Emile Durkheim e o fato social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

Sociologia Émile Durkheim ( ).
Silvia Tatiana Maurer Lane
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Émile Durkheim Os fatos sociais.
Sociologia Émile Durkheim
Profª: Gabrielle Bertolli
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER
Sociologia DURKHEIM.
Émile Durkheim
Professor Marcelo Rocha Contin
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
Alguns teóricos e seus conceitos.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Estrutura e Dinâmica Social
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
DURKHEIM Fundador da sociologia, Durkheim foi quem primeiro teorizou sobre a nova ciência, tanto sobre o objeto de estudo como sobre o método de pesquisa.
Segundo Émile Durkheim
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Teoria de Émile Durkheim
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
A sociologia de Emile Durkheim.
Fato social.
Émile Durkheim
Então vamos para a prova final!
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
09/04/2017
A sociologia de Émile Durkheim
Sociologia geral Introdução.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Aula de Sociologia aula 03
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
IDEOLOGIA.
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
Sociologia Clássica e Educação
Émile Durkheim
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS Augusto Rocha; Caroline Guedes; Maria Elvira; Mariana Vecchia;
Émile Durkheim.
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
Émile Durkheim Principais obras: Da Divisão do Trabalho Social (1893)
Émile Durkheim Prof. Edson Fernando Meirelles
Texto 1: pontos principais
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
A sociologia durkheimiana | 1 Para compreendermos a sociologia durkheimiana, ajuda conhecermos sua concepção sobre o que é uma sociedade: «As representações.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Aula 2 Liberdades individuais e coerção social Os primeiros estudos sociológicos A escola sociológica francesa Émile Durkheim (1858 – 1917) Considerado.
Somos todos seres sociais
Introdução ao pensamento sociológico
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

Emile Durkheim e o fato social

Emile Durkheim (1858-1917) Livro: as regras do Método Sociológicos (1895) Relações entre indivíduo e sociedade Contribuição: a sociologia é uma disciplina que pode ser ensinada como de cunho científico; Organização de método de investigação e aplicação na realidade social; Para ele: a sociedade prevalece no indivíduo, uma vez que ela se constitui em um conjunto de normas e regras de ação construídas exteriormente fora das consciências individuais.

Sociedade: conjunto de normas de ação, de pensamentos e de sentimentos que estão presentes não apenas nas consciências individuais, mas tem a sua construção social; Os indivíduos não são criadores de nossas regras de conduta, pois elas são aceitas na vida em sociedade e produzidas coletivamente. Porém, nós somos reorganizadores dos símbolos que as constituem que serão submetidos novamente aos critérios dos grupos sociais, que produziram ou reproduziram novas condutas e regras sociais.

Os fatos sociais As regras nos são impostas e se constituem nos limites de nossas ações individuais. A nossa vontade individual é condicionada/determinada pela vontade coletiva. Estas regras ou normas (organizadas e encarnadas nos grupos sociais) que orientam a vida dos indivíduos em sociedade são chamadas de fatos sociais

Def de fato social “ É o fato social toda a maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter.” Durkheim, 1918, p. 11

As características de um fato social Coercitivos: São expressos de maneira determinada/obrigatória das normas e regras sobre nós. As forças coercitivas presentes nos fatos representam a força que os fatos exercem sobre a individualidade, levando a conformidade e orientação às regras e normas presentes na mesma. É a força independentes de nossas vontades ou escolhas individuais.

- As punições: dois tipos a)legais: infrações legais prescritas pela sociedade sob forma de leis; b) espontâneas: existentes da conduta que não se encontra adaptada à estrutura do grupo do qual o indivíduo pertence.

2. Exteriores: Os fatos sociais independem da consciência individual 2. Exteriores: Os fatos sociais independem da consciência individual. Acontecem externamente e independem de nossa vontade. Seguimos normas porque somos levados à seguí-las como se fossem normais ou naturais. 3. Generalizada: Como as normas e regras devem ser reproduzidas na maioria dos indivíduos. - A generalidade deve ser percebida enquanto coletivo. Possuem como elemento de referência a coletividade.

Para Durkheim: a educação desempenha um papel significativo na sociedade pois ela funciona como instância de socialização, ou seja, adequação dos indivíduos às normas e regras sociais. Internalização do conjunto de normas e regras presentes na sociedade, transformando hábitos determinantes do seu comportamento social e caracterizando como se fosse parte do próprio indivíduo.

- Os fatos sociais são objetos de investigação sociológica - Os fatos sociais são objetos de investigação sociológica. São concretos e são expressos nos diversos elementos que compõem a sociedade: escola, família, estado, forças armadas, ideologias entre outros.

Consciência coletiva A consciência individual se submete a consciência coletiva; Consciência coletiva: conjunto de normas, regras e punições que são sobrepostas aos indivíduos e que perduram no decorrer das gerações; A realidade social externa nos determina, fazendo com que nossa conduta e nosso comportamento seja adequado a realidade social.

As solidariedades sociais Livro: Divisão do trabalho social O que mantem os seres unidos são os laços de solidariedade; Solidariedade: união dos indivíduos aos seus grupos sociais a partir dos contextos em que eles se encontram; Dois tipos: solidariedade mecânica e solidariedade orgânica;

Solidariedade Mecânica: os indivíduos se encontram unidos diretamente a sociedade sem a presença de intermediários. - Organizado por um conjunto de crenças e sentimentos comuns entre membros e grupos. A ação da consciência comum é mais forte e autonomia individual é fraca, dependendo da coletividade. Ex: Família, religião, grupos tradicionais.

b. Solidariedade orgânica: Constituído por laços sociais desenvolvidos por órgãos diferentes, dos quais cada um tem um papel social a representar e tem sua função. As relações são complexas, capitalistas e individualistas. Elevada divisão social, especialização, identidade e autonomia individual. Embora haja um espaço de independência mais forte, os seres continuam interligados pelas necessidades da peculiaridade de cada um. Exemplo: Os ambientes de trabalho, as relações sociais de consumo, entre outros.

A anomia Livro: O suicídio Situação social que estabelece a falta de coesão e de ordem no que concerne às normas e os valores sociais; As normas morais e sociais constituem uma diretriz para os sujeitos e trazem um tranquilidade no agir individual e coletivo. Quando isto não acontece os sujeitos se sentem inseguros e confusos, desestabilizando o ambiente social.

O Estudo da anomia na sociologia: estudar os desvios da sociedade, os seus resultados nos sistemas sociais, para poder diminuir as consequências nos indivíduos e sociedade; Exemplo: Como seria a vida cotidiana sem regras ou leis? Como seria o contexto brasileiro com a total ausência de regras , normas e punições?

Enfim, Durkheim: estruturação do estudo dos fenômenos sociais; Primeiros conceitos da sociologia: tentativa de organizar um corpo teórico em função de uma análise e reflexão sobre os sujeito na sociedade: Atual: tentativa de (re) pensar as ações do sujeito e suas relações sociais.