COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O cartaz.
Advertisements

Análise de Imagem (Martine Joly)
Como fazer um cartaz Biblioteca Escolar.
Resumo.
PRODUÇÃO E LEITURA DE IMAGENS
REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Composição e Projeto Gráfico
Utilitário gráfico: Microsoft PowerPoint
ALGUMAS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE UM POWERPOINT
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
Composição: Luis Reis / Haroldo Barbosa
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Megaexpansão – Técnico Informático de Sistemas.
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
FOLHETO/”FLYER” E AUTOCOLANTE
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
Como Fazer Um Cartaz!.
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
O CARTAZ Departamento de Expressões Artísticas – Grupo de Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo 2009/10.
Apresentação de Resultados de Pesquisa
Agrupamento de Escolas
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
Texto Publicitário.
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Percepção do Espaço Pela Criança
Utilitário Gráfico Microsoft PowerPoint
A minha primeira apresentação…
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
©2004 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. A minha primeira apresentação…  
Apresentação ao público
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Utilitário Gráfico: Microsoft PowerPoint
PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)
Oficina de Fotografia 1.
Lab. de Produção Gráfica e Imagem
RESOLUÇÃO DA IMAGEM O espaçamento dos pixels em uma imagem determina a sua resolução, medida em pixels por polegada (pixel per inch - ppi) ou ponto por.
Murais Profa. Simone Costa.
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz
Fotografia.
Educação Visual e Tecnológica
Normatização para apresentações
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Fotografia Publicitária II
Técnicas de Comunicação em Público Catarina Duff Burnay 2012/203.
Estrutura física da revista
TIPOLOGIA E DESIGN.
Prof. Luciano Pedroza.  Definição: ₁É um conjunto de teorias e técnicas que nos permite ordenar a forma pela qual se faz a comunicação visual. Vem sendo.
TEXTO PUBLICITÁRIO.
Textos dos media Maria Serafina Roque
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
(A psicologia da Forma)
Jornal-mural, cartazes e folderes: linguagens populares de comunicação
Primeira Apresentação
Resumo.
Este trabalho foi realizado nas aulas do professor Vítor Marmelo e da professora Elsa Guia. Com este trabalho teremos de desenvolver uma pesquisa para.
Sugestão de decoração - SEBRAE
Planejamento do texto do anúncio
M A R K E T I N G 1ºA PROJETO DE ENSINO BERNOULLI 2009 GRUPO DE MARKETING 1º ANO A FREDERICO ELOI MATHEUS BORGES PEDRO IVO THALES MAYA TIAGO TORRES.
¬ normas de orientação para elaboração de: Cartazes CAD-cascais  
Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características.
Relatório.
¬ normas de orientação para elaboração de apresentações electrónicas: PowerPoint |Abril|2010.
FOLDER PUBLICITÁRIO.
Utilitário Gráfico: Microsoft PowerPoint 1. Escolher a estrutura de Apresentação. 2. Definir o esquema do diapositivo. 3. Adicionar diapositivos.
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ

O CARTAZ O cartaz é uma forma de comunicação visual e destina-se à divulgação de informação. É composto por dois elementos fundamentais: A imagem – que sendo o elemento principal procura chamar a atenção do espectador e despertar-lhe o interesse para o que se pretende transmitir. O texto – que sendo reduzido e de fácil compreensão, visa a rápida e eficaz apreensão da mensagem.

A origem do cartaz impresso remonta ao século XV com a invenção da prensa de Gutenberg. A sua função era sobretudo informativa. (Avisos, editais, etc) O cartaz generaliza-se a partir de meados do século XIX com o desenvolvimento das técnicas de impressão. A sua função passa a ser mais apelativa.

TIPOS DE CARTAZES CARTAZES DE RUA Têm a finalidade de atrair a atenção de quem passa e a mensagem que transmite deve conseguir ser captada por muitas pessoas ao mesmo tempo, e em movimento.

TIPOS DE CARTAZES CARTAZES DE INTERIORES Destinam-se a pequenos grupos. Estes podem ser lidos com mais atenção e podem conter mais informação.

FUNÇÕES DO CARTAZ O cartaz é constituído por texto e imagem, e pode ser usado com diferentes funções. FUNÇÃO INFORMATIVA...

FUNÇÕES DO CARTAZ ou FUNÇÃO APELATIVA É uma função mais usada na publicidade, tentando convencer o público a consumir determinado produto ou sensibilizá-lo para determinadas campanhas de solidariedade ou prevenção .

PÚBLICO-ALVO Um cartaz deve atrair a atenção do observador e transmitir a sua mensagem de forma eficaz. Para isso é necessário ter em atenção o público a que se destina. Um cartaz destinado a um público infantil, tem de ser diferente daquele cujo objetivo é um público adulto.

PÚBLICO-ALVO

PÚBLICO-ALVO

A CONSTRUÇÃO DE UM CARTAZ Para construir um cartaz devemos ter em conta as seguintes questões: Texto – deve ser curto, sugestivo, de fácil memorização e compreensão. Nos cartazes de interior o texto pode ser um pouco maior. Imagem – a imagem deve ser expressiva e transmitir a ideia correta daquilo que se pretende dizer. Composição Visual - consiste na organização dos diversos elementos de um cartaz e é essencial para uma leitura rápida e correta da mensagem.

CARTAZ O TEXTO O texto do cartaz deve ser curto e legível, para potenciar a imagem do produto. Pode ser constituído por: marca: nome do produto ou serviço; deve ser pequeno, fácil de pronunciar e fácil de memorizar; slogan: frase identificativa do produto ou serviço; deve ser breve, afirmativa; comentário: texto motivador do interesse; tem de ser curto, persuasivo, justificar o desejo de possuir o que imagem mostra. (Nos cartazes de interior a informação pode ser mais extensa)

CARTAZ A IMAGEM A imagem adquire particular importância no cartaz, pois é geralmente o seu elemento fundamental de comunicação. A imagem entra apenas por alguns instantes no nosso campo visual e deve, por isso, exprimir de forma clara e sintética a mensagem. Para isso deve ser: Expressiva, simples e direta.

CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL A forma do suporte visual: Geralmente os cartazes têm como forma um retângulo em posição vertical...

CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL A forma do suporte visual: Por vezes surgem cartazes em que o retângulo surge na posição horizontal.

CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL A forma do suporte visual: Também podemos encontrar cartazes com formas diferentes e dispostos de outras maneiras, mas estes são menos frequentes.

CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL Na distribuição dos elementos que compõem o cartaz podemos ter em atenção as seguintes estratégias visuais: Linhas de composição Centro ótico e geométrico Direção visual Lei dos terços Cor Letra

CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL Linhas de composição As linhas de composição podem sugerir ao observador a noção de estabilidade ou movimento. Estas noções são-nos transmitidas pelo posicionamento das linhas, as quais sugerem: estabilidade quando se apresentam horizontais ou verticais, ou movimento quando se apresentam oblíquas.

CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL Num cartaz existem dois centros: P - Centro geométrico O - Centro óptico P é o centro geométrico do cartaz; O é para onde converge o olhar do observador (centro ótico).

CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL Direção Visual Quando se olha para uma página, um quadro ou um cartaz o nosso olhar começa por observar o canto superior esquerdo, e vai descendo progressivamente até ao canto inferior direito. A direção visual será diferente, por exemplo, para um árabe, visto que para estes a leitura se efetua da direita para a esquerda. Devemos ter este aspeto em consideração quando organizamos a informação num cartaz.

CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL Lei dos terços. Segundo esta lei o espaço do cartaz deverá ser dividido em três partes iguais, tanto na horizontal como na vertical. Os pontos de cruzamento destas linhas deverão ser áreas onde poderemos colocar os elementos mais importantes do cartaz.

CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL

CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL A Cor A cor deve ser escolhida em função da mensagem. Também deve ser usada com cuidado pois o uso excessivo de cores pode criar ruído visual. As regras de contraste podem facilitar a leitura do cartaz e a trasmissão da mensagem.

CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL A Cor

CARTAZ COMPOSIÇÃO VISUAL O conteúdo da mensagem deverá influenciar o tipo de letra a utilizar A sua forma, cor e tamanho também devem ser cuidadosamente estudadas para não dificultarem a leitura. Para que sejam legíveis as letras devem ser simples e criar contraste com o fundo. A Letra

A CASA DA MÚSICA

AGORA, OBSERVA E COMENTA OS CARTAZES