IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro 2006 1As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Domingos Cravo 26 de Outubro de 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão do Capital Humano
Advertisements

José Rodrigues de Jesus 17.Julho.2009
Prof. Alberto Martins Júnior
Administração Financeira – I
Capítulo 11 Desenho Departamental
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
Estratégias de Marketing para o Sector dos Vinhos
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As Fronteiras da Profissão Expansão da Profissão As Fronteiras da Profissão João Carvalho das Neves 26.
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Expansão da Profissão - Novas Áreas de Intervenção Expansão da Profissão Novas Áreas de Intervenção Carlos.
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro César A.R. Gonçalves Formação e Qualidade Formação Profissional Um Novo Projecto César A.R. Gonçalves.
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro Os Revisores na União Europeia - As Diferentes Práticas Profissionais: Problemas e Soluções Os Revisores.
Negócio Internacional Capítulo 8 Estratégias Colaborativas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócios Internacionais
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
1. 2 História do Banco BESA e a sua Missão Estratégias do BESA Meio Envolvente Transaccional Pontos de Reflexão Acções Comerciais.
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
1 Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial FIVE Soluções de Financiamento para a revitalização (das empresas) Empresarial 16 Fevereiro 2005 MP.
1 Como apresentar/lançar um negócio próprio Conferência – Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG – 16 de Fevereiro de 2005 Rui Ferreira.
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing
COMPETITIVIDADE GLOBAL
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
11. INDÚSTRIA EM TRANSIÇÃO PARA A MATURIDADE
Estratégia Empresarial
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
AVALIAÇÃO PNAFE 116ª Reunião Ordinária CONFAZ Foz do Iguaçu, dezembro de 2004.
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Internacionalização de PMEs
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Guilherme Siqueira Simões
Movimento Brasil Competitivo
Aula 2 Ambiente de Marketing.
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
A sua génese Estimativas recentes demonstram que: Apenas 45% das PMEs estão informadas Apenas 4% das PMEs eligíveis apresentam candidaturas A taxa de.
Estratégias do agronegócio

CONSULTORIA EMPRESARIAL
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
A Controladoria e o papel do Controller
PLANO DE NEGÓCIO.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Iniciando um negócio... Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Como estabelecer e organizar
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
A Parker estabelece parcerias com os seus clientes para aumentar a sua produtividade e lucro.
Estratégia de operações
Programa de Financiamento às Exportações
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Capítulo 2 Estratégia de operações. É a maneira como as operações implementam a estratégia corporativa e ajudam a construir uma empresa orientada para.
Não estabeleça prazos audaciosos demais
Formação à distância Avaliação de Empresas novembro 2012 Ana Isabel Martins.
Qual a importância do Marketing Contábil
Modelo de Planejamento
QI_PME Norte Benchmarking. 2ª actividade da 1ª Fase do Programa Programa QI_PME NORTE Diagnóstico Organizacional Seminário de Diagnóstico Benchmarking.
PLANO DE MARKETING II.
Estratégia Organizacional
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
UFP – Marketing Internacional Porque é que se deve Exportar? Um factor importante é o risco reduzido e baixo custo associado.
 Palavras chave: PME´S Economias de Escala Crescimento  Ideia Chave: Desenvolvimento da pequenas e médias empresas.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial
Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial ( Mário Fidalgo )
Direcção de Produtos e Serviços de Empresas Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial Lisboa, 18 de Novembro de 2015.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Transcrição da apresentação:

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Domingos Cravo 26 de Outubro de 2006

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções A perspectiva das pequenas e médias sociedades

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Fonte: Sociedades de diversos países: Itália Suécia Alemanha UK França Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Aspectos essenciais da actividade O mercado é constituído por PMEs ( 97% das entidades são PME ) (Sw) Conceito de serviço (Sw) Flexibilidade (Sw) Organizações magras (Sw) Serviços competitivos (Sw) Envolvente familiar (Sw) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Os Serviços prestados Auditoria externa e serviços relacionados (It; G) Consultadoria em matérias legais, fiscais e financeiras (It; G) Intervenção em processos de insolvência e peritagens judiciais (It; G) Corporate finance: Avaliações e apoio à negociação (G) Relato financeiro e consultoria em matérias contabilísticas (It) Contabilidade, salários e declarações fiscais (It, G) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Os Serviços prestados Em Itália, há casos de sociedades onde os serviços prestados a entidades judiciais representam uma importante parcela do volume de negócios Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Os Serviços prestados Atenta a rápida evolução da tecnologia, equacionar o outsourcing tecnológico não constitui uma ameaça, mas sim uma oportunidade de aumentar valor aos serviços prestados (UK) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) A área geográfica de actuação Essencialmente, na área geográfica da sede (It) Expressão nacional (G) Regional (Sw) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Grau de diversificação Empresas com valores cotados (G) Empresas de média dimensão em crescimento (G) Empresas geridas pelos proprietários (G) Especialização em sectores de actividade que são fortemente desenvolvidos e geridos por PME (It) Especialização em segmentos de mercado ou em necessidades especiais de nichos de mercado (UK) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Grau de diversificação Os generalistas continuam a ter lugar, mas focalizar a actuação num dado sector de mercado permite, por um lado, construir e manter uma dada reputação e, por outro lado, reduzir os recursos empregues (Uk) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Processo de comunicação com os clientes Todos os clientes desejam atenção e contacto pessoal. A sociedade tem de dar esta resposta (G) Os sócios gerem os contactos diários com os clientes através de áreas restritas dos web sites (It) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Recursos Humanos Conhecimento para venda (Sw) Elevado nível de Educação (It, Sw) Incentivos à obtenção de qualificações profissionais acrescidas (G) Relação de longo prazo com os funcionários (It, Sw) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Benchmarking Troca de experiências (Sw) Organizações nacionais (Sw) Conferências internacionais (Sw) Networking (Sw, G) Práticas internacionais de pequenas e médias sociedades de auditoria

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Problemas: As limitações decorrentes do quadro legal A dimensão A forma de organização Práticas das pequenas e médias SROC

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) Soluções: O alargamento do negócio O risco de auditoria O ajustamento organizacional As redes Práticas das pequenas e médias SROC Das sociedades de conveniência Às pequenas e médias SROC

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II) As pessoas acreditam em nós e procuram- nos porque podemos ajudá-las a dormir bem à noite (Ian Morris- UK)

IX Congresso dos ROC – 26 e 27 de Outubro As diferentes práticas profissionais: problemas e soluções (II)