sonora Descaracterização cultural Desvalorização do comércio e dos atrativos pelo turismo de massa Impactos na flora e na fauna, extinção de animais noturnos Mais desmoronamentos na estrada Congestionamentos e problemas de trânsito e estacionamento, Sobrecarga das ETEs, poluição dos rios Sobrecarga da infraestrutura (saúde, educação, segurança) Outros impactos do turismo de massa

Grupo temático I: Infraestrutura Impactos positivos Impactos negativos Sobrecarga da infraestrutura: saúde, educação, segurança (pelo aumento da população) Fiscalização da ocupação e uso do solo Crescimento desordenado, especulação imobiliária, favelização Instalação das ETEs e implantação da coleta seletiva de lixo Aumento na geração de lixo e de águas servidas, sobrecarga das ETEs Melhoria no transporte e no tráfego Aumento de acidentes Mais desmoronamentos (maior necessidade de máquinas disponíveis) Melhoria nos serviços bancários e caixas eletrônicos

Grupo temático 2: Economia / turismo Impactos positivos Impactos negativos Aumento do fluxo turístico e financeiro Impactos do turismo de massa, degradação dos atrativos turísticos Melhoria no comércio Desvalorização do comércio Melhoria na oferta e condições de trabalho Aumento do desemprego por causa dos novos moradores que virão Economia na manutenção dos veículos Manutenção da estrada mais cara e especializada Barateamento dos gêneros alimentícios Aumento do custo de vida

Grupo temático 3: Sustentabilidade ambiental e cultural Impactos positivos Impactos negativos Redução da poluição com a implantação das ETEs e da coleta seletiva de lixo Aumento da poluição pelo maior volume do esgoto e lixo produzidos Redução da poeira e dos problemas correlatos Aumento da poluição atmosférica (CO2) visual e sonora Redução do assoreamento dos cursos d’água por saibro e escória Impactos na flora e na fauna; Extinção dos animais noturnos Descaracterização cultural; Aumento da violência e da criminalidade

Tabela 1: Infraestrutura Impactos Medidas adequadas Responsáveis Sobrecarga da infraestrutura: saúde, educação, segurança (pelo aumento da população) Crescimento desordenado, especulação imobiliária, favelização Aumento na geração de lixo e de águas servidas, sobrecarga das ETEs Aumento de acidentes Mais desmoronamentos (maior necessidade de máquinas disponíveis)

Tabela 2: Economia / Turismo Impactos Medidas adequadas Responsáveis Impactos do turismo de massa, degradação dos atrativos turísticos Desvalorização do comércio Aumento do desemprego por causa dos novos moradores que virão Manutenção da estrada mais cara e especializada Aumento do custo de vida

Tabela 3: Sustentabilidade ambiental e cultural Impactos Medidas adequadas Responsáveis Aumento da poluição pelo maior volume do esgoto e lixo produzidos Aumento da poluição visual, atmosférica (CO2) e sonora Impactos na flora e na fauna; Extinção dos animais noturnos Descaracterização cultural Aumento da violência e da criminalidade

O Seminário está previsto para ser realizado em dois dias (duas manhãs e duas tardes somando cerca de 14 horas) Para que o Seminário possa alcançar seu objetivo, serão convidados técnicos e gestores ligados às entidades com atuação ligada aos impactos previstos.

Antes da data de realização do Seminário, estas tabelas já estarão disponíveis na internet para reunir comentários e sugestões que subsidiem e enriqueçam as discussões sobre os impactos durante o evento. Após o encerramento, e antes da divulgação da tabela-produto junto à população e autoridades, haverá um período de validação das conclusões e recomendações, a ser efetuada com as instâncias competentes.