Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO GRÁFICO VISUAL
Advertisements

A luz e a cor existem na realidade como componentes do mundo de sensações dos seres vivos.
ATENÇÃO: PRÓXIMA AULA -> LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Luzes e Cores: A visão da Física
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
O claro-escuro no Romantismo
Monitor de Vídeo.
Curso de Óptica Geométrica
Cor Sensações da cores Tipos de cores Alguns termos técnicos
COR E TINTA.
COR.
Composição e Projeto Gráfico
Vamos falar sobre a… TEORIA DA COR.
Introdução É simples colocar a cor em projetos? Porque? - Complexidade.
Expressão Plástica Luz / Cor.
Cor.
Professor: Diones Charles
Teoria da Cor.
cores primárias Azul ciano, Magenta Amarelo primário.
ÓPTICA Desde os tempos remotos a natureza da luz intrigou os cientistas. Isaac Newton apresentou a teoria corpuscular da luz onde se afirma que a luz é.
Composição e componentes (Classificação das cores)
Imagem: Cores.
(Classificação das cores)
EB23 Pe Vítor Melícias Estudo da Cor Rui Silva
Significado das cores no Feng Shui
A cor e a luz Prof. Daniel Almeida.
O olho humano e a sua relação com as cores
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Educação Visual e Tecnológica
Teoria das Cores Cor Pigmento
Estudo das Cores: Primárias, secundárias e terciárias
Computação Gráfica - Cor
Teoria Da Cor.
A cor.
Observa esta imagem… Parece esquisita não é….
2.3 COR NO DESIGN A cor não tem existência material e é considerada muitas vezes como apenas um fenômeno da luz Os seus estudos passaram pela filosofia,
COR UM EFEITO DA LUZ Carlos A. Olivieri
As cores fazem parte do nosso dia a dia impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na.
Cor O que é a cor? Eugénia João.
Cor Contraste.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
A COR “O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (Leonardo da Vinci ) A cor expressa.
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
A luz se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes espectros. A mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas produz em nós a percepção.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
A COR Educação Visual e Tecnológica. A COR Educação Visual e Tecnológica.
Luz e Cor A luz solar é denominada de luz branca;
As cores complementares são as que no círculo cromático
Uso de Cores no Design de Interfaces
Síntese aditiva Baseia-se na adição de luz, por forma a obter cores cada vez mais claras até se atingir o branco. É o sistema utilizado em espetáculos,
A IMPORTÂNCIA DA LUZ E O PROCESSO VISUAL
INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE
Certificação Florestal à luz dos novos consumidores: O MODELO FSC
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS V
No século XIX, o pintor Itten foi um grande estudioso da cor,
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
Óptica Geométrica.
COR.
A TEORIA DA COR Porque será que ao observarmos os objectos verificamos que eles são diferentes uns dos outros, apesar de serem iluminados pela mesma fonte.
COR E LUZ.
Significado das cores no Feng Shui
1 Artes Visuais Parte 3 Prof. Magno Anchieta A COR.
A Cor 28/04/2017.
Artes Visuais A COR Parte 1 Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
LUZ E COR.
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da USP.
1 Artes Visuais Parte 2 Prof. Magno Anchieta A COR.
Cores.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Transcrição da apresentação:

Há muito tempo, descobriu-se que a luz proveniente do sol, da qual temos apenas uma percepção de intensidade, ou seja, de claridade, não é “branca”, ou amarelada, como alguns podem pensar. Ela se compõe de uma mistura de radiações de ondas de diferentes frequências e espectros, assumindo cores diferentes. Uma mistura uniforme e simultânea de todas essas ondas é que produz em nós a percepção do branco. Ou seja, se o fundo desse slide fosse o sol, você receberia a luz vinda do sol assim...

vermelho laranja amarelo verde cian anil violeta UIltra violeta Infra vermelho Em outra experiência, descobriu-se que um raio dessa luz branca, atravessando um prisma de cristal, decompõe-se nas distintas cores que constituem esse espectro solar. É quando nós conseguimos ver as diferentes cores que formam a luz que vem do sol... Num arco-íris, por exemplo.

Descobriu-se ainda que o inverso também pode ser realizado, através da mistura dessas cores (usando um disco colorido como esse aí do lado... o efeito não é o mesmo, mas no experimento deu certo). E além disso, e o mais importante, essa mistura também pode ser feita com apenas três luzes coloridas: vermelho, verde e azul.

Perceba como, na interseção entre as duas cores “primárias”, forma-se uma terceira cor.

Daí, a partir da gradação dessas cores, formam-se todas as cores que conseguimos enxergar, até chegar novamente à luz branca.

Essa é a síntese aditiva das luzes primárias, ou seja, a formação de todas as cores a partir das cores primárias. cores secundárias luzes coloridas primárias luzes coloridas primárias cores secundárias cores secundárias luzes coloridas primárias

Mas é a partir da pigmentação dos objetos, ou seja, das suas cores naturais ou a base de tinta, que conseguimos distinguir suas cores, porque eles passam também a decompor a luz, absorvendo certos raios e refletindo outros.

Por exemplo, numa madeira azul, quando os raios brancos (na forma de suas 3 luzes “primárias”) incidem sobre o objeto, o pigmento azul da madeira tem a propriedade de absorver os raios que não são azuis, refletindo apenas o raio azul... E é por isso que enxergamos a madeira na cor azul. Sensacional, não!

Aqui, a ideia é inverter a ordem, ou seja, as cores que eram “secundárias” no processo com as luzes, passam a funcionar como base neste processo, como as 3 tintas “primárias”, a partir das quais todas as outras são feitas.

Essa é a síntese da mistura subtrativa que, ao invés de trabalhar com luz, trabalha com tinta, com pigmento, com a propriedade de absorver e refletir as “luzes” coloridas. cores primárias cores secundárias cores secundárias cores primárias cores primárias cores secundárias

Tecnicamente, criamos então a Rosácea Cromática, que traz todas as cores dos processos de composição, nas escalas primária, secundária e terciária vermelho cian verde magenta azul amarela PRIMÁRIAS para pigmento secundária para luz PRIMÁRIAS para luz secundária para pigmento CORES TERCIRÁRIAS

Parâmetros que auxiliam na definição das cores O preto, quando aplicado, sugere morte, luto e infortúnio; porém pode vir a mostrar elegância e distinção, se for tratado com camada brilhante. Uma combinação interessante é o preto fosco e o preto brilhante.

Parâmetros que auxiliam na definição das cores A cor violeta, formada pela combinação do azul com o vermelho, reflete dignidade, nobreza e respeito próprio; é a cor da realeza e vibra com a força da integração e da unidade. Dons artísticos, tolerância e consideração estão associados à ela. Sua força tranqüilizante e suavizante representa um idealismo prático imbuído de humildade. A cor violeta transmite misticismo e meditação; na tonalidade lilás já nos impõe a sensação de magia.

Parâmetros que auxiliam na definição das cores O vermelho libera sensações de alegria, força e vitalidade. É uma cor que se impõe sem discrição. Classificada como uma cor quente, possui a propriedade de aumentar o veículo. Igualmente, os nuances de vermelho têm características particulares. O púrpura, por exemplo, encerra severidade, riqueza, dignidade. O vermelho voltado para o cereja transmite um toque de sensualidade. Quanto mais escuro, mais profundas serão as sensações de suas radiações, quanto maior sua claridade, mais fantásticos e joviais serão os impulsos transmitidos.

Parâmetros que auxiliam na definição das cores O verde é a mais calma das cores. Estático e frio, está associado è estabilidade. Quando mais amarelado, mais associado a uma força ativa; ao contrário, quanto mais voltado para o azul, mas sério fica. Indiferente à sua claridade, o verde nunca perde a estabilidade.

Parâmetros que auxiliam na definição das cores O rosa é uma cor íntima, de fácil assimilação quanto às sensações, transmitindo feminilidade, intimidade e também se enquadrando nas cores quentes, devido a presença do vermelho.

Parâmetros que auxiliam na definição das cores O laranja, muito mais que o vermelho, transmite radiação e expansão. Cor quente que transmite efervescência, fogo, que sugere intimidade e calor.

Parâmetros que auxiliam na definição das cores O azul é uma cor que exprime profundidade: basta exemplificarmos o céu, o mar, o universo. Introvertida, feminina e discreta, é a cor preferida pelos adultos, exprimindo lembranças distantes. A calma transmitida por essa tonalidade é diferente dos tons verdes, já que o azul é dinâmico e traduz viagens imaginárias.

Parâmetros que auxiliam na definição das cores O marrom é uma cor que exprime compactação e é de grande utilidade. É uma cor realista, que não vulgariza e nem brutaliza, representado pés no chão.

Parâmetros que auxiliam na definição das cores Cinza é uma cor neutra, que assume reações diferentes, de acordo com as combinações. A tonalidade em si traduz tristeza, angústia, desânimo. Quando assume tons muito escuros, transmite a sensação de sujeira.

Parâmetros que auxiliam na definição das cores Branco sugere pureza e está sempre condicionado a um sentimento de paz e solidão.

// prof. andrelobo