A situação da Igualdade de Género em Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desastres e desenvolvimento
Advertisements

Igualdade de Oportunidades
O Compromisso das Empresas com a Valorização da Mulher
Secretaria de Políticas para as Mulheres
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
FACULDE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
Gênero e Normas da OIT As duas fases no tratamento de Gênero pela OIT:
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Lei de bases do sistema Educativo
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada.
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
Direito humano a alimentação adequada
DIREITOS HUMANOS TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º E Caroline nº 09
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Estrutura familiar e dinâmica social
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
IGUALDADE PROFISSIONAL COMO FACTOR DE CRESCIMENTO
Princípios de acesso á actividade Física
A FAMÍLIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
DIVERSIDADE Projeto: CONVIVÊNCIA NÚCLEO PELA TOLERÂNCIA
O que é um homem e o que é uma mulher?
1 Novas Famílias. 2 A pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de um alojamento ou o conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento.
{ Trabalho realizado por: João Henrique João Santos.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Campanha Diversidade no Trabalho
Eutanásia.
Lei de bases da actividade física e desportiva
Seminário Igualdade de Género em educação: perspectivas, dificuldades e linhas de intervenção Projecto Sacausef 21 de Novembro 2006.
Curso Direito à Memória e à Verdade
EDAISMO Sabe o que é ?.
O género e o poder político - Flávia, Margarida, Patrícia e Tânia -
GÊNERO.
 PREPARAR HOJE O FUTURO NOVOS HORIZONTES PARA A PESSOA SURDOCEGA EM PORTUGAL 25 de Junho de 2005.
 Primeira mulher a votar;  Implementação da Nova Constituição da República (1933);  Lei do Contrato Individual do Trabalho (1974);  Importância do.
Igualdades de oportunidades e coesão social  “TODOS DIFERENTES TODOS IGUAIS”
Unidade III Declaração Universal dos Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
A Compreensão do Abandono e do Insucesso Escolar 2º ano – 2º semestre 2009/2010 Unidade Curricular de Serviço Social e Inclusão Social José Batista
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
União Europeia.
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
PRINCÍPIO DA IGUALDADE
SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO (parte II) PASSOs, Elizete (2012)
Direitos Humanos Ligado aos aspectos ideológicos, poder; Textos:
1 Teorias Administrativas Teorias AdministrativasInternet-III Aula do dia 04/10/03 Aula do dia 04/10/03.
Jornalismo Cultural e Publicidade da Capital Europeia da Cultura ou o Declínio da Ética.
Como se desenvolve a sexualidade
A construção da Cidadania Europeia
NOÇÕES E INTRODUÇÃO LIBERDADE – DIREITO- JUSTIÇA – REGIME DEMOCRÁTICO
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
Artigo 13.º (Princípio da igualdade) 1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado,

A luta por participação política
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
EQUAL Dispositivo em CD-Rom para o desenvolvimento de competências em igualdade de género um produto do projecto QUEST.
As minhas imagens … A turma APRENDIZAGEM COLABORATIVA (L-BY-D) Henrique Vaz – FPCEUP2015.
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
A escola como agente de socialização
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

A situação da Igualdade de Género em Portugal Projecto 1ª Sessão de e-reflexão A situação da Igualdade de Género em Portugal

Conteúdos Programáticos I – Conhecer a Realidade e Reflectir sobre Ela – 1h30m Conceitos chave para a compreensão da Igualdade de oportunidades entre mulheres e homens Aspectos da situação actual dos homens e das mulheres em Portugal II – Estratégias para a Mudança – 1h30m Porque é importante a questão da Igualdade de Género nos dias de hoje ? - O papel das entidades empregadoras: reflexão e debate

Objectivo Geral No final da sessão os/as participantes deverão ficar sensibilizados/as para a importância da temática da Igualdade de Oportunidades entre mulheres e homens em todas as esferas da sociedade, através do conhecimento da situação actual dos homens e das mulheres em Portugal, ficando aptos a identificar as boas práticas existentes neste domínio.

Objectivos Específicos Identificar e aplicar os conceitos chave para a compreensão da Igualdade de oportunidades entre mulheres e homens Caracterizar os aspectos da situação actual dos homens e das mulheres em Portugal Identificar as estratégias para a mudança

I – Conhecer a Realidade e Reflectir sobre Ela Conceitos chave para a compreensão da Igualdade de oportunidades entre mulheres e homens Aspectos da situação actual dos homens e das mulheres em Portugal

Princípio da Igualdade Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual. Artigo 13º da Constituição da Republica Portuguesa

Princípio da Igualdade Corresponde à ausência de assimetrias entre mulheres e homens em todos os indicadores relativos à organização social, ao exercício de direitos e de responsabilidades, à autonomia individual e ao bem estar; Pressupõe o igual reconhecimento do valor social dos homens e das mulheres e do respectivo estatuto na sociedade; Implica a participação equilibrada de homens e mulheres em todas as esferas da vida, incluindo a participação económica, política, social e na vida familiar, sem barreiras em relação ao sexo; Sublinha a liberdade que todas as pessoas têm de desenvolver as suas capacidades e de fazer as suas escolhas sem as limitações impostas pelos papeis sociais de género e considera, valoriza e trata os comportamentos aspirações e necessidades das mulheres e dos homens de igual forma.

Desigualdade de Género Corresponde à hierarquização dos direitos, estatuto e dignidade entre mulheres e homens, quer a nível da lei quer a nível dos factos. Assimetrias dos indicadores sociais entre a situação das mulheres e dos homens tanto na esfera pública como na esfera privada.

Sexo ≠ Género Sexo: conjunto de características biológicas e reprodutivas que distinguem os homens e as mulheres. Género: representações sociais (conjunto de crenças e ideias feitas) associadas às características biológicas dos indivíduos. O Género é um conceito social que descreve o conjunto de qualidades e de comportamentos que as sociedades esperam dos homens e das mulheres, formando a sua entidade social, a qual difere de cultura para cultura.

Aspectos da situação actual das mulheres e dos homens em Portugal A taxa de participação dos homens e mulheres no mercado de trabalho é desigual; Nas empresas privadas e na administração pública, os lugares de chefia são maioritariamente ocupados por homens; Persistência de profissões tendencialmente femininas e tendencialmente masculinas; Diferentes usos do tempo entre homens e mulheres; Embora a licença de maternidade/paternidade, de acordo com a lei, possa ser partilhada pela mãe e pelo pai, são ainda poucos os homens que auferem deste direito, em grande parte devido ao modo como são estigmatizados no seu local de trabalho; Existência de barreiras psicossociais no que diz respeito ao exercício de cargos políticos e à participação na vida cívica em geral, por parte das mulheres. 56,6% 69,8%

O Papel das Entidades Empregadoras II – Estratégias para a Mudança Tema para reflexão: Porque é importante a questão da Igualdade de Género nos dias de hoje ? O Papel das Entidades Empregadoras

Exercício Prático: Com base no texto “As Mulheres em Portugal: Situação e paradoxos” apresente por favor uma breve reflexão (aproximadamente 10m por participante) enumerando os seguintes aspectos: Qual a sua opinião acerca da situação actual das mulheres e dos homens na sociedade em geral? Na sua opinião, que medidas deveriam as entidades empregadoras tomar para contribuírem para a promoção de uma sociedade mais igualitária para mulheres e homens?