PATRIMÓNIO DO SISTEMA TERRITORIAL MOINHOS DE ÁGUA DO GUADIANA NÍCIA CORREIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Advertisements

TCC: Monografia e/ou Artigo
Objectivos Objectivos Enquadramento legal Segurança no Projecto
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
DIRETRIZES CURRICULARES
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Cristiane jonas Francisconi
A análise e o Comentário de textos
Relatório de uma visita de Estudo
RGB em cor natural.
Metodologia Científica
Revisão da Carta Arqueológica do Alandroal. Educação pelo Território
Metodologia Breve para arquitetos, estudantes, engenheiros e clientes
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
Artes Gráficas.
Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies,
História de Portugal Aula n.º 2 Paleolítico Neolítico Idade dos Metais.
Vida e ambiente Ensino Fundamental – Quarto ciclo Carol e Vitor
‘‘Nas terras do Grande Lago a vida renasce’’
FACULDADE DE ARQUITECTURA _ Arquitectura de Gestão Urbanística 2006/2007 Sistemas de Informação Geografia Ângela Reis_6350 Carolina Fontes_6348 Teresa.
FACULDADE DE ARQUITECTURA _ Arquitectura de Gestão Urbanística 2006/2007 Sistemas de Informação Geografia SIG Análise de Oeiras Ângela Reis_6350 Carolina.
Introdução A Mata de Queluz é uma das poucas e restantes áreas verdes perto da zona urbana de Massamá que constitui um habitat para uma série de espécies,

Estudo e monitorização da prevalência, da incidência e da mortalidade da diabetes e das suas complicações numa coorte de população portuguesa com diabetes.
2 Operação estatística obrigatória em todos os Estados- membros da União Europeia É um inquérito que se realiza de 10 em 10 anos através de entrevista.
Mata de Nª Sr.ª dos Remédios Lamego
As características da rede urbana
Forma mais antiga e directa de conhecer o número de pessoas que habitam num território. Contagem através da observação exaustiva dos indivíduos. Caracterização.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Estatística Descritiva
Ano lectivo de Séculos IX / X– a monarquia asturo-leonesa e a formação dos condados.
Metodologia de Pesquisa
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
GABINETE DOS CENSOS O QUE SÃO OS CENSOS? Os Censos são tradicionalmente a contagem da população de um país a que, em época mais recente, se acrescentou.
ZONA INTERTIDAL: WEBQUEST
Almada é uma cidade que pertence ao distrito de Setúbal, sendo a sexta cidade mais populosa de Portugal, com cerca de habitantes.
A antropologia urbana e os desafios da metrópole
Nós Propomos Trabalho Realizado por: Francisco Fonseca nº11 Nuno Patrício nº19 Ricardo Rocha nº20.
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
A Educação Ambiental face aos novos desafios
CARTA ITALIANA DEL RESTAURO 1972
Urbanismo Mobilidade Arquitectura.
Algumas experiências de divulgação da arqueologia em ambiente de salvaguarda e investigação.
TOPOGRAFIA APLICADA UNID
Multifuncionalidade do Espaço Rural
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
11I Flávio de Freitas Luís Guimarães Mariana Gonçalves Marina Ribeiro Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica- 2014/2015.
Fig. 1- Fonte: Grupo Docente: Professora Maria João Vieira Disciplina:
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Funcionalismo.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Como elaborar um projeto de pesquisa?
O ARTIGO.
TERRITORIALIZAÇÃO.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
TCC.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Metodologia da Pesquisa
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
PROJETO DE PESQUISA PASSO A PASSO Profº. Vitor Nery.
Metodologia Metodologia.
Quadro1 – Terminologias utilizadas na classificação dos mapas em cartografia sistemática e temática AutorCartografia sistemáticaCartografia temática Raisz.
Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16.
Transcrição da apresentação:

PATRIMÓNIO DO SISTEMA TERRITORIAL MOINHOS DE ÁGUA DO GUADIANA NÍCIA CORREIA

O Guadiana está fortemente associado aos Moinhos de Água. A construção e enchimento do Alqueva submergiu muitos moinhos de água, pelo que interessa tomar como objeto de estudo os moinhos de água não submersos do Guadiana e seus afluentes OBJECTO OBJECTIVOESTADO DA ARTEMETODOLOGIAÍNDICECRONOGRAMAMOINHOS

Perceber em que medida é possível estabelecer relações entre os diversos sistemas do Alqueva e os moinhos de água não imersos do Guadiana e seus afluentes. Esta monografia pretende ser uma base para futuras trabalhos propositivos, olhando e caracterizando elementos arquitetónicos de um conjunto de moinhos de água ligados entre si, não só pela proximidade, mas também, pela relação de cada um destes moinhos com os vários sistemas do Alqueva. Selecionar um cluster de moinhos, estudá-lo e caracterizá-lo. OBJECTIVO OBJECTOOBJECTIVOESTADO DA ARTEMETODOLOGIAÍNDICECRONOGRAMAMOINHOS

Em que medida os moinhos do Guadiana formam um sistema como conjunto de elementos interconectados e interrelacionados de modo a criar um todo organizado? Que relações potenciadoras de valor patrimonial e arquitetónico há entre os diversos sistemas do Alqueva e os moinhos de água não imersos do Guadiana e seus afluentes? Questões de investigação OBJECTOOBJECTIVOESTADO DA ARTEMETODOLOGIAÍNDICECRONOGRAMAMOINHOS

ESTADO DA ARTE OBJECTOOBJECTIVOESTADO DA ARTEMETODOLOGIAÍNDICECRONOGRAMAMOINHOS Da bibliografia relacionada com o tema destacam-se alguns trabalhos de investigação, monografias e livros: Estudo realizado pela EDIA Memórias d’Odiana. Moinhos de água do Guadiana e as intervenções patrimoniais da Aldeia da Luz. “A motivação inicial deste estudo relacionou-se com o desejo de salvaguardar um conjunto patrimonial em vias de desaparecimento, analisando os sistemas tradicionais de moagem de diversos ângulos e pontos de vistas: geográfico, histórico, arquitectónico e antropológico”.

ESTADO DA ARTE O "Inquérito da arquitectura popular em Portugal" (imagem 04) trata-se de um levantamento sistemático e exaustivo da construção popular em Portugal. Procedeu-se também a levantamento das condições de habitação dos camponeses portugueses tendo em vista a adopção de medidas de melhoramento das mesmas. É o livro que mais está relacionado com a área de estudo (Arquitectura) e com o tema deste trabalho. O mesmo pretende, ao contrário de sistemático, ser a base de uma futura perspectiva propositiva, onde o objecto de estudo é abordado aos olhos de uma arquitecta. OBJECTOOBJECTIVOESTADO DA ARTEMETODOLOGIAÍNDICECRONOGRAMAMOINHOS

ESTADO DA ARTE OBJECTOOBJECTIVOESTADO DA ARTEMETODOLOGIAÍNDICECRONOGRAMAMOINHOS

ESTADO DA ARTE OBJECTOOBJECTIVOESTADO DA ARTEMETODOLOGIAÍNDICECRONOGRAMAMOINHOS

Levantamento dos sistemas territoriais da área do Alqueva: – Sistemas viário, topográfico, edificado, hidrológico, agrícola, geologico, de vestígios megalíticos, ocupação romana e rotas concluindo com o sistema edificado: moinh Execução de plantas e consulta de cartas militares Fazer um estudo comparado para que este determine a selecção de um grupo de moinhos de uma zona específica com base na sua relação com o sistema territorial Olhar para o objecto de estudo enquanto elemento arquitectónico Execução de plantas desde a escala territorial até à escala do objecto (levantamentos, esquiços, registo fotográfico pormenorizado.) Metodologia OBJECTOOBJECTIVOESTADO DA ARTEMETODOLOGIAÍNDICECRONOGRAMAMOINHOS

1 – Alqueva 2 – Lógica de sistemas 2.1 – Sistema viário 2.2 – Sistema edificado: núcleos urbanos e montes 2.3 – Sistema hidrográfico e topográfico 2.4 – Sistema agrícola 2.5 – Sistema de geológico 2.6 – Sistema de vestígios megalíticos e ocupação romana 2.7 – Sistema de rotas 2.8 – Sistema edificado: atalaias 3 – Conclusão da análise dos sistemas 4 – Olhar sobre o objeto de estudo 4.1 – Planta territorial. Aproximação a um sistema de moinhos selecionados. 4.2 – Registo fotográfico 4.3 – Esquiços, levantamentos, plantas, cortes, alçados – Registo fotográfico - elementos de uma leitura arquitetónica. 5 – Conclusão ÍNDICE OBJECTOOBJECTIVOESTADO DA ARTEMETODOLOGIAÍNDICECRONOGRAMAMOINHOS

CRONOGRAMA OBJECTOOBJECTIVOESTADO DA ARTEMETODOLOGIAÍNDICECRONOGRAMAMOINHOS

É DESCREVER O QUE VOU FAZER PARA ATINGIR O OBJECTIVO Moinhos OBJECTOOBJECTIVOESTADO DA ARTEMETODOLOGIAÍNDICECRONOGRAMAMOINHOS