Educação Básica, formação integral e elaboração conceitual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
Unidade 1: Do espaço ao plano. Figuras semelhantes.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Parasitologia Lúdica Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciências Básicas da Saúde Departamento de Microbiologia Setor de Parasitologia.
Currículo e Formação Docente
Diretrizes do ensino de História
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
ENCCEJA MATEMÁTICA.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
EQUAÇÕES A primeira referência histórica que temos sobre equações refere-se ao papiro de Rhind, um dos documentos matemáticos dos antigos egípcios. Sabe-se.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Modelagem como metodologia de ensino
Portfólio de matemática
Educação no contexto do Trabalho
Planejando o cotidiano da escola Ana Lúcia Amaral.
Entendo os números inteiros
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Curso Especial de Formação de Educadores do CEP. SEJAM BEM - VINDOS!!! Jul /2007.
Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Introdução ao conceito de Multiplicação
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Aula 8 Objetivos Interpretar informações presentes em gráficos, tabelas, diagramas, equações e demais formas de representação que expressem fenômenos científicos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
INTRODUÇÃO À ANÁLISE COMBINATÓRIA
PCN DE GEOGRAFIA ROBERTA GUEDES.
A proporcionalidade aparece, informalmente, desde as primeiras séries.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Frações e porcentagens
04/09 Orientações gerais “Avaliação”
COLÉGIO EFETIVO EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMEN TAL E MÉDIO Completando a MATCRUZ EFETIVO REVISÃO 1- Efetue as adições e subtrações com atenção: Não.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Ensino Médio e Educação Profissional
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Série Geográfica (espaço).
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Situação de Aprendizagem
SITUAÇÕES.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
Gráfico de segmentos – arredondamento e simulação estatística.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Marcelo S. Petraglia. Educação musical no contexto escolar.
Transcrição da apresentação:

Educação Básica, formação integral e elaboração conceitual Conferência: Educação Básica, formação integral e elaboração conceitual Conferencista: Cássia Ferri

A educação básica, como o próprio nome indica, quer dizer escolaridade mínima, aquela que deve ser estabelecida politicamente como sendo absolutamente indispensável para conseguir o grau de desenvolvimento que se pretende numa determinada sociedade, num determinado momento histórico.

O professor transmite muitas informações, mas nem sempre elas se transformam em conhecimento para os alunos. Qual é nosso papel como docentes?

A escola é uma instituição que objetiva a apropriação dos saberes socialmente construídos, inserindo as crianças na cultura de seu grupo e preparando o jovem cidadão para a vida em seu contexto social. Os saberes socialmente construídos, socializados e legitimados são a matéria-prima na relação entre o professor e o estudante.

Dados Chamamos dados a um signo ou conjunto de signos que tem possibilidade de ter vários sentidos, dependendo do contexto em que for utilizado. Pergunte-se o que significa a palavra folha? E a palavra dois? Analise: “Pela manhã os funcionários de uma cantina colocaram na geladeira 72,3 latas de refrigerante para gelar. A tarde foram colocadas 8,7 latas. Quantas latas ficaram fora da geladeira se sua capacidade máxima é de 535 unidades?”

Informação Chamamos informação a um conjunto de dados relacionados logicamente, de forma a dar sentido a uma ideia. Analise: “Florianópolis, JFV, 2437, caminhão, placa, Ford”. Analise: “João pesa 40 Kg”.

CONHECIMENTO Chamamos conhecimento as informações interiorizadas pelo sujeito cognoscente e que tomam sentido em sua estrutura cognitiva, ao se relacionarem lógica e significativamente às demais existentes, passando a ter significado novo, no contexto de uma rede de informações.

A proporcionalidade aparece, informalmente, desde as primeiras séries. Noções de dobro e triplo e certos problemas de multiplicação formam a noção básica. Não é preciso ensinar termos e definições aos alunos. Bicicleta Banquinho com 3 pés Pés do Banquinho Exercício de tabuada. Preencha a tabela ao lado observando as figuras Roda de Bicicleta 1 2 3 ... 2 4 6 ... 1 2 3 ... 3 6 9 ...

O conceito evolui com exercícios de ampliação de figuras, trabalhos com mapas e gráficos de setores. A multiplicação e a divisão introduzem a porcentagem, aplicação cotidiana proporcionalidade. Imagine que todo o meu dinheiro corresponde a 200 reais. Ou seja, 100% do que tenho são 200 reais. Que conta devo fazer para achar 50 % da quantia que tenho? E para achar 10%?

O cálculo mental de porcentagens, problemas com frações e o estudo das frações equivalentes ainda usam a proporcionalidade de um jeito informal. O conceito de proporcionalidade (direta ou inversa) costuma ser formalizado na 6ª série. O aluno já tem condições de resolver regras de três usando uma equação. Um automóvel chegou a um posto com o tanque vazio. O marcador indicou ¾ de combustível depois de o carro ser abastecido com 42 litros de gasolina. Responda: no total, quantos litros cabem no tanque?

Já com o conceito formalizado, o aluno se torna apto a usá-lo na regra de três composta, na semelhança de triângulos e para formar a noção de amostra em pesquisa estatísticas. Relaciona a proporcionalidade ao estudo de áreas e volumes e, finalmente, conecta-a à função linear Para preservar as espécies animais, é necessário contar sua população. Como calcular, por exemplo, a população de macacos de uma floresta? Um possível método estatístico é o seguinte: capturam-se alguns bichos (suponha 60); todos são marcados (com tinta não-tóxica ou anéis); eles são soltos e, após certo tempo, faz-se nova captura (60 outra vez). Agora é com você: se, na segunda captura, 14 dos 60 macacos tinham as marcas, qual é, aproximadamente, a população de macacos dessa floresta?

SABER O conhecimento é uma construção individual, mediada pelo social. Embora cada sujeito construa seus conhecimento, esta construção é resultante de uma interação social, via linguagem e da imersão em determinado contexto cultural.

SABER Esta atividade intersubjetiva, em que um conjunto de informações é discutido, originando um conhecimento construído pelo conjunto, ou seja, pelo grupo. É o saber!

E o professor? Cabe a escola o dever de selecionar dentre os saberes socialmente construídos, aqueles que constituem as bases com vistas à introdução dos novos membros da sociedade no contexto da cultura e dos saberes do seu grupo social.

Isso tem objetivos: o primeiro é selecionar os conteúdos e apresentá-los para que os estudantes entendam os valores e saberes que identificam seu contexto. O segundo, desenvolver a capacidade crítica para entender o que seria melhor para as novas gerações e ser um agente transformador de sua própria sociedade.