O processador de imagem... Em termos gerais, entendemos que o processador de imagem é hoje uma ferramenta indispensável para professores e alunos...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Os Verdes João Artur Figueiredo
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.
Escola Superior de Educação
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
O mundo em miniatura: Da prática à teoria! Eva Firme 9 Abril 2006.
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
de Leitura Literatura.
Construindo uma identidade profissional
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Web: criação de páginas
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
TIC 10º ano de escolaridade
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
O Microsoft Publisher 2010 Criar publicações com aspecto profissional de forma fácil e rápida Formador: António Tavares 28 de Março 2011.
CIBERESPAÇO Espaço virtual criado pelas redes de comunicação e as interconexões entre computadores multimídia.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Dez novas competências para Ensinar
Apresentação oral.
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Tecnologias de apoio Educação Especial Que desafios? Cidália Marques 5 de Maio de 2010 Agrupamento Marinhas do Sal.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Indicações para a Apresentação Oral Final Comunicação Oral e Escrita IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
“Indisciplina e Violência na Escola: Factores de Risco”
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Perguntas de Modelação
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
Agrupamento de Escolas de Águeda Biblioteca Escolar
Criações visuais/ história da arte e HQ's
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
Módulo 4 – Legislação desportiva
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
APRESENTAÇÃO DO FOLHAS O Projeto Folhas objetiva viabilizar meios para que os professores da Rede Pública Estadual do Paraná pesquisem e aprimorem seus.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Título Nº Aluno – Nome do aluno Apresentação do relatório de preparação de dissertação (MEI) Unidade Curricular de Preparação de Dissertação DI, FCT/UNL,
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Maio 2014 Descritivo da Solução. Projecto CSRTarget O CSRTarget é uma ferramenta inovadora, rápida, e adequada às necessidades das Empresas/Organizações.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Transcrição da apresentação:

O processador de imagem... Em termos gerais, entendemos que o processador de imagem é hoje uma ferramenta indispensável para professores e alunos...

A nossa perspectiva... Na maioria dos casos, o processador de imagem deve ser entendido não como um fim em si mesmo mas como um recurso que pode ser integrado numa multiplicidade de actividades e projectos.

Osoftware O software... Entendemos ainda que a opção de utilização do PSP como programa de processamento de imagem se justifica: pelas suas potencialidades técnicas por se tratar de um programa acessível (do ponto de vista financeiro, mas não só) comparativamente a outros programas.

Alternativas Sobretudo pelo facto de não existir versão portuguesa, parece-nos que ao nível da implementação do Currículo Básico seria desejável considerar possibilidades alternativas.

Adequação aos contextos Assim, defendemos a possibilidade de os professores poderem escolher outro programa de processamento de imagem que, eventualmente, se adapte melhor ao seu contexto (nível de ensino, por exemplo). O currículo básico precisa de facto de alguma plasticidade !...

OManual O Manual Quanto ao manual, propriamente dito, alguns aspectos mereceram da nossa parte algumas notas: estrutura exploração dos recursos

OManual - estrutura O Manual - estrutura Simplicidade e consistência Clareza na exploração dos aspectos técnicos tratados Definição clara de objectivos Enquadramento no âmbito do Currículo Básico Indicação/sugestão da duração prevista do módulo

OManual – exploração de recursos O Manual – exploração de recursos Actividades orientadas para situações concretas Abordagem adequada (mostra o produto final e apresenta de forma clara os procedimentos, passo a passo). Escassas referências aos diferentes formatos de gravação de imagens (e suas características), definição de imagens... Ausência de ideias/sugestões/exemplos de actividades ou projectos de referência (boas práticas).

A partir de um exemplo de Boa Prática Projecto Comunicar através da imagem

Através de um trabalho de composição de imagens e partindo de obras de artistas conhecidos, os alunos realizam as suas próprias criações. Cada grupo trabalhará com base em duas obras, a que escolheram e que foi seleccionada pela escola parceira. O projecto culminará com a publicação na Internet dos trabalhos e com a realização de uma eventual exposição local.

Comunicar através da imagem Objectivos: Conhecer artistas, as suas pinturas, as suas obras e o seu contexto socio-cultural. Utilizar um programa de processamento e tratamento de imagem como uma ferramenta de apoio à (re)criação de arte gráfica. Utilizar a Internet como meio de comunicação e intercâmbio com outros parceiros.

Comunicar através da imagem La liberté guidant le peuple ( Eugène Delacroix) Estremoz (Maluda)

Exercício 1 Sobrepor (integrar) duas imagens Figura 1 Figura 2

Figura 3

Títulos (Letras com fundo de outra imagem)

Efeitos especiais Do texto à imagem – FIRE

Formar Professores em Rede... Augusto CandeiasAugusto Candeias José Luís CarvalhoJosé Luís Carvalho Vicência MaioVicência Maio Fevereiro de 2001 Universidade de Évora