A protecção da Família no Código do Trabalho Português

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação Família e Sociedade
Advertisements

Guia Informativo sobre Licença de Maternidade/Paternidade
REGIME JURIDICO DE FALTAS
As eventualidades maternidade, paternidade e adopção
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
IGUALDADE DE GÊNERO POR MEIO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA
Princípios constitucionais do Direito da Família
Escalas de Distribuição de Pessoal
Professora e Enfermeira : Carla Gomes
REGISTRO DO EMPREGADO E ANOTAÇÃO NA CTPS
A Mulher e a Legislação Brasileira
Adicional de Desempenho ADE. APRESENTAÇÃO O Estado de Minas Gerais está incentivando e valorizando o servidor tanto em relação ao seu próprio desempenho.
CURSO DE GESTANTES GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Benefícios Legais Brasil
Gestão Competência I Prof. Procópio –
Situações de carência socio-económicas
Férias Coletivas Conceitos Iniciais Requisitos para concessão
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
“O Teletrabalho em Portugal “
Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho
Curso de Rotinas Administrativas
AUXÍLIOS E BENEFÍCIOS Palestrante: MARIA JOSÉ MACEDO
Professor: Carlos Buco Aluna: Micaela Simões Nº16 Tª1ºC
Dr. Renato Françoso Filho
PARENTALIDADE Direito Social Matilde Santos, n.º 1117
Protecção na Parentalidade
Ações da AN: Prevenção à anemia ferropriva para crianças de 06 a 24 meses (xarope/sulfato ferroso); Prevenção à anemia ferropriva para gestantes a partir.
O objectivo da directiva é assegurar uma melhor protecção dos trabalhadores no local de trabalho, através de medidas de prevenção dos acidentes de trabalho.
A palavra conviver originou-se
O ACESSO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Direito de associação sindical
Igualdades de oportunidades e coesão social  “TODOS DIFERENTES TODOS IGUAIS”
FÉRIAS.
Alinhamento do Indicador de Absenteísmo com a Estratégia do Negócio
CONVENÇÃO COLECTIVA DE TRABALHO
Desemprego Direito social 9 de Maio de 2008 Viviana Ribeiro Nº 833.
!_* Trabalho de TIC*_! b Seguro de vida: b Trabalho realizado por:  Diana Filipa nº10  Filipa Morgado nº12 b Escola Secundária da Ramada!!
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Regime de férias, faltas e licenças dos Oficiais de Justiça Módulo 5.
Protecção da maternidade, paternidade e adopção
SUJEITOS DO CONTRATO DE TRABALHO
Pesquisa 5 Escola:eb23 João Garcia bacelar Nome: Alexandre Camarneiro
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
Os direitos do Trabalhador
Escola EB 2,3/sec. João Garcia Bacelar - Tocha.  Define o que é retribuição?  Tipo de retribuição que podem existir.  Definição de falta e o seu respetivo.
DIREITO DO TRABALHO aula 8
Perspectiva Histórica
Escola Básica 2,3 Ciclos/Secundária João Garcia Bacelar - Tocha.
ANDI-21 anos A Primeira Infância e Mídia no Brasil O caso do PL 6.998/ PLC 14/2015.
DIREITO SOCIAL E TRABALHISTA
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
Promovendo o Aleitamento Materno Durante e Após a Gravidez
Salário-Família & Salário-Maternidade.
Prof. José Ricardo Haddad
Medidas Ativas de Emprego
Demais benefícios de titularidade do segurado no RPPS Federal
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
AUXÍLIO DOENÇA Pontifícia Universidade Católica Direito
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO
Situação clínica – 1. Você é procurado(a) por JHN, 28 anos, sexo feminino, 4G3P1A. JHN é mãe de PONJ, sexo masculino, 3 meses. PONJ nasceu de parto cesáreo,
Direitos da Trabalhadora Lactante
Parentalidade Uma Visão Jurídica na Preparação para o Nascimento.
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 29 de Setembro de 2009 SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)” ABSENTISMO LABORAL.
HORÁRIOS DE TRABALHO Decreto-Lei n.º 259/98, de 18/08 Decreto-Lei n.º 169/2006, de 17/08 Lei n.º 64-A/2008, de 31/12 Lei n.º 59/2008, de 11/09 Lei n.º.
PROTECÇÃO DA PARENTALIDADE As eventualidades maternidade, paternidade e adopção Lei n.º 4/2009, de 29/01 Decreto-Lei n.º 89/2009, de 09/04 Lei n.º 7/2009,
Lei n.º 12-A/2008, de 27/02 REMUNERAÇÕES DIREITO À REMUNERAÇÃO 2. COMPONENTES DA REMUNERAÇÃO Remuneração base Suplementos remuneratórios Prémios.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Transcrição da apresentação:

A protecção da Família no Código do Trabalho Português Almeria, Fevereiro de 2008

Normas de protecção de carácter “genérico” Direitos de personalidade - Reserva da intimidade da vida privada “quer o acesso, quer a divulgação de aspectos atinentes à esfera familiar e pessoal das partes, nomeadamente os relacionados com a vida familiar…”(art. 16, nº 2) Protecção de dados pessoais Igualdade e não discriminação “sexo, (…) estado civil, situação familiar (…)” (art. 22º, nº 2)

b) Compatibilização da vida familiar com a vida profissional (art Horário de trabalho Prestação trabalho suplementar Descanso semanal Férias Regimes especiais de trabalho (tempo parcial; partilhado) Faltas

Assistência na doença

Subsídio para assistência na doença a descendentes menores ou deficientes .Motivo: prestação de assistência inadiável e imprescindível, em caso de doença ou de acidente (filhos, adoptados, enteados) . Concessão: 30 dias/ano (por descendente) . Montante: 65% da remuneração de referência 5- Subsidio para assistência a deficientes profundos e doentes crónicos . Concessão: de 6 meses a 4 anos (nos primeiros 12 anos de idade) . Montante: 65% da remuneração de referência (limite máximo RMMG)

Subsídio por faltas especiais dos avós .Motivo: nascimento de netos filhos de menores . Concessão: 30 dias seguidos (após nascimentos dos netos) . Montante: 100% da remuneração de referência

Protecção da maternidade e paternidade “A maternidade e a paternidade constituem valores sociais eminentes” (art. 33º)

Maternidade

Gravidez Subsídio por riscos específicos .Motivo: protecção da saúde e segurança, contra riscos específicos . Concessão: período necessário para evitar a exposição do risco .Montante: 65% da remuneração de referência Gravidez

Subsidio de maternidade . Motivo: licença de maternidade . Concessão: 120 dias (90 a seguir ao parto) 150 dias (opção) Acréscimo de 30 dias por cada gémeo, em caso de nascimentos múltiplos 14 a 30 dias, no caso de aborto Em caso de risco clínico para a mãe ou o nascituro, o subsidio é atribuído antes do parto (e, para o período necessário) . Montante:100% ou 80% da retribuição de referência

Paternidade

Subsidio de paternidade . Motivo: licença de paternidade . Concessão: 5 dias úteis seguidos ou interpolados depois do nascimento do filho Por período igual ao da mãe – art.36º nº 2 CT . Montante: 100% ou 80% da remuneração de referência (120 ou 150 dias de licença)

Subsídio por adopção . Motivo: adopção (acompanhamento de menor adoptado) . Concessão: 100 dias seguidos Acresce 30 dias por cada adoptado . Montante: 100% da remuneração de referência

Amamentação Aleitação - Direito da mãe/pai a dispensa do trabalho por dois períodos distintos de uma hora cada, enquanto durar a amamentação ou até o filho completar um ano de idade; Adaptabilidade do tempo de trabalho. Aleitação