José Furtado Centro de Congressos de Lisboa - 6.12.2006 Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
Advertisements

DE FINANCIAMENTO EMPRESARIAL
Eventos Portugal a Crescer Junho Enquadramento Geral (I) 2 A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial,
LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
SESSÃO DE APRESENTAÇÃO 7 NOVEMBRO MISSÃO Estudar e promover o espírito empreendedor a inovação sistemática e o auto-emprego sustentável Intervir.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Estratégia Empresarial Capítulo 8 Diversificação
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
Helena Duarte UDE - Unidade de Dinamização Empresarial Tema: Instrumentos para a valorização empresarial de ideias de negócio CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA.
Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG 16 de Fevereiro de
1 Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial FIVE Soluções de Financiamento para a revitalização (das empresas) Empresarial 16 Fevereiro 2005 MP.
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
Acções de Preparação Técnica da Rede de Competências - 1.ª Sessão - SISCOOP (IAPMEI) | Lisboa: 24 de Novembro de 2003 Coimbra: 26 de Novembro de 2003.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
COMPETE Apoios ao Empreendedorismo Franquelim Alves Gestor do COMPETE 14 de Maio de 2012.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Balanced Scorecard.
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
O Processo de Gestão Estratégica
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
Estratégia Empresarial
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
MELHORIA EM PROCESSOS SISTEMA DE AVALIAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE RS EVENTOS
Finanças Empresariais #1
CUSTO DE CAPITAL E DECISÕES DE INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO
Apresentação da Agência
Capital Network.
E-Business a Nova Economia
Princípios de regulação económica aplicados ao sector eléctrico
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Como estabelecer e organizar
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
BIOGA Santiago de Compostela, 12 Junho Invicta Angels Temas A Invicta Angels e os fundos de Co-Investimento Selecção de Projectos e Processo de.
Quem somos Rapidez, comodidade, transparência
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
MDA Agências Regionais de Desenvolvimento A experiência Italiana Paolo Gurisatti Campinas, 7 Outubro 2008.
FINICIA APOIO AO FINANCIAMENTO na fase START-UP Mar./2009
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
A POIO AO E MPREENDEDORISMO Marília Soares 6 de Julho de 2012.
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia Contributo para a Análise dos Factores Críticos de Sucesso para a Dinamização da Cooperação Inter - Empresarial.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Financiamento às Empresas SINERCLIMA Batalha, 25 de Fevereiro de 2010.
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Transformando estratégia em ação
Competitividade e Inovação Influenciando o Crescimento Empresarial: a perspectiva dos empreendedores de empresas de base tecnológica Fernando Paiva IV.
Da ideia ao negócio Os Business Angels
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Campus de Ribeirão Preto BALANÇO PERGUNTADO.
Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial ( Mário Fidalgo )
Introdução à Macroeconomia
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Sistema Financeiro Nacional
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
Direcção de Produtos e Serviços de Empresas Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial Lisboa, 18 de Novembro de 2015.
Fomento para o Desenvolvimento Regional. Sistema Nacional de Fomento.
Vantagens Competitivas Sustentadas na Economia Global Rui Vinhas da Silva Presidente da Comissão Diretiva Europarque Santa Maria da Feira | 31 março 2016.
Transcrição da apresentação:

José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento

Mercado do Financiamento Oferta (Operadores) Procura (PME) MIS-MATCH Perfil dos Negócios Fase do Ciclo de Vida Nível de Especialização Dimensão Crítica Recursos Disponíveis Meios Humanos Estrutura Financeira Cultura Empresarial Espírito Empreendedor Atitude face ao mercado Capacidade de Gestão Equipa de Gestão Organização Sistemas de Informação MIS-MATCH Condicionantes Contexto Regulamentação Regulação Fiscalidade Justiça - Contratos Custos de Transacção Escala das operações Dispersão Geográfica Complexidade do Escrutínio Padrões Risco-Rendibilidade Assimetria de Informação Risco Percepcionado Predisposição ao Risco Liquidez Natureza dos Activos Mercado Secundário Condicionantes Instrumentos de Política Pública em Mercados Incompletos Cobertura Insuficiente em Determinados Segmentos Segmentos de Atractividade Limitada Mercados Financeiros = Mercados Incompletos

Proporcionar às PME uma efectiva vantagem no acesso ao financiamento Contribuir para a qualidade e sustentabilidade dos projectos empresariais Objectivos Assumidos pelo IAPMEI

Vocação dos Instrumentos Públicos: Potenciar a Eficiência e Abrangência dos Mercados FC Garantia Mútua FS Capital Risco FG Titularização Créditos Instrumentos Públicos Intermediação Bancária Mercados de Capitais Poupança Empresas Mercado

Dinamização dos Mercados de Capitais: O Desafio Maior

Operadores Capital Risco PME Agentes de Proximidade FSCR Partilha Risco Business Angels Corporate Ventures Acolhimento Escrutínio Investimento Acompanhamento Incubadoras Estruturas Tecnológicas Associações Empresariais Universidades Agências Desenvolvim. Acesso a Capital Activação de Redes Plataformas FINICIA

Acesso ao Crédito Factores Determinantes Quantitativos Qualitativos Plano de Negócios Interacção nas Reuniões Plano de Negócios Credenciais da Gestão Referencias de Parceiros Activos Dívida Capitalização Liquidez Rendibilidade Volume Negócios Crescimento Rotação Eficiência Evolução da Envolvente Perspectivas para o Sector Posição Competitiva da Empresa Capacidade da Equipa de Gestão Disponibilidade e Credibilidade da Informação Controle de Custos e Gestão de Riscos

Risco Percebido e a Formação das Taxas de Juro Preço Risco 0 Custo do Funding Custos Operacionais Perdas Esperadas Custo Capital Margens Taxa de Juro Zona de Exclusão

Reforçar a Percepção para Questões Críticas Estabelecer um Plano de Melhoria: - objectivos e metas a atingir, acções - recursos, prazos, responsabilidades Comunicar com o Mercado Inovar a Forma de Financiamento Reforma de Basileia Posicionamento das Empresas

Centro de Congressos de Lisboa