Punção Abdominal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Isoimunização Rh Marcos Alexandre Diniz Carneiro.
Advertisements

Totalmente Implantado
Placenta Prévia PLACENTA PRÉVIA P P Prof. Elias Darzé.
Toracocentese, Paracentese e Punção Lombar
ANESTESIA EM OBSTETRÍCIA
Punção Subdural.
Sondagem Vesical.
Cateterismo Venoso Percutâneo em Pediatria
Toracocentese.
Punção Vesical.
Doenças do Pericardio.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO.
Enema Opaco Alunos: Andre Luiz Ceccon Andre Luiz Duarte Gonçalves
Sistema Urinário Conceito:
COLOSTOMIAS IGOR DOS SANTOS HOLTZ.
TRAUMA DE ABDOMEM Cavidade do corpo humano que contém diversos tipos de estruturas, órgãos e vasos sanguíneos calibrosos: ORGÃOS SÓLIDOS: -Fígado, baço,
PARTO RECONHECIMENTO:
Faculdade Santa Marcelina
Cristiane Vieira da Cruz
Felicidade é ter o que fazer
Apendicectomia Laparoscópica
Vasa Previa Informação de Fundación de Vasa Previa
Prova de Conhecimentos-Técnica Cirúrgica - FMUSP
Complicações do Sitio de Punção
Radiologia Abdominal Obstrução Intestinal
Trauma Abdominal O Comitê de Trauma Apresenta © ACS Title slide
Profª Gilmara Michel Turma 301E
Universidade Presbiteriana Mackenzie Desenvolvimento Humano Evolução de 58 fetos com meningomielocele e o potencial de reparo intra-uterino Turma:
Posição do recém-nascido na Unidade de Cuidado Intensivo para a punção
SISTEMA DIGESTÓRIO 5º PERÍODO MEDICINA UFOP
EXAME FÍSICO ABDOMEM Enfª Eliana Amorim.
Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto
Defeitos de Fechamento da Parede Abdominal
GASTROSQUISE: INOVAÇÃO TÉCNICO-CIRÚRGICA
Hérnias da parede anterior
Profa. Patricia M. Coletto Freitas
Dreno de tórax Internato Obrigatório de Cirurgia Geral
HÉRNIAS DA PAREDE ABDOMINAL
Trauma e Emergência MR2: Saulo Vieira
XV Jornada Científica dos Médicos Residentes do HRAS/HMIB
Dr. Andreas J. M. Koszka XXXVª Turma Pós-Graduando em Cirurgia
Atelectasia Derrame pleural Área focal com aumento de densidade
Apendicite.
ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA
Autores: Aline Sena – Fisioterapeuta; Denise Amorim – Neonatologista;
Cateterismo Venoso.
CATETER VASCULAR, SONDAS E OSTOMIAS
_______ _____ PLACENTA PRÉVIA P P Prof. Elias Darzé.
Gastrosquise.
Prof. Dr. Tarcisio Coelho
Enterocolite Necrosante
Sistema Urinário Composto por órgãos que elaboram e armazenam a urina e temporariamente até ser eliminada para o exterior: - rins (2), que produzem a urina,
Profª Mônica I. Wingert Turma 301
SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
Parto Cesária.
Trauma abdominal Objetivo
Narcizo A. Tonet Citologia Clínica
Cirrose/Hantavirose e Leptospirose
Profª Adriana Sanchez Ciarlo
Diagnóstico Pré-natal. Introdução O diagnóstico pré-natal é o processo através do qual detectam-se doenças/anomalias/malformações no período pré-natal.
CIE: Curitiba Turma: CRN 094 Curso: Técnico em Radiologia Módulo: II
Transcrição da apresentação:

Punção Abdominal

Punção Abdominal Nomenclaturas : paracentese, punção peritonial e paracentese abdominal. Trata-se de uma manobra invasiva destinada a fins terapêuticos (esvaziamento de líquido e ar, além da possibilidade de gerar lavagem abdominal) e diagnósticos (retirada de líquidos para análise).

Indicações : Antes do nascimento Punção Abdominal Indicações : Antes do nascimento hidropsia não imunogênica : alguns trabalhos mostram índices de diagnóstico em 71% dos casos quando realizado antes e ao nascimento e morte. hidropsia imunogênica : para realização de transfusão intra-útero (anemia não hidrópica, placenta posterior, inserção de cordão inacessível, falência da transfusão intravascular e diâmetro da veia umbilical menor que 4 mm. ascite fetal isolada : geralmente relacionada a anomalias do trato urinário; pode ser útil para se evitar a distócia de parto.

Indicações : Após o nascimento Punção Abdominal Indicações : Após o nascimento criança neonatal : hidropsia imune e não imune; ascite neonatal (uropatia obstrutiva, peritonite meconial, obstrução linfática, perfuração do trato biliar, hemorragia intraabdominal, ascite quilosa, peritonite aguda); enterocolite necrozante e perfuração intestinal (defeitos intestinais congênitos; citomegalovirose; obstrução intestinal; cateterização de artéria umbilical; uso de esteróides e indometacina, apendicite aguda). crianças maiores : intuito diagnóstico, diante de um quadro ascítico sem causa aparente é de relativa freqüência em trauma abdominal ou tóracoabdominal fechado.

Punção Abdominal Devemos sempre ter certeza de que a bexiga encontra-se vazia. Ou o procedimento acorre imediatamente após a criança ter urinado, mesmo assim depois de afastada causas obstrutivas baixas de trato urinário, ou, diante da necessidade, com uma sondagem ou punção vesical prévia.

Punção Abdominal Técnica A posição preferencial e a sentada, com o dorso apoiado em um coxim. A posição deitada também é aceita em situações que a exija.

Punção Abdominal Técnica Fazer a anti-sepsia em metade inferior do abdômen. Colocar campos estéreis, estabelecendo o local da punção. A anestesia local deve ser realizada tomando-se o cuidado de infiltrar todos os planos abdominais.

Punção Abdominal Técnica Duas posições são aceitas : na linha mediana, em um ponto central, eqüidistante da sífise pubiana e da cicatriz umbilical e um ponto lateral, na meia distância da linha que une a cicatriz umbilical à crista ilíaca.

Punção Abdominal Técnica A punção é realizada apoiando-se a ponta do trocater no local anestesiado, de forma perpendicular a parede, e gerar uma pressão contínua e brusca através da parede, até que haja a penetração na cavidade. Retira-se o guia e inicia-se o processo de aspiração. Devemos tomar o cuidado de determinar uma pressão negativa quando da saída da agulha.

Punção Abdominal Com o advento da ultra-sonografia a punção abdominal pautada somente em dados clínicos hoje praticamente inexiste. Muitas das causas descritas acima podem ter seu diagnóstico estabelecido e, quando for necessário, o procedimento deve ser guiado por imagem.

Punção Abdominal Complicações Hematoma no sítio de inserção do cateter (mais comum). Lacerações de fígado e baço são possíveis. Existe a possibilidade de punções de alças rápidas e sem derramamento de líquido intestinal em cavidade. Geralmente não acarretam problemas.