Fábio Mascarenhas e Silva Bibliotecas Digitais Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Armazenamento e transmissão de informação da sociedade Baseado no capítulo 3 do livro “O contexto dinâmico da informação de McGarry” Fábio Mascarenhas e Silva fabiomascarenhas@yahoo.com.br 17maio2007 Fábio Mascarenhas e Silva - UFPE - 2006
Todos vivemos em algum tipo de cultura; Aula 17mai2007 Todos vivemos em algum tipo de cultura; cultura inclui crenças, habilidades, artes, moral, costumes e qualquer outra aptidão física ou intelectual adquirida pelos humanos como membros da sociedade;
Aula 17mai2007 as experiências (não apenas no campo científico) foram e são transmitidas através do tempo; tal transmissão já se realizou de várias maneiras, veremos a tradição oral, o alfabeto, a tipografia e a era eletrônica.
Aula 17mai2007 A tradição oral Está restrita ao tempo (a fala é ouvida no tempo exato da emissão por parte do falante) e espaço (quem ouve precisa estar próximo de quem fala); o orador na tradição oral precisa ter boa memória (não terá o auxílio de anotações) e prender a atenção do público encadeando as idéias mentalmente; para facilitar sua exposição fazia o uso de: um discurso em forma poética ou rítmica utilizava redundâncias na comunicação
Aula 17mai2007
Aula 17mai2007 Curiosidades Calcula-se que atualmente temos no mundo 4.000 línguas faladas e apenas 7% delas são escritas; para melhorar a capacidade de memorização os oradores gregos eram encorajados a construir “palácios da memória”, enormes prédios imaginários nas suas mentes. O termo Tópico (vou estudar este tópico do livro) origina-se de TOPOS = Lugar.
Aula 17mai2007 Escrita alfabética O alfabeto mais antigo é o semita setentrional (1700 aC) na Palestina e Síria; o alfabeto resulta de uma evolução pictográfica: representação de objetos, ações ou idéias através de imagens ideográfica: uma atividade, objeto ou idéia representada por um único signo silábica: signos que representam grupos de letras
Escrita alfabética Importância da escrita Aula 17mai2007 Escrita alfabética Importância da escrita Até o século XV foi a tecnologia de comunicação mais importante; permitiu o registro de acordos; tornou possível a consciência histórica contínua; criação do estudo sistemático e da burocracia; maior precisão do tempo (datas) que passou a não se basear somente em estações do ano, festas, ritos religiosos, etc.
A fase de Gutenberg Desenvolveu os tipos metálicos móveis em 1450; Aula 17mai2007 A fase de Gutenberg Desenvolveu os tipos metálicos móveis em 1450; permitiu fazer cópias de originais; a idéia de impressão iniciou-se na China (o livro impresso mais antigo foi uma versão chinesa do sutra Diamante em 868 dC).
Aula 17mai2007 A fase de Gutenberg Primeira impressão da Bíblia, 1455
A fase de Gutenberg Pq. O livro surgiu em 1452? Aula 17mai2007 A fase de Gutenberg Pq. O livro surgiu em 1452? Expansão com outras culturas; o aumento das cidades e populações; surgimento das universidades; geralmente o professor era o único a ter o livro. Por isto o termo LECTURE (aula expositiva) em inglês...
Aula 17mai2007 A fase de Gutenberg Apenas meio século após o surgimento do primeiro livro impresso havia centenas de tipografias espalhadas pela Europa; até a época de Gutenberg havia 30.000 manuscritos, um século e meio após 1.250.000 títulos; Martinho Lutero contribuiu imprimindo textos contrários a Igreja católica em língua alemã (e não apenas em Latim)
A imprensa e o conhecimento registrado Aula 17mai2007 A imprensa e o conhecimento registrado O crescimento da imprensa valeu-se principalmente da oferta de obras que fossem além dos textos teológicos como os de Galileu e Kepler e outros filósofos; Aldo Manuzio contribuiu para a praticidade do livro (tivemos os rolos de papiro, de pergaminho, os códices, etc)
Os contextos dinâmicos do alfabetismo Aula 17mai2007 Os contextos dinâmicos do alfabetismo a alfabetização para os camponeses pouco representava, havia desinteresse; com a revolução industrial as incertezas ameaçam a os empregos, uma melhor qualificação aumentaria as chances de emprego.
A era eletrônica Explica a origem dos termos Aula 17mai2007 A era eletrônica Explica a origem dos termos Cálculo = calculus = pedra = seixos usados para calcular Digital = Digitus = Dedo em latim Os computadores eram utilizados inicialmente para fins militares, depois seguiram outros rumos..
Crescimento populacional mundial Aula 17mai2007 Crescimento populacional mundial
Aula 17mai2007 Até 1452 o acervo mundial era de 30.000 manuscritos. 150 anos após estima-se que existiam 1.250.000 títulos. No final do século XX 700.000 livros novos por ano 100.000 a 300.000 revistas científicas existentes 10.000.000 de novos artigos publicados por ano 1.000.000 de patentes requeridas 8.000 bancos de dados disponíveis na Internet Nos próximos 15 anos teremos mais publicações do que nos últimos 2500 anos Número de cientistas duplica a cada 13 anos
92% está armazenado em mídia magnética (grande parte em HD’s) Aula 17mai2007 “HOW MUCH INFORMATION 2003” SIMS Berkeley Em 2002 foram produzidos 5 exabytes (equivale a 500 mil Bibliotecas do Congresso Americano que tem 129 milhões de documentos) de nova informação. 92% está armazenado em mídia magnética (grande parte em HD’s) Os EUA respondem por 40% desta produção Estima-se que a quantidade de nova informação produzida nos três últimos anos tenha duplicado
Aula 17mai2007
Aula 10mai2007 Próxima aula (22/05/2007) trazer o texto LE COADIC, Yves-François. Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. Cap. 1 e 3 (inclui introdução). SALA 29