Comunidades de prática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
Advertisements

Navegar com o Magalhães: vencendo desafios Esmeralda Oliveira 2011 Criar histórias animadas com o Photo Story Como transformar as suas fotografias ou desenhos.
Ministério da Fazenda - MF
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.

Fundação Roberto Marinho
Do networking à construção de redes sociais: um novo desafio.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Learning Organization
Gestão de conhecimento em organizações portuguesas
CAPÍTULO 8 IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA: CRIANDO CAPACIDADES MULTIDIMENSIONAIS.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
GESTÃO DO CONHECIMENTO diferencial competitivo na era digital
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE ABERTA.
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Desafios para o Turismo em Meio Rural Novas oportunidades – novas competências Palmela, 7 de Novembro de 2012.
O Uso Pedagógico do Blog
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Web 2.0 Instituição: Escola Superior de Educação Curso: Promoção Artística e Património UC: Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Vânia Janela.
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Velhice bem sucedida Três grandes categorias de condições:
Ferramentas de comunicação
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
DOMINIO CURSOS ONLINE Capacitação a Distância. Conceito  É o processo de agrupar e facilitar uma rede de conceitos e teorias de forma a organizar a experiência.
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
PROFESSORES AJUDAM PROFESSORES -Equipas de Resolução de Problemas- Baseado no modelo 30 minutos com os colegas Desenvolvido por: Poster Wilson,Kelly e.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Agentes Inteligentes e Sistemas Multi- agente (UD5) Construção de Sociedades de Agentes IST- 2004/2005.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
INVENTÁRIO DE APRENDIZAGEM
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Vivendo em um Mundo Centrado na Rede
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Ações de Aprendizagem com a prática e com outros
Artefacto2 Técnicas de Atendimento Simulações práticas / Role-playing Cristina Cadete 1.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
Somos todos seres sociais
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Comunidades de prática O Quê Porquê Comunidades de prática Quando Quem Como

nem às paredes confesso.. Palavra- chave! associo comunidade de prática a……

Participação Comunidade Tecnologias Aprendizagem Partilha Prática Cooperação Domínio Ambiente Partilha

story-telling A minha experiência…..

Os impressionistas costumavam encontrar-se nos cafés para debater o estilo de pintura que estavam a inventar. Essas interacções desenhavam uma Comunidade de Prática, sabendo-se que pintavam isolada e separadamente uns dos outros

Novos desafios Aprendizagem em rede Gestão do conhecimento Inovação e criatividade Conceito de competência Integracionismo e Comunitarismo

30 SEGUNDOS NA TV

Porquê uma comunidade de prática Ajudar a resolver problemas Ouvir os outros e ultrapassar as visões localistas Acompanhar as mudanças Reflectir sobre a prática e melhorá-la Ir mais além no tema estabelecido Ter voz activa e influenciar os outros Presentation notes This is a good exercise to do in small groups initially. Have people turn to their neighbors in groups of two or three and each describe a community that stands out in their memory. After a few minutes, ask a few people to report their experience to the whole group. The purpose of this slide is to push participants to describe the specific characteristics that made their community significant to them. They often come up with some of the characteristics outlined in Unit 3.1, and it is good to highlight these. Additional notes: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Uma comunidade de prática é... … actores/interventores que partilham os mesmos desafios interagem regularmente aprendem uns com os outros e melhoram as suas capacidades para enfrentar os desafios

Aspectos centrais Modelo geral Domínio Comunidade Práctica Participação Patrocínio Cuidar e acarinhar Apoio técnico e logístico Aprender juntos

Ferramentas Debates Visitas blogs wikis correio Troca de informação Ajuda Redes sociais agregadores Visioconferência Tertúlias Docs colaborativos Publicação de conteúdos Encontros Reuniões

Papéis Contador de histórias Arquivista NetMecânico Anfitrião Animador Gestor de conteúdos Diplomata