Província Marista do Brasil Centro-Sul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Cooperação entre Irmãs e leigos(as). Oportunidades e desafios.
Comissão de Assistência Social – COAS
Semana Nacional da Família
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Evangelismo OBJETIVOS DESAFIOS ESTRATÉGIAS MATERIAIS CRONOGRAMA JULHO
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
Pastoral da Comunicação
As raízes de uma renovada compreensão da nossa parceria na Missão e, portanto, das suas expressões concretas na nossa ação, encontram-se na.
Proposta Pastoral 2006.
RVA – Artigos: 24 e 25 CONFERÊNCIA NACIONAL Subsídio PPT - 023
A Estrutura do Pequeno Grupo na Igreja
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Província Marista do Rio Grande do Sul 2006
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
Escola Municipal Dona Cotinha
Arquidiocese de Curitiba
Grupos de Reflexão: conquistas e desafios na Arquidiocese de Mariana
Contatos para Informações
SESSÃO SE FORMAÇÃO NÍVEL III
A LIGAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O SEU ESPÍRITO.
Anteprojeto Metodológico
VIII ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
Integrando Escola – Empresa - Aluno
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
Conscientização é o melhor remédio
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Guia para o estudo do documento Reuniões dos grupos de estudo
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
PLANO DE FORMAÇÃO INICIAL
Conselhos Missionários
10 Anos! Inter-Institucionalidade na Missão
NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA?
CIS - Colaboração Intersalvatoriana
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
Conselho Missionário Diocesano
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
INÍCIO PONTUALMENTE: 19H30 ACOLHIDA: NESTOR 5M
10 DE AGOSTO - 19h COCKTAIL DE ABERTURA DO I SEMINÁRIO NACIONAL CRIANÇA NÃO É DE RUA MESA DE ABERTURA COM REPRESENTANTES DO SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS.
10/02/ Casa “Mãe de Deus” Santa Maria do Oeste (PR)
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
EACRE SÃO PAULO LESTE III NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA?
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
X Jornada Vocacional BRASIL CEILÂNDIA- DF
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Avaliação dos Impactos das Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do I PET Estudos no Departamento de Química da FFCLRP/USP PET Química USP Ribeirão Preto.
FORMAÇÃO NO MENS.
Equipes de Nossa Senhora
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Conselho Missionário Diocesano
ORGANIZANDO E ANIMANDO AS CAMPANHAS 1. O QUE É UMA CAMPANHA  Atividade realizada com intensidade durante um certo período  Dimensões a)Educativa: tema.
Objetivos Específicos Estratégias de Ação
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 TEMA: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA LEMA: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Proposta para uma nova estrutura Atividades com casais e para casais.
Transcrição da apresentação:

Província Marista do Brasil Centro-Sul

Movimento Champagnat da Família Marista

Histórico do Movimento Champagnat da Família Marista no Brasil -1976- O XVII Capítulo Geral ao enviar uma carta aos antigos alunos maristas, afirma que não somente é interessante, mas desejável, a idéia de uma grande Família Marista, congregando pessoas convocadas a viver a Espiritualidade do Bem- aventurado Marcelino Champagnat.

Histórico do Movimento Champagnat da Família Marista no Brasil -Maio de 1978- Primeira reunião do MChFM no Brasil. Um grupo de Irmãos e leigos aceita o convite do Irmão Aleixo Maria Autran, para refletir a “CARTA ABIERTA A LOS MARISTAS” 13 anos antes da Circular sobre o MChFM – 1991

Histórico do Movimento Champagnat da Família Marista no Brasil “Carta abierta a los maristas” “ Há necessidade urgente de se converter cada professor num educador marista a fim de garantir a perenidade da presença marista em nossas aulas e fora delas. É necessário abrir-se a Congregação Marista para além das fronteiras jurídicas, nela acolhendo os professores leigos e catequistas, as famílias e funcionários, os alunos que desejam fazer próprio o carisma de Champagnat.”

Histórico do Movimento Champagnat da Família Marista no Brasil -Março de 1979 – Quarta reunião da Fraternidade Marista no Brasil Fraternidades em formação: 05 Fraternidades existentes : 06 -Fevereiro de 1980 – Primeiro Retiro das Fraternidades Maristas do Brasil, em Mendes Células 10 Pessoas 70

Histórico do Movimento Champagnat da Família Marista no Brasil -1981- Os Irmãos Provinciais pediram que não houvesse mais reuniões em nível de todo o Brasil e pediram a regionalização das Fraternidades , passando a animação para cada Província. Entretanto a “Mensagem de Vida” era enviada a todas as Fraternidades do Brasil. Temos nos Arquivos 70 “Mensagens de Vida”

Histórico do Movimento Champagnat da Família Marista no Brasil -1982- O 9º Congresso Brasileiro de Antigos Alunos Maristas abordou o tema: A FAMÍLIA MARISTA. O tema foi elaborado e apresentado pelo Floriano Tescarolo e o Ir. Joaquim Panini. O texto foi depois apresentado em Roma pelo Ir. Egídio Luiz Setti. -1986- O Irmão Charles Howard lança o ante-projeto do MOVIMENTO FAMÍLIA MARISTA e convida Irmãos a colaborar.

Histórico do Movimento Champagnat da Família Marista no Brasil -1987- O Irmão Joaquim Panini traduz do francês o ante-projeto do MOVIMENTO FAMÍLIA MARISTA e elabora o “MANUAL DOS ANIMADORES DAS FRATERNIDADES MARISTAS”, inspirando –se neste ante-projeto do MOVIMENTO FAMÍLIA MARISTA do Irmão Charles Howard

Histórico do Movimento Champagnat da Família Marista no Brasil -1989- Para celebrar o Bicentenário do nascimento do São Marcelino Champagnat foi elaborado um opúsculo de 37 páginas, intitulado “A ROCHA DE QUE FOMOS TALHADOS”- Documento- base para leigos marista

Histórico do Movimento Champagnat da Família Marista no Brasil -1991- Irmão Charles Howard, escreve a circular sobre “O MOVIMENTO CHAMPAGNAT DA FAMÍLIA MARISTA” no qual vem publicado o “PROJETO DE VIDA” do Movimento, texto base prático sobre as FRATERNIDADES MARISTAS.

Histórico do Movimento Champagnat da Família Marista no Brasil Publicação do PROJETO DE VIDA do MChFM no Brasil 1992- Província Marista de São Paulo 1995- Província Marista de Porto Alegre 2001- Província Marista do Brasil Norte 2003- A Província Marista do Brasil Centro-Sul

Histórico do Movimento Champagnat da Família Marista no Brasil -Julho de 2002- Criação da Província Marista do Brasil Centro-Sul -2004- Encontro Provincial de Animadores das Fraternidade, em Campinas. Foi criado o Manual das Fraternidades Maristas elaborado como guia para a formação de irmãos assessores e de leigos coordenadores.

Movimento Champagnat da Família Marista Análise da Pesquisa com as Fraternidades da Província Marista do Brasil Centro-Sul

A Fraternidade na Província 13 Fraternidades em 04 estados 4 Fraternidades em São Paulo: Campinas, Ribeirão Preto e 02 em São Paulo 04 Fraternidades no Paraná: Ponta Grossa, Itapejara do Oeste,Maringá e Curitiba 02 em Mato Grosso do Sul: Nova Andradina 03 em Santa Catarina: Chapecó , Florianópolis e Joaçaba Fundadas entre 1996 e 2005

Pesquisa Província Marista do Brasil Centro Sul Número de Fraternidades da Província: 13 Número de Questionários aplicados: 13 Número de questionários devolvidos: 12 Número de membros pertencentes a Fraternidade nos 12 questionários: 171

Membros das fraternidades Dos 171 membros quantos trabalham e quantos não trabalham em obras maristas: 39% 61% trabalham na obra marista não trabalham na obra marista

Média de idade dos participantes 5% 15% 39% 13% 3% 1% 14% menos de 20 20 a 29 30 a 39 40 a 49 50 a 59 60 a 69 70 a 79 mais de 80 Não responderam

Perfil dos participantes 39% 48% 6% 7% Leigos Leigas Irmãos Assessores Não responderam

Grau de apoio das Comunidades dos Irmãos 58% 25% 17% Muito bom Bom Insuficiente

Há troca periódica na Coordenação 8 4 Sim (das 08, 2 trocam anualmente e 3 a cada dois anos) Não

Onde são feitas as reuniões 5 3 4 Casas Obras marista Variando

Freqüência das reuniões 1 9 2 Quinzenal Mensal Bimestral

Duração média das reuniões 1 6 5 1h 1h30min 2h

É redigida uma Ata de cada Reunião? Ata das reuniões É redigida uma Ata de cada Reunião? 11 1 Sim Não

A Fraternidade se preocupa com a promoção vocacional? 2 5 Bastante Um pouco Vai tentar melhorar

A Fraternidade se preocupa em fundar e aumentar o número dos membros e até fundar uma nova fraternidade? 5 4 3 Bastante Um pouco Vai tentar melhorar

Apoios que as fraternidades recebem 2 4 6 8 10 12 Informação da província Informação do instituto (calendário/ roteiros/cartazes/ boletins/circulares/ informativos/web) Temas de formação da província Visitas do responsável provincial Encontros e retiros com outras fraternidades

Convivência e celebração Ênfase das reuniões 33% 25% 17% Oração comunitária Reflexão espiritual Convivência e celebração Consideram tudo prioridade

Atividades das Fraternidades Oração e reflexão Vínculos comunitários Trabalho numa obra não Marista Ação solidária Pastoral em paróquia Marista

Conquistas, Necessidades e Desafios Perseverança do grupo Aprofundamento da espiritualidade Presença da família Engajamento social Participação na paróquia Encontros nas casas Autonomia Participação de novos membros Solidariedade com os membros da Fraternidade Entusiasmo Apoio do pároco

Conquistas, Necessidades e Desafios Acompanhamento Integração eclesial Reuniões mais freqüentes Rotatividade Espiritualidade Integração com equipe provincial Eventos provinciais Contato com outras fraternidades

Conquistas, Necessidades e Desafios Tempo Horário adequado a todos Formação Engajamento social Consolidação do grupo Viver no cotidiano a espiritualidade do Movimento Integração eclesial Integração com outras fraternidades

Prioridades e sugestões à Província: Animação Provincial Prioridades e sugestões à Província: partilha e encontro entre fraternidades/envolvimento dos irmãos com a Fraternidade/visitas dos responsáveis provinciais/ material de apoio e subsídios/testemunho/melhor comunicação/Boletim/Não ficar somente na reflexão/retiros

Contribuição da Fraternidade para as demais comunidades: Animação Provincial Contribuição da Fraternidade para as demais comunidades: encontros nas casas dos fraternos/intercambio de idéias e partilha de experiências/visitas entre as fraternidades/testemunho/rezar pelas comunidades

Instrumentos de comunicação entre as fraternidades: Animação Provincial Instrumentos de comunicação entre as fraternidades: painel de mensagens e e-mail/informativo impresso periódico/Internet/circulares/revista da fraternidades/jornal eletrônico/correspondência entre as fraternidades/retiros/cursos de formação/encontro anual das fraternidades.

Conquistas y desafíos da Provincia

CONQUISTAS Y DESAFIOS Conquistas Creación de una Comisión Provincial de Formación del Laico Marista. Intenso y continuado proceso de formación de los laicos en el ámbito pedagógico, pastoral, espiritual y marista desde hace 30 años. Actualmente son pagadas 3 horas semanas para dicho proceso de formación. Ofrecimiento de cuatro encuentros provinciales anuales (VIVEMARES = Vivencias Maristas) para un proceso de formación específicamente espiritual y marista. Los VIVEMARES son semilleros de posibles candidatos para el MChFM. Encuentro provincial de cuatro días para la formación de Hermanos Asesores y de Laicos Coordinadores de Fraternidades Maristas Elaboración y publicación del “MANUAL DAS FRATERNIDADES”.

CONQUISTAS Y DESAFÍOS Desafíos Insuficiente conocimiento, motivación y compromiso de las Comunidades de los Hermanos con relación al MChFM. Ausencia de una coordinación provincial especificamente encargada de la animación y seguimiento del MChFM. Dicha ausencia es seguramente el gran desafío y la causa del insuficiente dinamismo del MChFM en la Provincia y de la poca acogida de tantas vocaciones de laicos maristas generados por le proceso permanente de formación en las distintas obras y el VIVEMAR. Ausencia de un programa más explícito y sistemático de formación para las Fraternidades.

Qué esperan de la Comisión del Laicado Seguir promoviendo encuentros en el ámbito americano o regionales; Elaborar una GUIA DE FORMACIÓN para los miembro de las Fraternidades Maristas; Seguir alimentando el Site del MChFM. Sin sofisticar, promover una coordinación nacional o regional del MChFM en conexión con la Comisión del Laicado en el ámbito congregacional