Alguns princípios fundamentais a considerar:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Apresentação da proposta do
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Do Projecto Curricular de Escola ao Projecto Curricular de Turma
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Tecnologias da Informação e Comunicação
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Lei de bases do sistema Educativo
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
ESTUDO ACOMPANHADO.
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
DEPARTAMENTO DE ACÇÃO EDUCATIVA Técnica de Segurança Rodoviária
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
AUTOAVALIAÇÃO.
Desenvolvimento Curricular
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Departamento do Ensino Secundário
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
Portfólio de Estágio Supervisionado
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
Medidas educativas para alunos com NEE
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
A Função do Professor Articulador
Avaliação Externa - processo
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Professor Coordenador de Apoio
Módulo 4 – Legislação desportiva
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Revisita ao PPP.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

Desenvolveremos, seguidamente, alguns aspectos essencialmente referentes ao 2º ciclo.

Alguns princípios fundamentais a considerar: A escola básica não se poderá traduzir na mera adição de disciplinas e deverá assegurar a formação integral dos alunos; A escola terá de garantir uma educação de base para todos; A escola será o centro dinamizador da “reforma”; O professor passará de executor a decisor e gestor do currículo; O currículo visa tudo o que a escola proporciona aos alunos.

Desp. Norm. n.º 30/2001 (Avaliação no Ensino Básico) O QUE HÁ DE NOVO ? Uma nova noção de currículo Um novo desenho curricular dividido por áreas Uma nova carga horária semanal e respectiva distribuição por áreas Formações transdisciplinares Áreas curriculares não disciplinares Desp. Norm. n.º 30/2001 (Avaliação no Ensino Básico)

Projecto Curricu-lar de Turma Programas Plano Curricular Mentalidade Curricular Projecto Educativo Projecto Curricular de Escola   Projecto Curricu-lar de Turma Cultura Escolar Competências Conteúdos essenciais Experiências de aprendizagem Atitudes e valores Currículo Real

Projecto curricular e seus responsáveis Currículo nacional Ministério da Educação Projecto curricular de escola Órgãos de administração e gestão Projecto curricular de turma Conselho de turma

Currículo nacional *Conjunto de aprendizagens e competências a desenvolver pelos alunos ao longo do ensino básico; * Desenho curricular anexo ao Dec. Lei nº6/2001 *Conjunto de competências consideradas essenciais e estruturantes no final de cada ciclo ; * Perfil de competências terminais ; * Definição dos tipos de experiências educativas que devem ser proporcionadas a todos os alunos.

PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA *PROJECTO EDUCATIVO: *OPÇÕES PEDAGÓGICAS. *REGULAMENTO INTERNO: *OPÇÕES ORGANIZACIONAIS (desenho curricular). * PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES. * CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Projecto curricular de turma * Documento central de planeamento e gestão do currículo real * Da responsabilidade do Conselho de Turma e coordenado pelo respectivo director de turma * É elaborado a partir do diagnóstico e caracterização da turma e das orientações do currículo Nacional e da Escola * É composto por toda a documentação de diagnóstico, estudo, tomada de decisões, planeamento, e avaliação de resultados * Objectivo Criar condições de resposta concreta às necessidades de aprendizagem reais dos alunos da turma tendo em vista o sucesso e a qualidade de ensino desejada.

Desenho curricular do 2º ciclo Áreas curriculares disciplinares: Línguas e Estudos Sociais Língua Portuguesa Língua Estrangeira. História e Geog. de Portugal. Matemática e Ciências Matemática Ciências da Natureza Educação Artística e Tecnológicas Ed. Visual e Tecnológica Educação Musical Educação Física Desenho curricular do 2º ciclo Áreas curriculares não disciplinares Área de Projecto. Estudo Acompanhado. Formação Cívica. Educação Moral e Religiosa Actividades de enriquecimento

Carga horária semanal (x90 min) Desenho curricular do 2º ciclo Áreas curriculares disciplinares: Línguas e Estudos Sociais Língua Portuguesa Língua Estrangeira. História e Geog. de Portugal. Matemática e Ciências Matemática Ciências da Natureza Educação Artística e Tecnológicas Ed. Visual e Tecnológica Educação Musical Educação Física Carga horária semanal (x90 min) 5º ano 6º ano Total ciclo 5 5,5 10,5 3,5 3,5 7 3 3 6 Desenho curricular do 2º ciclo 1,5 1,5 3 Áreas curriculares não disciplinares Área de Projecto. Estudo Acompanhado. Formação Cívica. 3 2,5 5,5 a decidir pela escola 0,5 0,5 1 Educação Moral e Religiosa 0,5 0,5 1 Máximo global 17 17 34

Formações transdisciplinares Desenho curricular do 2º ciclo Áreas curriculares disciplinares: Línguas e Estudos Sociais Língua Portuguesa Língua Estrangeira. História e Geografia de Portugal. Matemática e Ciências Matemática Ciências da Natureza Educação Artística e Tecnológicas Educação Visual e Tecnológica Educação Musical Educação Física Formações transdisciplinares Áreas curriculares não disciplinares Área de Projecto. Estudo Acompanhado. Formação Cívica. Formação pessoal e social Educação Moral e Religiosa Actividades de enriquecimento

Formações transdisciplinares Educação para a cidadania; Valorização da língua portuguesa; Valorização da dimensão humana do trabalho; Utilização das tecnologias de informação e comunicação.

Área de Projecto Áreas curriculares não disciplinares Estudo Acompanhado Formação Cívica

Área de Projecto 1- Pretende-se que, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos, *se realizem projectos centrados em: situações-problema; pesquisa; Intervenções. *os alunos: concebam realizem avaliem. * se promova: a articulação de saberes de diversas áreas curriculares 2- Orientada por 2 professores, sempre que possível de áreas diferentes. 3- Avaliação qualitativa.

Estudo Acompanhado 1- Aquisição de competências que permitam a apropriação pelos alunos de: métodos de estudo e trabalho; desenvolvimento de atitudes e capacidades que favoreçam a autonomia. 2- Orientado por dois professores 3- Avaliação qualitativa

Formação Cívica 1- É um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação para a cidadania 2- Pretende-se: desenvolver a consciência cívica; Contribuir para a formação de cidadãos, responsáveis, activos e intervenientes; Promover a troca de experiências vividas pelos alunos; Promover a participação, individual e colectiva, na vida da turma, da escola e da comunidade. 3- Orientada pelo D T . 4- Avaliação qualitativa.

Novo regime de avaliação Reforça a lógica de ciclo; Coloca a avaliação como elemento determinante na elaboração e adequação dos projectos curriculares de escola e de turma; Apresenta a avaliação formativa como a principal modalidade de avaliação do ensino básico; Refere que a avaliação sumativa consiste na formulação de uma síntese das informações recolhidas; Estabelece com clareza as regras de retenção dos alunos no final dos ciclos face às competências necessárias para a aprovação; Embora admita a retenção em anos não terminais de ciclo, responsabiliza os conselhos de turma pela tomada dessa decisão.

IMPLEMENTAÇÃO * Para promover a mudança é necessário: Legislação que enquadre as alterações desejadas Recursos Humanos que acreditem e se empenhem na mudança : Professores abertos, criativos, tolerantes, cooperantes, disponíveis com o objectivo claro de dignificar a profissão, dignificando-se.

OS PRIMEIROS PASSOS DA NOSSA ESCOLA Projecto Curricular de Escola PROJECTO EDUCATIVO DA ESCOLA “VALORIZA A TUA ESCOLA E OS SABERES” - destaca-se o seu plano de acção que pretende actuar sobre a qualidade das instalações, equipamento, insucesso, abandono, e agressividade OPÇÕES PEDAGÓGICAS *REGULAMENTO INTERNO: *OPÇÕES ORGANIZACIONAIS * CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO * PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES. (em construção)

PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA OPÇÕES PEDAGÓGICAS -Todas as áreas curriculares deverão investir na elaboração e interpretação de textos, no raciocínio e cálculo. - Vão-se realizar testes de avaliação diagnóstica no 5º e 7º ano, nas disciplinas de Português e Matemática na última semana de Setembro. - A Área de Projecto será da responsabilidade do D.T. e de um outro professor que não seja da mesma área. - O Estudo Acompanhado será da responsabilidade de dois professores, um da área das Ciências e outro da área das Letras e concretizar-se-á num bloco de 90 m. - Atribuir-se-á 0,5 tempo disponível no 5º ano à Língua Portuguesa e no 6º ano à Formação Cívica. - A Formação Cívica será orientada pelo D.T. e pelo Professor de História e Geografia de Portugal, em 0,5 tempo cada. - Realizar-se-á uma reunião mensal de Conselho de Turma

PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA Desenho curricular do 2º ciclo Áreas curriculares disciplinares: 5º Ano 6º Ano Línguas e Estudos Sociais Língua Portuguesa................................................ 2,5 2,5 Língua Estrangeira............................................... 2 2 História e Geog. de Portugal................................. 1 1 Matemática e Ciências Matemática............................................................ 2 2 Ciências da Natureza.......................................... 1,5 1,5 Educação Artística e Tecnológicas Ed. Visual e Tecnológica...................................... 2 2 Educação Musical................................................. 1 1 Educação Física........................................... 1,5 1,5 Desenho curricular do 2º ciclo Áreas curriculares não disciplinares Área de Projecto........................................... 1 1 Estudo Acompanhado.................................. 1 1 Formação Cívica..........................................0,5 0,5 Educação para a Cidadania........................0,5 0,5 Educação Moral e Religiosa..............................0,5 0,5

PROJECTO CURRICULAR DE ESCOLA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Domínio cognitivo e/ou psicomotor: 75 % Os critérios nestes domínios ao nível das disciplinas estão a ser definidos. Domínio atitudinal: 25 % Atitudes e valores observáveis e respectivos indicadores Pontualidade: - Entrar na sala de aula com o grupo turma e o professor. Responsabilidade: - Ser assíduo; - Trazer o material para as aulas; - Cumprir as tarefas propostas; -Cumprir prazos estabelecidos. Empenhamento: - Realizar os trabalhos para casa;, - Participar com qualidade nas tarefas propostas; Respeito: - Cumprir regras de conduta social, - Preservar equipamento e instalações, -Cooperar com os colegas Está a ser elaborado documento para informação aos Encarregados de Educação

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA Procurámos receitas mas não as encontrámos

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA Não há receitas pré-fabricadas. É necessário procurar formas de actuação à medida da turma tendo em vista os resultados pretendidos. 1-DIAGNOSTICAR para conhecer e caracterizar a turma 2- PLANIFICAR: Juntar os recursos, estudá-los e construir respostas 3- APLICAR as respostas planeadas 4- AVALIAR: Criar novas respostas para resolução das situações não ultrapassadas PLANIFICAR- APLICAR-AVALIAR-------------PLANIFICAR-APLICAR-AVALIAR

Projecto curricular de Turma Diagnóstico da turma Procurar a resposta às seguintes questões: Como recolher as respostas - Quem são?; - Níveis de repetência; - Níveis de motivação; - Saberes nucleares em défice?; - Consistência do grupo; - Lideranças; - Que relação com o conflito; - Motivação para o trabalho escolar; - Apoio familiar; - Condições/apoios no trabalho em casa. -Inquéritos; -Testes diagnósticos; -Consulta de processos individuais; -Informações recolhidas junto dos professores -Diálogo com os alunos; -Diálogo com os Encarregados de Educação; - Outras.

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA PLANIFICAÇÃO -Definição das principais carências da turma e decisão de prioridades ao nível das competências a desenvolver em função das necessidades e interesses da turma; - Definição das competências transversais consideradas prioritárias ; -Planificações das várias disciplinas e Áreas não disciplinares; - Realização da articulação de conteúdos; -Definição e articulação das metodologias, estratégias e situação de aprendizagem/actividades a desenvolver no âmbito de cada disciplina e áreas curriculares não disciplinares.

PROJECTO CURRICULAR DE TURMA Implementação das estratégias definidas. APLICAÇÃO Implementação das estratégias definidas.

Avaliação PROJECTO CURRICULAR DE TURMA - Um dos princípios em que assenta a avaliação das aprendizagens é a consistência entre os processos de avaliação e as aprendizagens e competências pretendidas através da utilização de modos e instrumentos de avaliação diversificados, de acordo com a natureza das aprendizagens e dos contextos em que ocorrem. Para regular todo o processo é necessário definir formas de avaliação e criar instrumentos de registo O que nos deve levar à criação de fichas, grelhas, relatórios, etc. para: observação/avaliação de conhecimentos e competências nas várias áreas; promover a auto-avaliação dos alunos; promover o controlo do projecto.

Área de Projecto 1- Pretende-se que, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos, *se realizem projectos centrados em: situações-problema; pesquisa; Intervenções. *os alunos: concebam realizem avaliem. * se promova: a articulação de saberes de diversas áreas curriculares 2- Orientada por 2 professores, sempre que possível de áreas diferentes. 3- Avaliação qualitativa mas com implicações na tomada de decisão sobre a progressão dos alunos no final de Ciclo.

Estudo Acompanhado 1- Aquisição de competências que permitam a apropriação pelos alunos de: métodos de estudo e trabalho; desenvolvimento de atitudes e capacidades que favoreçam a autonomia. 2- Orientado por dois professores 3- Avaliação qualitativa

Formação Cívica / Educação para a Cidadania 4- Avaliação qualitativa. 1- É um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação para a cidadania 2- Pretende-se: desenvolver a consciência cívica; Contribuir para a formação de cidadãos, responsáveis, activos e intervenientes; Promover a troca de experiências vividas pelos alunos; Promover a participação, individual e colectiva, na vida da turma, da escola e da comunidade. 3- Orientada por 2 professores em períodos de 0,5 tempo: * Formação Cívica pelo Director de Turma; * Educação para a Cidadania pelo professor de História e Geog. de Portugal. 4- Avaliação qualitativa.

Novo regime de avaliação Reforça a lógica de ciclo; Coloca a avaliação como elemento determinante na elaboração e adequação dos projectos curriculares de escola e de turma; Apresenta a avaliação formativa como a principal modalidade de avaliação do ensino básico; Refere que a avaliação sumativa consiste na formulação de uma síntese das informações recolhidas; Estabelece com clareza as regras de retenção dos alunos no final dos ciclos face às competências necessárias para a aprovação; Embora admita a retenção em anos não terminais de ciclo, responsabiliza os conselhos de turma pela tomada dessa decisão.