Tecnologia e Produção de Sementes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sistemas agrícolas.
Advertisements

Potencialidade das Matérias-Primas Brasileiras
Reúne os substantivos agricultura e pecuária.
PROJETO DE BIOCOMBUSTÍVEIS DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
As conseqüências do avanço da cana
Novas Regras do PRONAF e Plano Safra
ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
LOCALIZAÇÃO E ÁREA DE ABRANGÊNCIA: - A Cooperfumos está localizada no município de Santa Cruz do Sul, região centro do RS a 180 km de POA; - A abrangência.
Energia e Modernização da Agricultura
Energia e Modernização da Agricultura Elias de Freitas Júnior Diretoria Executiva Diretoria ExecutivaAssessor Palestra apresentada no I Seminário Energia.
Estudo Probabilístico de Obtenção de Lucro em Plantios de Milho e de Feijão no Estado do Ceará - Uma abordagem sobre Gestão de Risco Climático na Agricultura.
Agricultura brasileira
GEOGRAFIA.
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
André Ferreira Dos Santos Agricultor Familiar Canguçu /RS.
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL Audiência Pública Câmara dos Deputados,
Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Xisto Agrícola
IRRADIAÇÃO DE INSETOS.
Quanto ao tamanho sementes
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Potássio.
Desenvolvimento de métodos
 Absorção, translocação e redistribuição
 Absorção, translocação e redistribuição
FÓSFORO  Absorção, Transporte e Redistribuição  Funções  Sintomatologia de carência e excesso FÓSFORO.
PROGRAMAS AGROPECUÁRIOS ANO SAFRA 2005/2006. PROGRAMAS COM EQUALIZAÇÃO DO TESOURO NACIONAL.
SEMINÁRIO BM&F – MAPA – ABAG PERSPECTIVA PARA O AGRIBUSINESS
Área de Operações Indiretas
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
COROL ALIMENTO, TECNOLOGIA
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
NOVOS MODELOS DE EMPRESA Setor Agropecuário
Biodiesel no Espírito Santo
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Universidade Federal de Viçosa
Alimentação Equilibrada
Seminário Comércio Internacional
INTEGRAÇÃO Cooperativas.
GERMINAÇÃO E DORMÊNCIA
Disciplina Agroindustrial
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
PLANTIO.
Introdução a Engenharia de Alimentos
A PRODUÇÃO DE SEMENTES DE TRIGO E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE INDUSTRIAL DO GRÃO: CONSTRUINDO UMA NOVA IDENTIDADE Sergio Roberto Dotto Chefe-Geral da.
AGRICULTURA E EXTRATIVISMO FLORESTAL
Como surgem as normas que regulamentam os transgênicos no Brasil
Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto
Girassol: perspectivas da cultura no Brasil
LUIZ ANTONIO ANTUNES DE OLIVEIRA ENGENHEIRO AGRONÔMO
Impactos na mudança da Lei de Cultivares Paula Almeida AS-PTA.
Programa de P&D Avaliação do uso agrícola de insumos a base de xisto: potencial agronômico, segurança ambiental e alimentar Embrapa Clima Temperado.
O solo como meio de produção de alimentos e energia
PRAGAS GRÃOS ARMAZENADOS Douglas Junior Bertoncelli Kelly Pazolini
Há dez mil anos atrás a sobrevivência do homem era garantida pela caça e pesca. As mulheres coletavam frutos e deram início à agricultura ao perceberem.
AMIS Med Kick off meeting Paris, January 2014 Benvindo Maçãs
Produção Vegetal Fatores de Produção
Profa MSc. Elizonete Peres de Farias
ALIMENTOS ENERGÉTICOS
Qualidade de Sementes Qualidade genética
Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
Produção Agropecuária em Mato Grosso do Sul – uma nova gestão, uma nova visão Produção Agropecuária em Mato Grosso do Sul – uma nova gestão, uma nova visão.
SEGURO DA AGRICULTURA FAMILIAR Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Plano Agrícola e Pecuário 2013/14 Antonio Andrade Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasília – DF, 26 de setembro de 2013.
Audiência da Suinocultura no Senado Federal, Brasília 28/04/2016 Não seja cúmplice pela morte da Suinocultura Precisamos de Ajuda.
Transcrição da apresentação:

Tecnologia e Produção de Sementes Prof. Paulo Francisco Regis

Importância das Sementes

Importância das Sementes “A semente é o veículo que leva ao agricultor todo o potencial genético de uma cultivar com características superiores” “A semente não é um grão que germina” “ A semente possui atributos de qualidade genética, física, fisiológica e sanitária que lhe confere a garantia de um desempenho agronômico ”

Importância das Sementes “NA AGRICULTURA MODERNA - Produção de sementes tem por objetivo disponibilizar material de multiplicação vegetal com garantia de identidade e qualidade, atendidos os padrões e as normas específicas estabelecidos pelo MAPA. NA AGRICULTURA TRADICIONAL – Separar parte de sua produção para utilizar na safra seguinte como semente. – Pouca distinção é feita entre o grão, que se utiliza para alimentação, e a semente utilizada para multiplicação. Do melhorista até o agricultor - Pequenas quantidades de sementes são multiplicadas até que sejam alcançados volumes em escala comercial

Importância das Sementes MEIO DE SOBREVIVÊNCIA PARA A ESPÉCIE Toleram a dessecação e ao frio Depende de cada espécie – Ortodoxa e Recalcitrante. Dormência: distribuição temporal da germinação Dispersão: distribuição espacial da germinação

Importância das Sementes MULTIPLICAÇÃO DE PLANTAS ± 350 mil espécies descritas ± 250 mil multiplicadas por sementes

Importância das Sementes Difusão de espécies Facilita o transporte de espécies pelo homem Disseminação de muitas espécies durante as “grandes navegações”

Importância das Sementes Alimento e matéria prima Fonte direta ou indireta de alimento para o homem – Cereais: teores de amido superior a 60% (arroz trigo, milho, sorgo etc) – Leguminosas: teores de proteína maiores que 23% (feijão, lentilha, grão‐de‐bico, fava etc) – Oleaginosas: teores de lipídeos acima de 29% (amendoim, girassol, etc) Soja: 40% proteínas e 20% de lipídeos

Importância das Sementes Melhoramento genético Semente: permite acessar e controlar as alterações na espécie Meio importante para a conservação da diversidade genética

Importância das Sementes Melhoramento genético Mecanismo de rápida difusão de novos cultivares

Importância das Sementes Insumo Agrícola Existe uma tecnologia de produção e armazenamento especifica Fator determinante da produção Produção/área = cultivar + tratos culturais +insumos

Importância das Sementes Produção agrícola Produção e produtividade brasileira e mundial e taxa brasileira de utilização de sementes selecionadas em cinco culturas de expressão econômica (dados 1974).

Importância das Sementes Produção agrícola Produtividade (kg/ha) para seis culturas de expressão econômica, no ano de 2004. Fonte Fao, 2006.

Importância das Sementes Produção agrícola Taxa de utilização de sementes (%) selecionadas de algumas culturas de expressão econômica. Fonte Abrasem, vários anos.

Importância das Sementes

Importância das Sementes

Importância das Sementes

Importância das Sementes Relação entre utilização e produtividade de sementes de soja. Com o aumento na taxa de utilização de 50% para 90%, observa-se um aumento de 28% na produtividade, que passa de 2.500 para 3.200 kg/ha. Relação entre produtividade e taxa de utilização de sementes de soja, nos estados brasileiros com a menor e a maior médias estaduais (Abrasem, 2005).

Importância das Sementes Relação entre utilização e produtividade de sementes de soja. Com o aumento na taxa de utilização de 50% para 90%, observa-se um aumento de 28% na produtividade, que passa de 2.500 para 3.200 kg/ha. Relação entre produtividade e taxa de utilização de sementes de soja, nos estados brasileiros com a menor e a maior médias estaduais (Abrasem, 2005).

Importância das Sementes Relação entre o poder germinativo da semente e a produção de grãos e milho “BRS201” (kg/ha).

Importância das Sementes