Escola E.B. 2 Pêro da Covilhã

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
Advertisements

Basquetebol Inês Brás.
Voleibol Inês Brás.
Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891.
Escola E. B. 2º Ciclo Pêro da Covilhã
ANDEBOL.
Ataque no basquetebol.
Associação de Basquetebol de Setúbal Conselho de Arbitragem Distrital
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
O FUTSAL.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
BASQUETEBOL Prof.Leandro Schuck.
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
UNIDADE DE TREINO Juvenis
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 3
UNIDADE DE TREINO Iniciados
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO.
10º Ano PRÁTICA DE ACTIVIDADES FÍSICAS
Reunião AAFSM 05Jan Nordeste. Quais as condições que devem estar presentes para que uma infração seja considerada uma falta? a)Ser cometida por.
1º e 2º SET 25 pontos À melhor de JOGO 3 SETS 3º SET 15 pontos Diferença de 2 pontos 2 tempos de 30 seg por set 3º SET 15 pontos EQUIPA Mínimo 10.
FUTSAL.
Pressupostos norteadores das principais regras
Basquetebol Fundamentos Regras.
FORMAÇÃO DE JUÍZES/ÁRBITROS ESCOLARES
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
UNIDADE DE TREINO Juvenis
Basquete.
BASQUETEBOL.
UNIDADE DE TREINO Iniciados Nº 4 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 85’
UNIDADE DE TREINO Infantis Nº 8 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 80’
Trabalho realizado por: Miguel Vilela Nº8 Turma: CEF IOSI
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO.
PONTOS DE ÊNFASE 2011/2012 Parte 1
Regras de jogo de Andebol
Pedro trigo araújo Futebol.
UNIDADE DE TREINO Iniciados
BASQUETEBOL.
UNIDADE DE TREINO Minis
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Regras de Basquetebol E.B. 2,3 Caldas das Taipas.
Profª. Maria Helena Carvalho
UNIDADE DE TREINO Infantis Nº 5 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 75’
UNIDADE DE TREINO Infantis Nº 7 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 75’
Trabalho Realizado por: - Jessica Morgado -Miguel Pratas
UNIDADE DE TREINO Iniciados
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
UNIDADE DE TREINO Infantis
BASQUETEBOL.
BASQUETEBOL.
Princípios e Fundamentos Técnicos.
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
Regra 1.
REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL:
UNIDADE DE TREINO Juvenis Nº 4 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 95’
TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES: BASQUETEBOL:
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
UNIDADE DE TREINO Iniciados Nº 5 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 85’
Corfebol 1902 – Nasceu, na Holanda, o Corfebol, inventado pelo professor holandês Nico Broekhuyesen – Fundou-se a Associação Holandesa de Corfebol.
FUTSAL.
TÉNIS.
O Basquetebol Professor: Emerson Roarky.
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Transcrição da apresentação:

Escola E.B. 2 Pêro da Covilhã Fantástico Aula Teórica Prof: José Luís Mendes

História do Basquetebol Foi inventado por um professor Canadiano, James Naismith no ano de 1891. Em Dezembro do mesmo ano, teve lugar o primeiro jogo, no Springfield College, nos EUA. O seu primeiro nome foi Basket-ball. Em 1936, o Basquetebol passou a fazer parte do calendário olímpico, nos Jogos Olímpicos de Berlim.

Identificação do Jogo Jogo Desportivo Colectivo, praticado por duas equipas formadas por 5 jogadores efectivos mais 5 suplentes.

Objectivo do jogo Acção ofensiva- Introduzir a bola no cesto da equipa adversária para marcar ponto. Acção defensiva- Evitar que a equipa adversária introduza a bola no nosso cesto para não perdermos ponto

Linhas do Campo 1 – Linha Lateral 2 – Linha de Fundo 3 – Linha de meio campo 4 – Círculo Central 5 – Linha de três pontos 6 – Linha de Lançamento Livre 7 – Área Restritiva 2 5 3 6 4 7 1

Duração do Jogo O jogo tem a duração de 40 min divididos em 4 períodos de 10 min. Entre o 1º e o 2º, e o 3º e 4º período tem que existir um intervalo de 2 min, entre o 2º e o 3º período existe um intervalo de 15 min.

Resultado do Jogo Vence o jogo a equipa que no final do tempo regulamentar obtiver um maior número de pontos. Caso o jogo termine empatado joga-se um período suplementar de 5 min. ou os que forem necessários para desempatar o jogo.

Pontuação Lançamento Livre – 1 ponto Lançamento de campo dentro da linha de 3 pontos – 2 pontos Lançamento de campo fora da linha de 3 pontos – 3 pontos

Regras do jogo - Juizes 2 Árbitros – Responsáveis por dirigir o jogo, assinalar as infracções e vigiar a conduta dos jogadores; O marcador – Regista os pontos e as faltas; O cronometrista – que é responsável por controlar o tempo de jogo.

Início do Jogo O jogo inicia-se com um lançamento de bola ao ar no círculo central, efectuado pelo árbitro, entre dois jogadores adversários, que saltando tentam tocar a bola para os companheiros de equipa.

Infracção- Em relação à bola Bola intencionalmente socada ou pontapeada; Mais de dois apoios com a bola nas mãos (PASSOS); Ressalto, agarrar a bola e voltar a driblar, driblar com as duas mãos simultaneamente (DRIBLES); Bola nas mãos parada mais de 5 seg; Uma equipa em acção atacante demorar mais de 24 seg a lançar a bola ao cesto.

Infracção – Em relação às marcações do campo Bola fora, quando esta toca o solo sobre ou além das linhas limites do campo; Mais de 3 seg., sem, bola na área restritiva adversária; Bola da zona de ataque para a zona de defesa; Demorar mais de 8 seg. a passar da zona de defesa para a zona de ataque.

Falta Pessoal É uma falta de um jogador que envolve contacto ilegal com um adversário, quer a bola esteja viva ou morta.

Penalidade para a falta pessoal Se a falta não for cometida no acto do lançamento a reposição da bola é feita atrás da linha limite do campo, mais próxima, onde foi feita a infracção. Se a falta é cometida no acto do lançamento: Se o cesto conta concedido um lance livre; Se a bola não entra são concedidos 2 ou 3 lançamentos consoante o local onde foi feita a infracção.

Falta Antidesportiva É uma falta pessoal cometida por um jogador que, no entender do árbitro, não é uma tentativa legitima de jogar directamente a bola dentro do espirito desportivo e intenção das regras.

Penalidade para a falta anti - desportiva Serão averbados lançamentos livres à equipa que não cometeu a falta, seguidos de posse da bola no ponto médio da linha lateral.

Falta Técnica São faltas de um jogador que não envolvem contacto com um adversário; Quando um jogador despreze as advertências feitas pelo árbitro ou dirija-se desrespeitosamente a ele.

Penalidade para a falta técnica Será concedido 1 lançamento livre à equipa que não cometeu a falta, seguido de posse da bola no ponto médio da linha lateral.

Cinco faltas de um jogador Um jogador que cometeu cinco faltas (pessoais ou técnicas) deverá abandonar o jogo e ser substituído por outro.

Faltas da equipa: Penalidade Quando uma equipa comete quatro faltas num período do jogo. Como consequência todas as próximas faltas serão penalizadas com 2 lances livres para a equipa adversária.