Workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Novos Rumos da Auditoria
Advertisements

O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE CONTROLE DO CÂNCER
ATENÇÃO Esta apresentação possui áudio.
Carlos A. G. Ferraz Coordenador Geral Centro de Informática-UFPE
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação das IFES - CGTIC
MISSÃO: formar professores de educação física
Programa Nacional de Telessaúde
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Vera Lúcia Regina Maria
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Extensão Médica Acadêmica
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Seminário: todos Nós – Unicamp Acessível
Telemedicina - Telessaúde
Educação Permanente em Saúde :
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
BH TELESAÚDE: UMA REDE VOLTADA PARA O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
Portal Telessaúde Brasil BVS Atenção Primária à Saúde
USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
Departamento de Gestão da Educação na Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Telessaúde em Apoio à Atenção Básica.
CÂMARA DE SAÚDE.
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NUTESM - NÚCLEO DE TELESSAÚDE/TELEMEDICINA
Programa Nacional de Telessaúde Inovação Academia Empresa Conceitos
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Diretrizes Clínicas Nacionais
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
A GESTÃO DE RECURSOS NA ESCOLA TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
FÍSICA.
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Renato M.E. Sabbatini, PhD
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Conselho Universitário
Os Programas de Provimento:
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Funções do Sistema de Gerenciamento Acadêmico On-Line Matrícula do aluno, atribuição de senha para acesso Acompanhamento do progresso acadêmico (provas,
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
ABRIL/2015 DADOS SAÚDE Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
Ambulatório Médico Especializado
TRANSFORMAÇÃO EM HOSPITAL DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
Enfermagem em Trauma e Emergência
2ª Feira Internacional da Saúde 9° Congresso Colombiano de Hospitais e Clínicas.
Sistema Nacional de Formação
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Associação Brasileira
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Projetos e Programas Sociais
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Ministério da Saúde O Programa Nacional de Telessaúde na Atenção Primária, implementa.
Estratégias do Ministério da Saúde do Brasil para qualificação de recursos humanos na área da saúde indígena no contexto da interculturalidade Paulo Abati.
RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Ministério da Saúde O Programa.
Título da apresentação Implantação AGHU no HUPES.
Centro de Estudos Dr. Itamar Alves Vianna Categoria: Cidadania na Educação Responsável: Gerência Recursos Humanos.
RUTE Luiz Ary Messina Telemedicina e Telessaúde Integrando Assistência, Ensino e Pesquisa Luiz Ary Messina Graduado em Engenharia.
GERÊNCIA DOS COMPLEXOS REGULADORES - GECOR SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS E REGULAÇÃO - SUR CNRAC - Central Nacional de Regulação da Alta.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Transcrição da apresentação:

Workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Curitiba – 29 de maio de 2006

Antecedentes Ações em Telemedicina vêm se desenvolvendo no mundo desde a década de 60. Alguns projetos de demonstração de aplicação da telecomunicação foram realizados ainda nas décadas de 60 e 70. Países precursores dessas iniciativas são: EUA, Canadá, Austrália e França. Todos os países desenvolvidos têm programas e orçamento. No Brasil, os projetos e serviços tomam formam a partir da década de 90, porém sem grande compartilhamento.

Destaque Resolução CFM n°.1.643/2002 Art. 1°: Definir a Telemedicina como o exercício da Medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audio-visual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em Saúde. Exemplos de aplicação em: dermatologia, oncologia, radiologia, cirurgia, cardiologia, psiquiatria, atendimento domiciliar, reabilitação, pediatria, obstétrica, ginecologia e neurologia. Profissionais de saúde vêm se tornando crescentemente criativos na aplicação e no desenvolvimento de novas TICs em Telesaúde. A maioria dos profissionais de saúde serão afetados no uso da Telemedicina na pesquisa, no ensino, no diagnóstico e no tratamento de saúde. PORTARIA n° 561, DE 16 DE MARÇO DE 2006, Institui no âmbito do Ministério da Saúde a Comissão Permanente de Telesaúde.

Objetivos Implantação de infra-estrutura para interconexão das Unidades de Faculdades e Hospitais Universitários de Ensino das diferentes regiões do país, que desenvolvem projetos de Telemedicina, permitindo a comunicação e colaboração entre grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Melhoria no atendimento das populações das regiões mais carentes e sem atendimento médico especializado, através dos benefícios resultantes do intercâmbio de conhecimentos médicos especializados, teleconferências, cursos de capacitação e formação continuada, discussão entre equipes médicas e segunda opinião.

Instituições participantes - Abril 2006 Hospital São Paulo e Centros de Saúde da Escola Paulista de Medicina - Unifesp, (São Paulo) Hospital das Clínicas - FM USP, (São Paulo) Hospital Universitário de São Paulo/LSITEC - USP (São Paulo) Hospital das Clínicas da Unicamp (Campinas/SP) Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo) Hospital Universidade de Marília -Unimar (Marília/SP) Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ (Rio de Janeiro) Fundação Oswaldo Cruz, (Rio de Janeiro) Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago - UFSC (Florianópolis) Hospital das Clínicas Prof. Arnóbio Marques - UFPE (Recife) Hospital Universitário Walter Cantídio - UFC (Fortaleza) Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, (Porto Alegre) Hospital Universitário Getúlio Vargas - UFAM (Manaus) Hospital das Clínicas – UFMG, (Belo Horizonte) Hospital Universitário - UFES (Vitória) Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes - UFAL (Maceió) Hospital Universitário Prof. Edgar Santos - UFBA (Salvador) Hospital das Clínicas - UFMA (São Luís) Hospital Universitário Lauro Wanderley -UFPB (João Pessoa) Hospital Universitário - UFPR (Curitiba)

Sistema de Videoconferência Telediagnóstico por Imagem Educação à Exemplos Exemplos Sistema de Videoconferência Telediagnóstico por Imagem Educação à distância ISCMPA FM-USP Unifesp Ufes

Metodologia Cada instituição participante apresenta a sua infra-estrutura atual e a pretendida, espaço físico, equipamentos, rede de comunicação, serviços, projetos de telemedicina e equipe técnica; A RNP apresenta a infra-estrutura atual de rede metropolitana local, regional ou PoP; e os componentes necessários ao projeto da infra-estrutura pretendida.

Comitê Assessor e Grupos de Interesse O Comitê Assessor RUTE garante os aspectos éticos, de qualidade da informação e formação, pertinência e prioridade. E ainda: orienta as discussões e os caminhos da RUTE. Os Grupos de Interesse específicos em cada área relevante garantem a qualidade na prestação dos serviços. ( pesquisa, ensino e assistência )

Resultados Esperados Expansão das Unidades de Telemedicina nos HUs, habilitadas para colaboração nacional e internacional através de serviços de aplicações de redes avançadas, com conseqüente redução de custos e melhoria de serviços; Desenvolvimento e demonstração de soluções para outras organizações e secretarias estaduais e municipais de saúde; Orientação do uso inovador em redes de especialização em saúde integradas em procedimentos de telemedicina em âmbito nacional; Adoção e o estabelecimento de procedimentos de telemedicina em projetos de assistência colaborativa, pesquisa, demonstrações, eventos, palestras e cursos.

Redecomep Redes Comunitárias de Ensino e Pesquisa Aliada às Redecomep´s, a criação de uma infra-estrutura nacional de telecomunicação de apoio aos serviços integrados de assistência, educação e pesquisa prestados pelos Hospitais Universitários é de fundamental importância ao desenvolvimento das redes estaduais e municipais de atendimento de saúde.

www.rute.rnp.br Representante Legal: Nelson Simões nelson@rnp.br , Diretor Geral, RNP Coordenação Executiva: José Luiz Ribeiro Filho, jlribeirof@rnp.br Ordenador de Despesas: Wilson Coury wbcoury@rnp.br , Diretor Financeiro, RNP Gerência do Projeto: Luiz Ary Messina, messina@iia.com.br