Periodontite & S. Sjögren & Liquen Plano Oral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Hipersensibilidades.
Advertisements

Curso de Análises Clinicas Aula Teórica Nº 2 O S.I. Inato
Hepatite & HIV.
Tolerância & Autoimunidade
Antigénio versus Anticorpo O diagnóstico Imunológico
Linfócitos B.
Proteínas de fase Aguda & Sistema de Complemento
Imunidade oral /mucosas
Imunologia da Gravidez
Curso de Análises Clinicas Aula Nº 9 Visão Integrada do S.I. em acção
Noções do Sistema imunitário Orgãos / Células
Resposta Imune contra Microrganismos e Mecanismos de Escape
Mecanismos efetores da resposta imune
Artrite reumatóide É uma doença auto-imune sistémica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional.
HIPERSENSIBILIDADE É UMA RESPOSTA IMUNOLÓGICA EXAGERADA
SISTEMA COMPLEMENTO.
TOLERÂNCIA E AUTO-IMUNIDADE
SISTEMA IMUNOLÓGICO.
INTERLEUCINAS (citokinas)
PNEUMONIAS CLASSIFICAÇÃO FISIOPATOLOGIA MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
Doenças sexualmente transmissíveis
Unidade 3 – IMUNIDADE E CONTROLO DE DOENÇAS
LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO(LES)
Microbiota da Boca.
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
Características gerais da Resposta Imunológica
UPCII M Microbiologia Teórica 25
SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé.
Augusto Etchegaray Júnior
PERIODONTIA (Tratamento da Gengiva e do Osso)
Doenças de hipersensibilidade: distúrbios causados pela
Estresse.
Acometimento renal na Síndrome de Sjögren
Diabetes e a Odontologia
Por: Karlla Siqueira Tristão
Aluno (a): Ana Paula Krolow Bonetz Curso: Auxiliar em Saúde Bucal – ASB Disciplina: Informática Aplicada I – Atividade 2 Orientador: Nilzo Machado.
Ariane Baratta Masini de Andrade
Toxoplasma gondii.
GENGIVITE.
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
CÁRIE DENTARIA.
GENGIVITE.
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA AIDS
PREVENÇÃO DAS DOENÇAS BUCAIS
REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE
SAÚDE BUCAL PARA A VIDA TODA.
Patologia de glândulas salivares
Classificação dos Parasitas do Homem segundo seu
Acadêmicos: Ana Paula Oliveira Claudiane Déborah; Thauanna Lima Salim
Curso de Análises Clinicas Visão Integrada do S.I. em acção
Doenças autoimunes.
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Síndrome de Sjögren.
Síndrome de Sjogren.
Imunologia Básica - Biomedicina
Tolerância X autoimunidade
REUMATOLOGIA-DOENÇAS AUTO-IMUNES
Prof. Dr. José Henrique Pereira Pinto
SÍNDROME DE SJÖGREN Dr. Sergey Lerner UNIVERSIDADE POSITIVO.
Tolerância Imunológica Indivíduos normais – Toleram seus antígenos. Sistema imune não reconhece Ag próprios. Linfócitos que reconhecem antígenos próprios.
Hipersensibilidade Tipo I
Disciplina de Patologia MGK
Imunodiagnóstico de Doenças Infecciosas e Parasitárias
A GENÉTICA DO SISTEMA IMUNE
DEFESA ESPECÍFICA OU IMUNIDADE ADQUIRIDA Linfócito B.
Como promover o autocuidado no dia a dia: Intervenções para Mudança de Hábitos de Vida e Autocuidado Apoiado no Diabetes Mellitus - Saúde Bucal - Lina.
Patogênese das infecções bacterianas
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

Periodontite & S. Sjögren & Liquen Plano Oral

Ambientais e adquiridos Periodontite Factores de risco Ambientais e adquiridos (comportamentais) Agressão PMNs,Ag,LPS e Resposta Sintomas Bacteriana fact. de virulência imunoinflamatória clínicos e do hospedeiro doença genéticos

Periodontite Numa situação inicial começa lentamente a destruir os tecidos de suporte da gengiva e do osso. Ao contrário da gengivite os danos causados são irreversíveis com o decorrer do tempo; as formas mais avançadas incluem destruição massiva do osso e tecido. A microflora da placa dental é complexa, mas saudável contendo algumas Gram +, Streptoccocus e espécies facultativas de Actinomyces; há medida que a gengivite desenvolve-se aparecem Gram –, anaeróbios como Haemophilus e Porphyromonas gengivalis. Potenciais riscos ambientais: medicação, hormonas, trauma ou desvitaminação. Potenciais riscos genéticos: irregularidade na posição dos dentes, anomalia dos tecidos moles, película aderida

Resposta imuno-inflamatória do hospedeiro Periodontite Resposta imuno-inflamatória do hospedeiro Activação do complemento (via alterna e clássica) Infiltração leucocitária (PMNs inibem SOD) Libertação de enzimas lisossomais Produção de citoquinas Danificação tecidular com libertação de prostaglandina E Aumento de reactividade T a antigénios da placa Produção de exsudado seroso gengival crevicular contendo os factores de complemento e Igs: IgG-IgM resultado do influxo de linfócitos B e células plasmáticas È uma resposta local e ineficaz na eliminação das bactérias que continuam a aderir á superfície dental

Testes de diagnóstico laboratorial Periodontite Testes de diagnóstico laboratorial Cultura de anaeróbios periodontopatogénicos ELISA, ex para a colagenase e enzimas proteolíticas Serologia para as Igs (baixa IgG2 e alta para as outras subclasses) Citometria de fluxo ( cél. B e T periféricas) Marcadores de fluído gengival Testes para C3a e C5a (edema)

Periodontite

S. Sjögren O S.S é uma doença inflamatória sub diagnosticada das glândulas exócrinas, com grande impacto na saúde oral. Consiste numa perturbação inflamatória multisistémica das glândulas exócrinas com uma grande variedade de atingimento extra glandular sendo característico os olhos secos e a xerostomia. Os médicos dentistas são, provavelmente, os primeiros a deparar com os sinais clínicos do SS. O SS é considerada a doença autoimune mais comum a seguir à artrite reumatóide; deriva de uma quebra na tolerância ao self. A patogenia do SS, no entanto, envolve factores imunológicos, genéticos, hormonais e possivelmente infecciosos. Pode ser primária ou secundária.

S. Sjögren A resposta imunológica envolve: Infiltrado linfocitário TCD4 e B nas glândulas salivares e lacrimais Produção de células plasmáticas Acção de NK e ADCC Produção de citoquinas pró-inflamatórias Th1 Produção de auto-anticorpos antinucleares Ro, FR……. Fluído salivar alterado com «« de mucinas e histatinas, lisossimas e IgA

Diagnóstico laboratorial do SS S. Sjögren Diagnóstico laboratorial do SS Bioquímica completa Hemograma Função da tiróide Pesquisa de anticorpos Anti nucleares FR Sialometria ( medição da secreção salivar) Sialografia Electroforese salivar ( perfil electroforético das proteínas salivares)

S. Sjögren

Líquen Plano Oral Líquen plano é uma dermatose crónica local ou generalizada que pode afectar a pele e as mucosas. Com frequência as lesões bucais são únicas ou precedem as formas cutâneas. O LPO apresenta-se em 2 formas : típica e atípica , reticular ou erosiva. A primeira e mais frequente apresenta-se com forma de linhas brancas que se entrecruzam dando um aspecto de encaixe, rede ou arboriforme; A cor da mucosa onde se encontram estas lesões pode permanecer igual ou adquirir um aspecto mais avermelhado. De uma maneira geral são assintomáticas. Em alguns pacientes estas lesões desaparecem espontaneamente. Desconhece-se a sua etiologia mas especula-se uma origem viral (HCV), autoimune, medicamentosa ou mesmo psicogénica.

Líquen Plano Oral

Líquen Plano Oral Destruição do epitélio queratinócito Infiltrado celular T Secreção de citoquinas Th1 pelos queratinócitos Infiltrado TCD8+ activado a produzir citoquinas e quimiocinas (RANTES) Hiperplasia do epitélio bucal- SSC (?) Apoptose dos queratinócitos (Fas e desgranulação)

Líquen Plano Oral

Líquen Plano Oral OLP Cancro da mucosa oral Qual o papel do dentista? Que fazer para proceder a diagnóstico de SSC? Tipo de perguntas do dentista no exame médico?