Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Exercício de análise da Rota do Azeite e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planificação.
Advertisements

O Meu Plano de Negócios Introdução.
PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
Benchmarking e Competitividade
Aula 4 Gap estratégico Segmentação e Posicionamento
Modelo de competitividade e sustentabilidade de Geoffrey I
Áreas da Animação Turística
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
ANÁLISE DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS
Estratégia Empresarial
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Sistemas de Informação Empresariais
Uma empresa familiar que prima pela qualidade!
Trabalho de grupo Análise do produto VivaFit
Os Plasmas não servem só para ver TV Contactos: mail:

Planejamento de marketing de [nome do produto]
O sector eléctrico actualmente encontra-se a enfrentar inúmeros problemas e desafios, dentre eles, a sustentabilidade económico-ambiental.
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Introdução ao Composto de Marketing
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
Módulo I: Revisão de conceitos e temáticas nucleares
Como estabelecer e organizar
Administração de Marketing I
ECOTURISMO O Marketing Turístico:
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Direcção-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa
Comunicação Publicitária e Criatividade
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
TERRAS ALTAS DE PORTUGAL Estratégia Conjunta para a Internacionalização das Empresas 09| Abril| 2014 | 14H30 NERBA-Associação Empresarial.
II Encontro Internacional De Turismo Da Unotur
Plano de Marketing.
Definição de marketing para o século XXI
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Consultoria Informática em CRM Autores: João Ramos Nuno Batalha Ricardo Correia Sérgio Sequeira.
Planejamento Estratégico de MKT
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
A importância do conceito KM ZERO para a sustentabilidade da atividade pesqueira Promotor: Equipa Técnica: Apoio: Co-Financiamento: 1.
Modelo do planeamento IMC
MsC. Túlio L.M. Morais Técnicas de Vendas e Negociações I A venda e a Administração Estratégica em Marketing –
Planejamento Estratégico
POSICIONAMENTO COMPETITIVO
Introdução à Administração
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
Gestão de Marketing de Moda
Centro de Congressos da Madeira, 8 de Maio de 2009 Ordem dos Economistas – D.R. Madeira III Conferência Anual do Turismo Painel: Transporte Aéreo.
Marketing Operacional
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Profª. Josilene Ribeiro. Planejamento de Marketing O planejamento de marketing não é uma ação isolada. É um processo composto por várias etapas e que.
Transcrição da apresentação:

Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Exercício de análise da Rota do Azeite e do Vidro em aula. Elementos a analisar: Promotores do projecto Concelhos abrangidos - Historial do projecto Objectivos Público-alvo Característica da Rota Recursos nucleares e complementares Formas de promoção/distribuição Análise crítica

Ver quadro em Word Rota do Azeite Análise comparativa Rota do Azeite/Rota do Vidro Promotores do projecto Concelhos abrangidos Historial do projecto Objectivos Recursos Análise Crítica Rota do Azeite Rota do Vidro Ver quadro em Word

PÚBLICO/SEGMENTO/NICHO Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Rotas Turísticas? Actividade que integra o sector da animação Promovidas pelo sector público e privado Exemplo da natureza compósita do produto (resulta do estabelecimento de redes) Forma de organizar a oferta em torno de uma temática Permite e facilita o acesso/consumo dos recursos de um destino Vários tipos de rotas INTEGRAÇÃO ORGANIZAÇÃO DINAMIZAÇÃO ACESSO PÚBLICO/SEGMENTO/NICHO

Lógica de Facilitação/Promoção Lógica de Comercialização Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Tipos de Rotas Turísticas Lógica de Facilitação/Promoção Indicativas/orientadoras Rotas que indicam, orientam o acesso ao recurso em torno de uma temática, através de um conjunto de informação disponibilizada Lógica de Comercialização Orientadoras/comercializáveis Rotas que divulgam, facilitam e são mesmo geradoras de acesso ao recurso em torno de uma temática, através de um conjunto de informação disponibilizada Informação/Divulgação Distribuição/Venda

Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Rotas Turísticas Processo de Planeamento construção Construção gestão Corresponde ao processo inerente à implementação, prossecução e avaliação da rota Aplicação do marketing Estrutura/modelo de gestão Parcerias com agentes do sector Corresponde ao processo inerente à criação de uma rota Concepção do produto/preço Questões operacionais

Quais os benefícios decorrentes da experiência do turista? Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Construção gestão Escolha da Temática (com base nos recursos do destino) Levantamento dos possíveis recursos a utilizar na rota Escolha e definição dos recursos a introduzir na rota Avaliação dos recursos a integrar na rota (passíveis de serem “consumidos?”) Definição/segmentação do produto com base nos recursos do destino e público-alvo (sub-temas, percursos dentro da mesma rota, flexibilidade, rigidez...) Definição dos objectivos da rota Público-alvo (antes e/ou depois do produto?) Definição da duração, percurso, execução, tempo livre, etc Quais os benefícios decorrentes da experiência do turista?

Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Construção gestão Definição da estrutura organizativa responsável pela gestão da rota (Promotores da rota?Integrada em outras estruturas ou criada especificamente? = RESPOSTA ÀS NECESSIDADES DA DINÂMICA DA INDÚSTRIA E DO MERCADO Escolha do modelo de gestão mais adequado face ao produto Definição de uma estratégia de mercado (diagnóstico situacional, técnicas de avaliação do produto: ciclo de vida do produto, níveis do produto, etc, saber como utilizar o marketing-mix) Aplicação das variáveis do marketing como ferramentas de trabalho (produto: introduzir melhorias, acertos, clarificar posicionamento; preço: adequado face à concorrência, público, posicionamento, custos fixos, etc; comunicação: posicionar-se recorrendo à imagem/marca; definição da imagem que decorre da identidade; escolha das ferramentas de comunicação e sua utilização numa lógica de promoção integrada; distribuição do orçamento em função da eficácia promocional; distribuição:como vou chegar ao cliente? Directamente, indirectamente? Distribuição selectiva, intensiva? Site como canal de distribuição? Benefícios da intermediação/desintermediação? Monotorização do produto (avaliação da satisfação do cliente; política/acções de comunicação; nível de fidelização, etc) Benefícios, acesso ao cliente; resposta às necessidades do mercado, postura profissional, competitividade, internacionalização?

A Rota do Fresco como exemplo Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística A Rota do Fresco como exemplo A consultar: - Texto da docente disponível na página - AMCAL (http://www.amcal.pt/) Notícia sobre a rota http://jn2.sapo.pt/ferias/rota%20no%20alentejo.html (notícia JN férias) Sites das Câmaras Municipais de Portel, Alvito, Viana do Alentejo, Vidigueira, Cuba Operador Turístico Sóltrópico (Catálogo Férias Por Cá) Site oficial de Portugal (www.visitportugal.pt) Regiões de Turismo da Planície Dourada e Évora Outras notícias