Versão Premium Janeiro de 2003

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Projeto Qualified Curriculum
Auditoria de Processo Marcelo Waihrich Souza
Análise e Projeto de Sistemas I
BENCHMARKING.
PROJETO DE JOIAS Apresentação
Estudo e Distribuição do Trabalho
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Como organizar um, sem esquecer nada
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
Analisar as metodologias e as práticas utilizadas em projetos de websites no Brasil, partindo de estudos quantitativo e qualitativo junto a arquitetos.
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Grupo a Adriano Andrade João Lopes Pedro Abrantes Sudoku, Um Assistente de Jogo.
Um estudo comparativo entre Brasil, França e Estados Unidos
Interface Humano-Computador
Interface Usuário Máquina
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Luciano Marquardt Everaldo Artur Grahl
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Planejamento de Campanha – A3
Infraestrutura de tecnologia da informação
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
TOWARDS CULTURE- CENTRED DESIGN SHEN; WOOLEY; PRIOR [2005] Mestrado em Design | UFPR 2009 HCI | Stephania Padovani Rosana Vasques.
Planejamento e Execução da Auditoria
Gestão de Projetos.
Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado
Porto Alegre, 29 de Junho de 2007 Porto Alegre, 29 de Junho de 2006 PROJETO DE INTERFACE PARA UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DE ROTAS DE CAMINHÕES DE UMA DISTRIBUIDORA.
Fundamentos de Engenharia de SW
ME LEVA Sistema de Doações Douglas Bonesso Helio Ortiz Hugo Queiroz
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
UM CASO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO. O MELHOR LUGAR PARA GUARDAR CONHECIMENTO É NAS PESSOAS. A MELHOR FORMA DAS PESSOAS USAREM O CONHECIMENTO É TROCANDO.
Engenharia de Usabilidade
Nova solução CRM da Riosoft
Nova versão do Portal Mais Emprego. Página atual do Portal Mais Emprego  Aspecto institucional  Pouco interativo  Necessidade de realizar diversos.
Fevereiro/ Resultado dos Projetos de Software Pesquisa Motivação.
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Isabel Cristina Gorla, Larissa Cristiane da Silva Maria Helena Colombo Pecin, Maria Helena de Oliveira e Silva De Nardi e Marisa de Fátima Cardozo Albino.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Gabriel Bastos Machado
Testes Baseados Em Riscos: Uma revisão do Estado-da- Arte Nielson Pontes Outubro, 2010.
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Projeto knowWorld Sistema para criação de Roteiros Turísticos.
Desenvolvimento Global de Software Mestrado de Informática / UFPB Francilene Procópio Garcia, D.Sc. Configuração do Processo - Parte.
João Falcão e Cunha, Miguel B. Gonçalves © 2003 Testes de Usabilidade1 “Não é o que considera sobre o seu sítio que conta, mas sim o que os utilizadores.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Interface Homem/Máquina
Engenharia de Software
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
O novo Rotary.org Setembro de TITLE | 2 Rotary.org Por que um novo site? Melhorar organização e navegação Agilizar buscas Facilitar atividades rotárias.
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
Sistema Almirante Gabriel Junji Ito Giuliano Diego Barbarra.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE.
UMA VISÃO GERAL Eduardo Cláudio Nicácio FATEC São Bernardo do Campo.
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Avaliação de interface Usabilidade. O processo de avaliação de uma interface não deve ser avaliado como uma fase única dentro do processo de design de.
Engenharia de Produtos
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Versão Premium Janeiro de 2003 Introdução O estudo apresenta a evolução do GloboMail, a ferramenta de email do portal Globo.com, ao longo de 3 anos, destacando os métodos de pesquisa e análise da experiência do usuário utilizados para aprimorar o produto. Versão 1.0 Março de 2000 Versão 1.1 Dezembro de 2000 Versão 1.5 Julho de 2001 Versão 2.0 Julho de 2002 Versão Premium Janeiro de 2003

Arquitetura da Informação Usabilidade na Globo.com Globo.com Dept. Criação Equipe de Arquitetura da Informação e Design de Interface Foco na experiência do usuário

GloboMail 1.0 (março 2000) Lançamento do portal Globo.com Necessidade de desenvolvimento de um projeto de webmail. Lista de requisitos, baseada em pesquisa da concorrência e experiência dos profissionais envolvidos. Verificação de viabilidade tecnológica. Desenvolvimento de um projeto inicial. Home do GloboMail 1.0 (lançamento do portal)

Verificação da experiência do usuário Processo de reavaliação contínua dos produtos Globo.com A verificação da experiência do usuário através da avaliação heurística e do percurso cognitivo são parte da metodologia de trabalho, sem necessidade de planejar uma fase para sua execução. Listagem de problemas de IHC com respectivos graus de prioridade de desenvolvimento e implementação. Grau de prioridade depende de 3 fatores: relevância para usuário; relevância para empresa; complexidade de desenvolvimento. Verificação da experiência do usuário avaliação heurística + percurso cognitivo

Métodos já incorporados ao processo de desenvolvimento Percurso cognitivo Ao longo do desenvolvimento dos produtos são feitas contínuas análises por membros da equipe. O profissional coloca-se no lugar do usuário e executa algumas tarefas do produto. Muito utilizado devido à facilidade de execução, o percurso cognitivo é um procedimento rápido e barato que, por sua simplicidade, acaba sendo incorporado ao modo de projetar o produto. Ou seja, é feito naturalmente, sem necessidade de planejar uma fase para sua execução. Avaliação heurística Após a conclusão do projeto, membros da equipe que não estão diretamente envolvidos no desenvolvimento do produto fazem uma avaliação heurística do mesmo. A análise desses profissionais, especialistas em suas áreas, além de trazer bons resultados para o projeto, tem custo baixo e rápida execução. Eventualmente são feitos protótipos para auxiliar a navegação, mas em geral utiliza-se apenas telas impressas. Como os especialistas têm perfil diverso do público alvo, alguns problemas podem ser mascarados pela familiaridade excessiva com o meio e por essa razão os testes de usabilidade são indispensáveis para melhor verificar a interação entre usuários e produtos. voltar

Primeiro teste de usabilidade Globo.com - Junho de 2000 Objetivos Testar a eficiência das interfaces projetadas até o momento; Buscar subsídios para um futuro redesenho do portal. No que se refere ao GloboMail, o teste limitou-se aos procedimentos de cadastramento (abertura de nova conta de email). A partir dos testes, foram feitas recomendações de ajustes no GloboMail. 80 usuários Testes individuais Rio de Janeiro e São Paulo Salas alugadas Modelo orientado por tarefas e Modelo de uso natural

GloboMail – versão 1.1 Verificação da experiência do usuário (GloboMail 1.0) Resultados do teste de usabilidade geral Junho de 2000 Mudança de ferramenta, possibilitando novas funcionalidades Home do GloboMail 1.1

+ Revisão dos produtos Globo.com – Janeiro de 2001 Estabelecimento de estratégia mais agressiva para alcançar a liderança do mercado de portais, levando à revisão dos produtos. Revisão do GloboMail Verificação da experiência do usuário (GloboMail 1.1) + Necessidade de feedback dos usuários (Grupo de foco sobre webmails) Teste de usabilidade comparativo entre webmails 1ª fase 2ª fase

Verificação da experiência do usuário 1ª fase da revisão Verificação da experiência do usuário Levantamento de problemas de IHC. Grupo de foco sobre webmails – maio de 2001 Roteiro com os pontos que deveriam ser analisados: Hábitos de uso (finalidade e freqüência de uso, local de acesso etc.) Quais os critérios utilizados para a escolha de um webmail Expectativas quanto ao que seria um “webmail ideal” Nomenclaturas utilizadas Percepção geral do público quanto ao GloboMail Material utilizado: telas impressas. 18 usuários em 2 grupos Rio de Janeiro Sala alugada Durante o grupo de foco: Usuários “projetaram” um webmail ideal (design participativo)

GloboMail – versão 1.5 Verificação da experiência do usuário (GloboMail 1.1) Resultados do Grupo de foco Home do GloboMail 1.5

Teste de usabilidade comparativo entre webmails – Julho de 2001 2ª fase da revisão Teste de usabilidade comparativo entre webmails – Julho de 2001 Objetivos Identificar pontos fortes e deficiências dos webmails: GloboMail, Hotmail, YahooMail e AOL Mail. Testar a eficiência da interface do GloboMail A partir da experiência do primeiro teste, percebemos que o modelo orientado por tarefa traria mais resultados – diretos e indiretos. Roteiro idêntico para todos os produtos, de maneira que os critérios de análise fossem os mesmos. 16 usuários 4 para cada email testado Testes individuais Rio de Janeiro Laboratório Globo.com Modelo orientado por tarefas

GloboMail – versão 2.0 Verificação da experiência do usuário (GloboMail 1.5) Resultados do Grupo de foco Alterações não implementadas no GloboMail 1.5 Resultados do teste de usabilidade comparativo Home do GloboMail 2.0

Reposicionamento da empresa (ISP) – final de 2002 O GloboMail passa a ser exclusivo para assinantes. Revisão do produto Fluxo de cadastramento (cadastro gratuito X assinatura) + Funcionalidades (espaço em disco, antivírus, POP3, sem banners) Brand (percepção de valor, novidade) Novo projeto da experiência do usuário (GloboMail atual)

GloboMail Premium Verificação da experiência do usuário (GloboMail 2.0) Feedback de usuários Relatórios de call-center. Comentários no Fórum Globo.com Home do GloboMail Premium – versão atual (agosto de 2003)

Conclusão Não existe uma metodologia única a ser adotada no desenvolvimento de projetos web. O caso do GloboMail mostra que a diversidade de métodos tende a enriquecer o trabalho de design. Grupo de foco, percurso cognitivo, avaliação heurística, testes de usabilidade... mais importante do que seguir uma metodologia rígida é adaptar os métodos existentes de acordo com as características de cada projeto. Processo de avaliação contínua A avaliação contínua do GloboMail, sempre com foco no usuário, é um processo que tem garantido a evolução consistente desse produto.