Do Projecto Curricular de Escola ao Projecto Curricular de Turma
“Por projecto curricular entende-se a forma particular como, em cada contexto, se reconstrói e se apropria um currículo face a uma situação real, definindo opções e intencionalidades próprias, e construindo modos específicos de organização e gestão curricular, adequados à consecução das aprendizagens que integram o currículo para os alunos concreto daquele contexto.” (Roldão, Maria do Céu:1999,44)
Pressupostos Uma ideia de currículo centrada nas aprendizagens fundamentais que os alunos devem fazer, porque são necessárias socialmente Uma prática de currículo centrada na escola, porque é a ela que cabe a responsabilidade de decidir as formas mais adequadas à promoção de melhores aprendizagens dos alunos.
Margens de liberdade das Escolas – ingredientes para um Projecto Curricular de Escola. Decisões sobre o tempo, o espaço, os recursos humanos e materiais mais adequados para contextualizar o core curriculum definido nacionalmente ( competências; estrutura genérica dos planos curriculares):
Margens de liberdade das Escolas: Algumas questões Como vai a escola distribuir os blocos pelas disciplinas que constituem cada área ? Como é que isso vai obrigar a repensar as lógicas disciplinares em que o currículo se encerrou ?
Margens de liberdade das Escolas: Algumas questões Qual é a consciência que a Escola tem da importância da aprendizagem intencional das competências transversais? Como é que a escola tem praticado a área Escola ? Que ensinamentos pode daí tirar para desenhar a estrutura da área de projecto ? Que espaço ocupa a Educação para a cidadania nas práticas e nos normativos da Escola ? O que é que a Escola entende ( e faz) no âmbito do desígnio estabelecido na LBSE, acerca da necessidade de se promover na escola o “aprender a aprender” ?
Margens de liberdade das Escolas: Algumas questões Que inventário fez a escola das necessidades de formação dos seus docentes? Como propõe satisfazê-las ? Como pode a escola promover uma maior participação dos seus actores nas decisões colectivas, e uma maior articulação entre aqueles ? Como é que a escola tenciona acompanhar e avaliar as decisões curriculares que tem tomado ( e vai tomar) ?
Do Projecto Curricular de Escola ao Projecto Curricular de Turma “Para marinheiro sem rumo, não há ventos que corram de feição.”
Ao Projecto Curricular de Turma Que sentido tem na actual Reorganização Curricular ? O sentido do currículo que se pretende implementar passa de um modelo fechado, sustentado nas diferentes áreas de conhecimento e no trabalho individual do professor, para um outro modelo que se sustenta na estrutura epistemológica das disciplinas, mas também nas características sociológicas, psicológicas dos alunos e da turma, o que obriga à assunção, pelos operários curriculares, de uma diferente representação sobre o que é o currículo, com as conseqüentes práticas pedagógicas, e a um novo espírito de colaboração entre os professores.
Coordenadas A articulação horizontal das competências essenciais e saberes disciplinares: vamos precisar de interrogar os programas à luz das competências essenciais; A necessidade de decidir como se vão operacionalizar as competências transversais, tendo em conta a turma e os alunos que a constituem, o nível de escolaridade em que se encontram
Coordenadas Em todas as áreas e disciplinas fazer: mais trabalho experimental; mais trabalho de laboratório; mais trabalho de contextualização e uso dos saberes; melhor trabalho de grupo; promover mais a participação dos alunos como co-decisores curriculares.
Coordenadas Promover a diferenciação, para que todos os alunos aprendam e tenham sucesso; Cultivar a adequação entre os saberes a aprender e os alunos que aprendem, na convicção que aprender não é papaguear ; Usar a flexibilidade possível nas sequências de aprendizagem, nas ligações entre as disciplinas, na escolha do tipo de trabalho que os alunos fazem, na organização do tempo e do espaço, etc.
Princípios. Princípio de colaboração; potência individual; respeito pelos ritmos da Turma; aceitação participativa; facilitação e não esquematização.
Projecto Porque obriga os professores a reflectir sobre as suas práticas Porque controla as práticas efectivamente realizadas
Projecto Curricular de Turma: na crista da onda Entre a tentação normativa e a tentação libertária. Entre o desejo de atingir a qualidade educativa e o medo de não se ter a matéria prima mais favorável.
Projecto Curricular de Turma “ caminhante, não há caminho, Apenas sulcos no mar” António Machado – Vamos precisar de aprender surf ?!