TEORIA GERAL DA ADMINISRAÇÃO I

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Transcrição da apresentação:

TEORIA GERAL DA ADMINISRAÇÃO I Prof. Fábio Ramos de Andrade, MPA fabio@aec-tea.org fabiodeandrade.blogspot.com

Ordem de Apresentação Adm Científica: Marcelo e Gilderlane Teoria Clássica: Jesi e Samuel Relações Humanas: Melqui e Bruno Processo adm: Somaria e Danielle Adm Objetivos: Fernando e Quésia Burocracia: Letícia e Vinicius T. estruturalista: Diego e Ariane T. Comportamental: Rosicleide e Thiala T. Geral sistemas T. Contingência

Administração Científica Abordagem Clássica Administração Científica Estudos Empíricos Ênfase nas Tarefas Período: 1903 Período: 1911 Taylor Tempos e Movimentos Organização Racional do Trabalho (ORT) Org. Formal Princípios: Planejamento Preparo Controle Execução Críticas: Mecanicismo Comprovação Científica Visão parcial da organização Campo de Aplicação

Administração como Ciência Abordagem Clássica Teoria Clássica Administração como Ciência Ênfase na Estrutura Fayol Período: 1916 Processo Administrativo Funções Administrativas Org. Formal Princípios: Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar Críticas: Visão simplificada da organização Ausência de trabalhos experimentais Extremo Racionalismo na concepção da Administração Teoria da Máquina

aumento de eficiência ao Abordagem Clássica Taylor Fayol Administração Científica Teoria Clássica Ênfase nas Tarefas Ênfase nas Estruturas Aumentar a eficiência da empresa por meio do aumento de eficiência ao nível operacional Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais

Abordagem Humanística Ênfase nas Pessoas Teoria das Relações Humanas Período: 1930 Mayo / Lewin Princípios: A organização é formada por pessoas Delegação de autoridade Confiança e abertura Dinâmica de grupo Humanizar a Administração Democratizar a Administração Sistema Social Críticas: Visão simplificada do indivíduo Limitação do campo de aplicação Parcialidade nos resultados Enfoque manipulativo das relações humanas Surgem Estudos: Motivação Liderança Redes de Comunicação

Abordagem Neoclássica Ênfase nas tarefas, pessoas e estrutura Escola do Processo Administrativo Drucker/ Newman Período: 1960-70 Princípios: Processo operacional Variedade de situações organizacionais Se apóia em princípios universais Surgem Estudos: Eficiência/Eficácia Centralização/ Descentralização Formal/Informal Ciclo Administrativo Organização Linear Organização Funcional Linha / Staff Departamentalização Críticas: Carecem de flexibilidade Dificuldade de adaptar-se às mudanças Diluição de autoridade Conflitos nas relações humanas Práticas de ADM: Postulados Clássicos Objetivos/Resultados Org. Formal e Informal

Abordagem Neoclássica Ênfase nas tarefas, pessoas e estrutura Administração por Objetivos Período: 1950 Drucker Princípios: Objetivos comuns entre as pessoas Definição de objetivos para cada setor Ênfase na mensuração e controle de resultados Staff Avaliação continua Interação entre superior-subordinado Presente e futuro Avaliação de Resultados Org. Formal e Informal Críticas: A estratégia organizacional pode ser uma faca de dois gumes Pode afetar a criatividade do grupo Visão objetivada pode ser fatal no âmbito da complexidade Surgem Estudos: Mensuração de resultado Planejamento estratégico Planos Táticos Planos Operacionais Avaliação de Desempenho Cenários

Abordagem Estruturalista Ênfase na eficiência da estrutura Teoria da Burocracia Weber/Merton Período: 1940 Princípios: Modelo Racional Complexidade das empresas Sociedade legal Formalização Hierarquia e autoridade Meritocracia Caráter legal das normas rotinas e procedimentos Previsibilidade do funcionamento Organização formal Críticas: Excesso de formalismo Ênfase nos cargos Excesso de exigências Processos lentos Surgem Estudos: Autoridade organizacional Rotinas e procedimentos padronizados Comunicação formalizada Racionalidade de processos Normalização e especificações

Abordagem Estruturalista Ênfase na estrutura organizacional, nas pessoas e no ambiente Teoria Estruturalista da ADM Etzioni/ Blau e Scott Período: 1950 Princípios: Convergência de várias abordagens divergentes Integrativa e Conflito tendências teóricas) Análise organizacional mais ampla Organizações formais e informais Organizações complexas Homem organizacional Org. formal e informal Críticas: Teoria de transição (para a teoria de sistemas) Surgem Estudos: Ambiente interno e externo Conflitos organizacionais Análise organizacional Homem organizacional Sistema Social

Abordagem Comportamentalista Teoria Comportamental da ADM Ênfase nas pessoas e no ambiente Simon/Schein / Maslow Período: 1947 Princípios: Conflito entre objetivos individuais e organizacionais Diferença entre problema, dilema e conflito Habilidades de Negociação Habilidades de liderança Organizações formais e informais Organizações complexas Homem organizacional Org. formal e informal Críticas: Excesso de psicologização Autoridade x obediência Reforço (muito simplista) Visão tendenciosa Surgem Estudos: Motivação Humana Necessidades das Pessoas Estilos de Administração Teoria X e Y Escala de Likert Teoria das Decisões Teoria do Equilíbrio organizacional Comportamento organizacional

Teoria Geral de Sistemas Abordagem Sistêmica Ênfase no ambiente Teoria Geral de Sistemas Katz/Kahn/ Schein Período: 1950 Princípios: Expansionismo Pensamento sintético Teleologia TIC’s Organizações formais e informais Organizações complexas Sistema aberto, Org. como sistema Críticas: Excesso de ênfase nas TIC’s Surgem Estudos: Cibernética / Informática Sistemas de informação Homeostasia Teoria da informação Automação de rotinas Automação industrial Teoria do conhecimento

Abordagem Contingencial Ênfase no ambiente, tecnologia, tarefas, estrutura e pessoas Teoria da Contingência Período: 1950 Lawrence / Lorsch Princípios: Complexidade organizacional: ambiente, tecnologia, estrutura, tarefas e pessoas Organizações formais e informais Organizações complexas Sistema aberto e sistema fechado Críticas: Relativismo em ADM Compatibilidade entre sistemas abertos e fechados Surgem Estudos: Ambiente Organizacional (sentido lato) Gestão do Conhecimento Cultura Organizacional voltada às Tecnologias Cenários

BIBLIOGRAFIA BATEMAN, T. S.  Administração: construindo vantagem competitiva.  São Paulo: Atlas, 1998. CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 634p. LODI, J. B. História da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. 217p. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004. 521p. Resumo elaborado por Dra. Marta Valentim, 2007,