Aula 5- Avaliação inicial da cena e avaliação da vítima

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1ºs Socorros                                                              
Advertisements

Primeiros Socorros Conceito:
PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
PRIMEIROS SOCORROS Enfermeira Renata de Souza Zanatelli
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
Prof. Enfº. Pol. Jackson Figueiredo
Trauma de extremidades
Prof. Fernando Ramos Gonçalves
Atendimento Inicial ao Politraumatizado
SUPORTE BÁSICO DE VIDA: Atendimento Inicial à vítima de trauma
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Noções de Primeiros Socorros
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
Liga Pernambucana de Emergências Projeto de Extensão
TRAUMATISMO CRÂNIOENCEFÁLICO- TCE
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
ABORDAGEM DA VÍTIMA DE TRAUMA
HEMORRAGIAS Conceito Classificação HEMORRAGIA INTERNA
SEMI AFOGADO 1. Informações. 2. Tratamento
AVALIAÇÃO GERAL DO PACIENTE
Ao final desta lição você devera ser capaz de:
Ao final desta lição os participantes serão capazes de:
FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS TRAUMATISMOS ESPECIFICOS
Atendimento em Campo Fraturas e Luxações
ABORDAGEM INICIAL
CH QUE ELÉTRIC.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS
Curso de Extensão em Grandes Eventos
PRIMEIROS SOCORROS.
Entorses, Luxações e Fraturas
Emergências clínicas (Diabetes, AVE, HAS, PCR e DEA)
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
Avaliação e Tratamento
Professor: Rogério Ferreira
TEMA Liga Acadêmica Tocantinense de Trauma e Emergência - LUTTE
Capacitação de Socorrista
PARADA CÁRDIO-RESPIRATÓRIA (PCR)
ABORDAGEM PRIMÁRIA EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Urgência e emergência na atenção primária
Mestranda em Enfermagem - UFMG
Somente Os Vingadores não se ferem
Suporte Básico de Vida Desfibrilador Externo Automático (DEA)
Prof. Erika Meirelles de Castro
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
Projeto P.A.I. (Prevenção de Acidentes Infantis)
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Traumatismo Raqui-Medular TRM
Traumatismo Raquimedular TRM
LATAPH Trauma no esporte Ac. Leonardo Teixeira de Melo
FRATURA ÓSSEA ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
PRIMEIROS SOCORROS.
Evento: Colisão entre Veículos Cena: Veículo de passeio em alta velocidade colidiu frontalmente na traseira de um caminhão carregado de entulho que encontrava-se.
PRIMEIROS SOCORROS.
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
Métodos de Avaliação Osteomioarticular Caso Clínico: Tornozelo
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
Dr. Luiz André Nadler Lins PEPEAV
Transcrição da apresentação:

Aula 5- Avaliação inicial da cena e avaliação da vítima Profa. Dra. Thalyta C. A. Teixeira

Epidemiologia Segundo as estatísticas, em um dia médio, 170.000 homens, mulheres e crianças sofrem traumatismos, e aproximadamente 400 morrem como resultados de suas lesões.

Definição Politraumatizado: e um termo utilizado para assinalar, numa vítima, a presença de mais do que um traumatismo de maior ou menor gravidade. Tipos de traumatismo: há pequenos e grandes traumatismos, traumatismos externos e internos, abertos e fechados, do esqueleto, dos vasos sanguíneos, do sistema nervoso, etc.

Definição Para Tashiro e Murayama(2001), “ a vítima do trauma é considerada parcialmente grave, pois seu estado poderá se deteriorar rapidamente atingindo varias partes do organismo e colocando o individuo em risco de vida”. O atendimento ao paciente de politraumas tem como principal objetivo a diminuição e, se possível, a abolição de sequelas do trauma evitando assim as complicações que levam ao óbito.

Avaliação da cena

AVALIAÇÃO INICIAL A avaliação inicial consiste em verificar que tipo de problema houve, ou seja, se foi um problema provocado por um acidente (Trauma) ou um problema de saúde (Clínico).

PACIENTE DE TRAUMA Neste caso deve ser verificado o que deu origem ao ocorrido e iniciar o exame da vítima (histórico do ocorrido e exame físico visual da vítima). Após isto então o Socorrista deverá avaliar o mecanismo da lesão, verificando o que realmente ocorreu, principalmente através: de relacionar a vítima ao acidente de relato de testemunhas

VÍTIMA DE TRAUMA 1. Os critérios seqüenciais das vias aéreas; 2. Atenção à coluna cervical; 3.Verificação dos sinais sugestivos de comprometimento da respiração e ventilação; 4.Circulação e controle de hemorragias; 5.Exposição completa do paciente; 6.Atenção à família do politraumatizado. Manobra Jaw-trust

VÍTIMA DE TRAUMA Aspectos importantes da avaliação da vítima: Exame rápido da cabeça aos pés, a fim de verificar os problemas mais graves que a vítima possa ter.   Consiste no exame da vítima, feito da cabeça aos pés, procurando por problemas graves que podem colocar a vítima em risco de vida. A imobilização da cabeça deverá ser feita o tempo todo manualmente.

VÍTIMA DE TRAUMA Avaliação da vítima: a) Examine o tórax da vítima, observe a respiração (movimentos e expansão do tórax).   b) Examine o tórax procurando ferimentos, segmentos soltos, deformidades ou qualquer anormalidade. c) Apalpe o abdome, procurando por áreas mais enrijecidas, com hematomas, ferimentos e deformidade.   d) Examine a bacia, verificando se existe dor, crepitação ou rangido.

VÍTIMA DE TRAUMA Avaliação da vítima e) Examine os membros superiores procurando por ferimentos, deformidades e por fraturas. f) Verifique pulso distal e perfusão capilar. g) Examine os membros superiores procurando por ferimentos deformidades e por fraturas. h) Verifique pulso distal e perfusão capilar. i) Se a vítima estiver consciente verifique sensibilidade e resposta motora. Monitore SSVV

Vítima de trauma O socorrista que atende ao politraumatizado deve ser previamente capacitado e estar atento para os sinais clínicos de lesão de coluna. A vítima só deve ser retirada do local se houver riscos. Necessário fazer contato do SAMU. Deve ser realizado o controle de hemorragias. Deve ser realizado imobilizações s/n. Em caso de paciente não responder avaliar possível PCR e iniciar RCP.

Complicações Choque hipovolêmico: hemorragia externa ou interna (fratura de bacia) Parada Cardiorrespiratória

Referências bibliográficas GANANIAN, J. Vida Prática: Manual de Primeiros Socorros. Disponível em: <http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Manual+de+primeiros+socorros#convulsões> Acesso em: 16/10/2006. Disponível em:<http://www.advir.com.br/desbravadores/material_primeirossocorros.asp> Acesso em: 16/10/2006. Primeiros socorros Origem: Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiros_socorros#Convuls.C3.A3oAc>esso em 16/10/2006. Disponível em: <http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/cprv/socorros.asp#Convulsoe>sAcesso em 16/10/2006. Disponível em: <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?95>Acesso em 16/10/2006.