Uma Base Económica para o Desenvolvimento Raízes no Passado, Olhos no Futuro Câmara Municipal de Mértola Jorge Pulido Valente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

DE FINANCIAMENTO EMPRESARIAL
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
II SEMINÁRIO ATLÂNTICO DE MULHERES EMPRESÁRIAS QUALIDADE: UM NOVO DESAFIO PARA A RAM 27 e 28 Novembro 2003.
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
A Autarquia do futuro e o serviço aos cidadãos
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
12 Missão da SEFA Realizar a Gestão Fazendária com Justiça Fiscal e Cidadania, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
Projetos Sociais na Estratégia das Organizações Apresentação do BNDES no 60 Workshop de Responsabilidade Social Rio de Janeiro, 18 nov 2010.
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Jornada de presentación del proyecto GE2C´S JORNADA DE PRESENTACIÓN DEL PROYECTO GE2C´S EFICIENCIA, COGENERACIÓN Y GESTIÓN ENERGÉTICA EN EL SECTOR SERVICIOS.
Projecto de Aquacultura de Micro-algas
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
As mudanças no Fundopem Mauro Knijnik Diálogos CDES, 8 de setembro de 2011.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
Agenda 21 de Aljezur AGENDA 21 DE ALJEZUR Maria Antónia Figueiredo | Câmara Municipal de Aljezur Março, 2010 Carlos Alberto Cupeto.
Sessão de Divulgação abordagem LEADER - PRODER Aviso de concurso nº1/2012 Projectos inovadores de revitalização do mundo rural, em Abrantes, Constância.
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
Construção da Agenda 21 Local da Cidade de Anápolis-Go
Programa de Iniciativa Comunitária Leader + Associação Terras do Baixo Guadiana Avaliação Externa Intercalar Fernanda Silva, Maio 2006.
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Desenvolvimento Econômico Local - DEL Novembro de 2009.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DO MADEIRA DE FEVEREIRO DE 2015.
Grupo: Isabella Dantas Júlio César Marcelo Dantas Murilo Melo Nathália David Valmir Souza.
Micro e Pequenas Empresas
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Ministério da Ciência e Tecnologia
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
É um Programa de Estado, ancorado na SEAD, que utiliza a metodologia do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA e o Modelo.
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
VALE DO ZAMBEZE IMPLEMENTANDO O PLANO ESTRATÉGICO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO Apresentação à NOVA ALIANÇA PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICÃO ABRIL de.
PROMOÇÃO DA INTER-ACÇÃO ECONÓMICA-SOCIAL DO TERRITÓRIO “Empreendedorismo Social e Comissões Sociais de Freguesia no Caminho para o Desenvolvimento Local”
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Planejamento e Responsabilidade Social
Autarquias no meio urbano
«PDR2020 E EMPREENDEDORISMO AGRÍCOLA» Coimbra, 21 de maio de 2015
A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.
Workshop de encerramento 19 de setembro de 2013, 15h00 Sede da Open Space Viana do Castelo.
Parcerias Territoriais de fomento ao empreendedorismo e inovação
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
Vitória – Uma Cidade Inteligente e Humana
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
POLITICAS ACTIVAS DE EMPREGO “FORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS” CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO? Seminário - ”Formação e Novas Tecnologias”, Cabo Verde:
Apresentação da Candidatura31 de Maio de 2005 Aprovação da Candidatura27 de Março de eurosCusto Total do Programa (c/privado*) Contribuição.
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
Pode a Sustentabilidade Contribuir para a Afirmação do Território? Carlos Brito Viana do Castelo | 25 de Novembro de 2010.
Transcrição da apresentação:

Uma Base Económica para o Desenvolvimento Raízes no Passado, Olhos no Futuro Câmara Municipal de Mértola Jorge Pulido Valente

Recursos Território Tecido Empresarial Governo Local

Objectivos Preservar, valorizar e potenciar os recursos do território (sustentabilidade económica e ambiental) Criar riqueza e emprego Fixar e atrair população jovem

Estratégia Apostar num novo modelo de desenvolvimento Fortalecer e dinamizar o tecido empresarial (micro e pequenas empresas+2/3 âncoras) Sectores prioritários: Turismo, Fileira dos Produtos Tradicionais, Energias Renováveis e Cuidados de Saúde Parcerias Público-privadas Investimento Público

Instrumentos Estudos de Base Merturis, EM Gabinete de Apoio ao Investidor Dossier do Investidor FAME Encontro de Empresários Prémio Empresas Conselho Económico e Social Infra-estruturas

Avaliação Positiva Insuficiente Instável