Flávia Tavares Silva Elias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação.
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Avaliação da situação de saúde
Pesquisa HOSS, Osni.
Metodologia da pesquisa
Profº: Mesaque Silva Correia
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Este material é parte integrante da disciplina
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Práticas Investigativas
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
Pesquisa em Comunicação
ARTIGO CIENTIFICO.
PROJETO DE PESQUISA Planejamento da Pesquisa Caminhos que serão percorridos * O que pesquisar * Por que pesquisar (Justificativa)
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
Marcus Tolentino DECIT/SCTIE/MS
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Amostragem qualitativa
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
PROJETO DE PESQUISA.
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Metodologia de Pesquisa
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Tema, Problema e Hipóteses
Edital MCT – CNPq/MS – SCTIE – DECIT Nº 26/2006 Determinantes Sociais da Saúde, Saúde da Pessoa com Deficiência, Saúde da População Negra e Saúde da População.
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA.
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
As Etapas da Pesquisa - TCC
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Avaliação da Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde Implementada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no período.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
Aula 5. Projeto de pesquisa
Projeto de Pesquisa Candice Cristiane B. S. Novaes
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos 3 Indicadores selecionados pelo GT-Indicadores do FNG para serem monitorados pelos Ministérios.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Bases para diretrizes de implantação dos Núcleos de Excelência Clínica Aplicada na Atenção Básica Flávia Tavares Silva Elias Coordenação Geral de Avaliação de Tecnologias em Saúde Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério da Saúde

O PET-Saúde Instrumento para: Viabilizar programas de aperfeiçoamento e especialização em serviço dos profissionais da saúde; Iniciar trabalho, estágios e vivências, dirigidos aos estudantes da área, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde - SUS.

Onde a SCTIE/Decit pode contribuir? Artigo 5 §2º É de responsabilidade dos Núcleos de Excelência Clínica Aplicada na Atenção Básica IV - Incentivar e produzir pesquisa voltada para a qualificação da atenção básica; V - Coordenar a revisão de diretrizes clínicas da atenção básica, em consonância com as necessidades do SUS;

IV - Incentivar e produzir pesquisa voltada para a qualificação da atenção básica; 1 – Definição de prioridades 2 - Perfil da equipe Incentivar e produzir pesquisa voltada para a qualificação da atenção básica. 3 - Capacitação 6 - Indicadores de avaliação 4 – Desenho de projeto de pesquisa 5 - Implementação

de diretrizes clínicas V - Coordenar a revisão de diretrizes clínicas da atenção básica, em consonância com as necessidades do SUS; 1 – Definição de prioridades 2 - Perfil da equipe Coordenar a revisão de diretrizes clínicas da atenção básica, em consonância com as necessidades do SUS. 6 - Indicadores de avaliação 3 – Metodologias (Agree) 4 – Capacitação 5 - Implementação

Análise preliminar dos projetos recebidos no PET-Saúde

Distribuição por UF dos projetos PET-Saúde/2009 N total da amostra = 279

Distribuição por tema de pesquisa dos projetos PET-Saúde/2009 N total da amostra = 279

Como elaborar um projeto? Passos a seguir: Elaborar uma pergunta de pesquisa que possa ser respondida Procurar e obter a evidência Analisar criticamente as evidências e selecionar a melhor evidência disponível, em termos de validade, impacto e aplicabilidade

Pergunta da pesquisa População Intervenção Comparação Outcome (desfechos)

1) O que Fazer? 1.1. Formular o problema 1.2. Enunciar as hipóteses 1.3. Definir os termos do problema e da hipótese 1.4. Estabelecer as bases teóricas, isto é, a relação que existe entre a teoria, a formulação do problema e o enunciado da hipótese.

2) Por quê? Para quê? Para quem fazer? 2.1. Justificativa da pesquisa 2.1.1. Motivos que justificam a pesquisa: motivos de ordem teórica e de ordem prática. 2.2. Objetivos gerais da pesquisa 2.2.1. Definir, de modo geral, o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa (visão global e abrangente). 2.3. Objetivos específicos da pesquisa 2.3.1 Fazer aplicação dos objetivos gerais a situações particulares.

3) Onde fazer? Como? Com o quê? Quanto? Quando? (Plano do experimento) a) População e amostragem b) Controle de variáveis c) Instrumento de pesquisa d) Técnicas estatísticas e) Cronograma

3.1. Onde? Como? 3.1.1. Descrever o campo de observação com suas unidades de observação e variáveis que interessam à pesquisa: População com suas características. Se for utilizar amostra, justificar, dando os motivos, e apresentar o modo como a mostra será selecionada e suas características. Local Unidades de observação relevantes para a pesquisa Quais as variáveis que serão e como serão controladas. Qual o plano de experimento que será utilizado.

3.2. Com o quê? 3.2.1. Descrever o instrumento da pesquisa que vai ser utilizado. 3.2.2. Que informações se pretende obter com eles. 3.2.3. Como o instrumento será usado ou aplicado para obter estas informações.

3.3. Quanto? (utilização de provas estatísticas) 3.3.1. Quais as hipóteses estatísticas enunciadas. 3.3.2. Como os dados obtidos serão codificados. 3.3.3. Que tabelas serão feitas e como serão feitas. 3.3.4. Que provas estatísticas serão utilizadas para verificar as hipóteses. 3.3.5. Em que nível de significância. 3.3.6. Previsão sobre interpretação dos dados.

3.4. Quando? (cronograma) 3.4.1. Definir o tempo que será necessário para executar o projeto, isto é, para realizar a pesquisa, dividindo o processo em etapas e indicando que tempo é necessário para realização de cada etapa.

4) Com quanto fazer e como pagar? (Plano dos custos da pesquisa) 4.1. Prever os gastos que serão feitos com a realização da pesquisa, especificando cada um deles.

Diretrizes clínicas

Appraisal of Guidelines Research & Evaluation - AGREE. Avalia tanto a qualidade do enunciado como a qualidade de alguns aspectos intrínsecos às recomendações

Appraisal of Guidelines Research & Evaluation - AGREE. Consiste em 23 questões organizadas em seis domínios: Âmbito e finalidade: 3 questões sobre o objetivo global da diretriz, às respectivas questões clínicas específicas e à população-alvo de pacientes. Envolvimento das partes: 4 questões sobre a representatividade da diretriz com relação aos pontos de vista dos seus utilizadores potenciais. Rigor de desenvolvimento: 7 questões sobre o processo de busca, seleção e classificação de evidência utilizada, com os métodos de formulação das recomendações e da respectiva atualização.

Appraisal of Guidelines Research & Evaluation - AGREE. Clareza e apresentação: 4 questões sobre a linguagem e o formato da diretriz. Aplicabilidade: 3 questões sobre às implicações da aplicação da diretriz, em termos organizacionais, comportamentais e de custos. Independência editorial: 2 questões sobre a isenção das recomendações e o reconhecimento de possíveis conflitos de interesse dos elementos do grupo de desenvolvimento da diretriz.

Appraisal of Guidelines Research & Evaluation - AGREE. Cada questão é classificada numa escala de 4 pontos, indo de 4 “Concordo inteiramente” a 1 “Discordo veementemente”.

Appraisal of Guidelines Research & Evaluation - AGREE. Comissão avaliadora (4 em média). Requisitos: familiarização do instrumento; conhecimentos técnicos sobre o tema da diretriz; conhecimento das estratégias e metodologias de avaliação critica da literatura; conhecimento das políticas de saúde no SUS; experiência assistencial e de gestão; declaração de conflito de interesses.

Desafios Evitar duplicidade de diagnósticos epidemiológicos; Harmonização de metodologias (permitir comparabilidade de dados); Produzir estudos de qualidade; Responder as necessidades reais do serviço; Convencimento dos profissionais de saúde e gestores; Enquadrar a comissão avaliadora.

Obrigada! flavia.elias@saude.gov.br ats.decit@saude.gov.br