Desafio das Operações – Finalidade Educacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
WebDesign Redes de Computadores Aula 07
Advertisements

Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
Conjunto dos números Naturais
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Professora Camila C. Souza – Matemática – 21/03/09
Portfólio de Matemática
Trabalho de matemática
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
Campeonato Inter-Escolas
Revisão de Potências de dez,
Modelagem como metodologia de ensino
Jogos.
Entendo os números inteiros
MATEMÁTICA UNIDADE 2 Conteúdo: Matrizes Duração: 10 40’ 04/04/13
MATEMÁTICA NOS ESPORTES
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Perfil ANIMAIS 2ªA e B.
Alfabetização Matemática CAMPO ADITIVO
Brincando com os números Cristiane Keller.
MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Jogar sair.
O Uso da Calculadora no Ensino de Matemática Prof. Disney Douglas
Divisão (semana 6).
Introdução ao conceito de Multiplicação
Operações com frações (semana 9).
Independência Estatística
MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES
TRIÂNGULO DE PASCAL E CÁLCULO DE PROBABILIDADES
Matemática Básica – Aula 1
Jogo dos Polígonos Finalidades didáticas
“QUALQUER JOGO MAS NÃO DE QUALQUER JEITO” “MOMENTOS DO JOGO”
Número e Estruturas Aditivas
Conjuntos dos números racionais (Q)
Jogo do Nim Gracivane Pessoa Martha Ferraz Ross Nascimento
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Confecção da Mankala colhe três com sucata
Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves
PROFESSOR: SANDRO MURILO
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
CRISTIANY DE JESUS FERREIRA GRACILENE MACHADO RIBEIRO
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
A face de cada carta apresenta dez expressões identificados por letras. A letra “A” é sempre uma adição, a letra “B” é sempre uma subtracção, a letra.
Jogo do 24.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 12
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
OFICINA DE JOGOS.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Campus de Caraguatatuba Matemática Discreta 1 – MD 1
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Prática de Ensino em Matemática I Aula 08
Financiamento Proponente Parcerias EDUCIMAT Apoio.
1º Assunto de Matemática do Preparatório para o Ensino Superior
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
Construção de polígonos e Malhas
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação PROJETO REDE JOGOS NA EDUCAÇÂO MATEMÁTICA OFICNA: Flexágono.
Teoria dos Campos Conceituais
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM METRIAL CONCRETO.
Matemática Operações com números naturais:
Campeonato Jogo do 24 Professoras responsáveis:
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM MATERIAL CONCRETO
POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? Cecília Parra INFLUENCIA.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Transcrição da apresentação:

Desafio das Operações – Finalidade Educacionais Projeto Rede Jogos no Ensino da Matemática a partir de sucata APRESENTAÇÃO Desafio das Operações – Finalidade Educacionais EQUIPE Evanilson Landim Alves Bruno Leite Dierson Carvalho   José Ivanildo F. de Carvvalho Orientação: Iolanda A. C. Almeida Franck Bellemain

Desafio das Operações Um tabuleiro constituído com dois conjuntos de números: O primeiro com números que serão combinados usados pelos alunos para realizar uma das quatro operações; O resultado a ser obtido faz parte do segundo conjunto de números do tabuleiro; Quatro (4) peões (um representado cada operação: adição, subtração, multiplicação, divisão); Nove (9) fichas que serão utilizadas para indicar o ganhador de uma rodada. Ganha quem tiver o maior número de fichas

Desafio das Operações Os jogadores decidem quem vai começar o jogo (pode tirar no “par ou ímpar”, jogar a moeda cara e coroa, etc); O primeiro jogador (ou equipe) escolhe uma operação e marca com o peão dessa operação um dos números do tabuleiro; O segundo jogador deve dizer dois números da linha superior (3, 6, 12) e com a operação indicada fazer uma operação que resulte no número marcado pelo primeiro jogador;

Desafio das Operações Se os números pronunciados estiverem corretos, o segundo jogador retira da mesa (captura) uma das nove fichas a sua escolha; caso contrário, o primeiro jogador retira uma das nove fichas; A jogada seguinte será realizada pelo segundo jogador, independente dele ter acertado ou não os números que pronunciou.

Desafio das Operações Exemplo: Eduarda e Davi estão jogando uma partida do Desafio das Operações. Eduarda marcou no tabuleiro o número 15 com o peão adição . Davi deve dizer que 15 é o resultado da adição entre 3 e 12 ou 12 e 3. Se Davi pronunciar os valores esperados (corretos) por Eduarda, ele captura uma das nove fichas dispostas na mesa. Caso, ele erre, Eduarda captura uma ficha da mesa. Vence o jogo o primeiro que capturar 5 das 9 fichas disponíveis na mesa.

Desafio das Operações Obs.: pode ocorrer do jogador que está propondo o desafio tenha feito uma operação de forma errada. Nessa situação a pontuação será do outro jogador. Para essas situações, o professor funcionará como mediador.

Finalidades Educacionais Ao escolher uma operação e um número como resultado, o primeiro jogador. faz diversas operações a fim de conseguir identificar uma operação que ele considere um desafio para vencer o seu colega; Utiliza diferentes combinações nessas operações e, pouco a pouco, elabora esquemas para mapear tais operações.

Finalidades Educacionais Ao escolher uma operação e um número como resultado, o primeiro jogador. trabalha a memorização de operações básicas, fatos básicos das operações, necessários a maior agilidade na realização de calculo escrito ou mental.

Finalidades Educacionais Ao escolher dois números que com a operação escolhida pelo jogador 1 para chegar ao resultado apontado, o segundo jogador. Realiza diversas operações buscando decomposições aditiva e multiplicativa ou operações de subtração e divisão que levem ao número; Trabalha os fatos básicos das operações;

Finalidades Educacionais Ao escolher uma ficha numérica para retirar, o jogador vencedor da jogada: Busca identificar os números mais difíceis de realizar a conta e os retira, caso a próxima vez seja ele que vai adivinhar; Busca identificar os números que acha mias fáceis de conseguir, caso a próxima vez seja ele que vai propor a operação.

Finalidades Educacionais Ao realizar as diversas combinações da contas, cada jogador: Começa a desconfiar que algumas das contas não podem ser feitas com os resultados nos naturais, criando uma oportunidade de extensão dos campos numéricos, para os inteiros ou para os racionais.

Finalidades Educacionais Ao organizar o tabuleiro para iniciar a jogar, os jogadores: ordenam de forma crescente os números

Variações Ampliação dos campos numéricos envolvidos no desafio: Ampliar o campo numérico nas respostas incluindo as operações com resultados negativos; Ampliar o campo numérico nas respostas incluindo as operações com resultados racionais. Ampliação dos campos numéricos envolvidos nos números a serem operados; Incluir nos três números, negativos ou racionais, zeros, unidade.

Variações A quantidade de números que serão utilizados para compor as operações. Não incluir todos os valores possível no tabuleiro. ADIÇÃO SUBTRAÇÃO MULTIPLICAÇÕ DIVISÃO 1 + 3 = 4 1 + 6 = 7 1 + 12 = 13 3 + 6 = 9 3 + 12 = 15 6 + 12 = 18 3 – 1 = 2 6 – 1 = 5 6 – 3 = 3 12 – 1 = 11 12 – 3 = 9 12 – 6 = 6 1 x 3 = 3 1 x 6 = 6 1 x 12 = 12 3 x 6 = 18 3 x 12 = 36 6 x 12 = 72 3 : 1 = 3 6 : 1 = 6 6 : 3 = 2 12 : 1 = 12 12 : 3 = 4 12 : 6 = 2 Incluir números advenham de dificuldades que os alunos em geral apresentam e sejam impossíveis de serem obtidos a partir de operações com os números dados – distratores.

Variações Reduzir o número de operações nos anos iniciais, empregando apenas a adição e a subtração.