Programa de Aplicações CBERS 2005-2009 José Carlos N. Epiphanio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Financiadora de Estudos e Projetos PROINFRA Programa Institucional de Infra-estrutura de Pesquisa das Instituições Públicas de Ensino Superior.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Reunião de Planejamento e Avaliação da OBT Lúbia Vinhas Campos do Jordão, Dezembro 2004.
Divisão de Geração de Imagens. PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA DGI: Receber, processar, armazenar, e disseminar, de forma operacional, dados e produtos derivados.
Projeto: Educação em Direitos Humanos e Cidadania
O Estado e o BNDES no apoio à
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Resultados e Ações Pré-Certificação
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Apresentação do Projeto
Hilcéa Santos Ferreira
(47”) Reflexões sobre a Construção do Sistema de Inventários de Ciclo de Vida da Indústria Brasileira - SICVBrasil Os slides seguintes apresentarão a visão.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Catálogo de Imagens Histórico: 1973 : início das atividades da DGI; destinada a processar os dados de satélites de sensoriamento remoto, cuja recepção.
Gilberto Câmara Diretor, INPE
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Relação Escala Resolução Geométrica da Imagem
CBL – Câmara Brasileira do Livro
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
XIII Simpósio SELPER Havana / Cuba
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras
Programa de Sistemas de Solo e Operações
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
Cartografia – Parte II O programa CBERS Mapas/Cartas/Plantas
Câmara Técnica De Cartografia E Geoprocessamento Do Estado Do Paraná
Encontro dos Atendimentos aos Usuários Cachoeira Paulista, out/2007
SECRETARIA EXECUTIVA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS
NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO A DISTÂNCIA
Mudança e Inovação Tecnológica
AULA: 13/11/2013 TEMA: AS REFORMAS DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
REGIÃO CENTRO SÍNTESE DOS PROJETOS
RECOMEÇAR É BOM TÊ-LOS AQUI!.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
Sensoriamento Remoto no Brasil Satélites e Sensores
Conceitos, Histórico, Introdução ao CD-ROM Educacional do INPE Aula 2
O Plano Nacional de Educação e os desafios da Educação Infantil
Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.
Ações na área do Livro e Leitura Outubro/ IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS - Modelos 1 e 2 2. MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS - Pequeno porte -
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
41 o Seminário de Aciaria – Internacional AMAN – Resende, 23-26/05/2010 Américo Bernardes Centro de Capacitação - Inmetro Formação.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
Trabalho de Conclusão de Curso TCC
Educação básica de qualidade para todos
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Sensoriamento Remoto no Brasil
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Estimativa de desmatamento da Amazônia no período Brasília, 26 Out 2006 Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Programa de Aplicações CBERS José Carlos N. Epiphanio

CBERS-2004 Enorme envolvimento da DGI, DPI, DSR, Cuiabá e CCS para o sucesso do CBERS Mais de 12 coberturas do Brasil e do planeta Operação normal, com interrupções mínimas Esforço de operacionalização do sistema de processamento, catalogação, consulta, acesso, manutenção, atenção ao usuário, etc. Controle de órbita mais fino, de acordo como solicitação brasileira Aquisição de par estéreo com excelentes resultados (IBGE) Distribuição maciça de imagens –Usuários: –Inúmeras instituições: –Cenas: Mais de 50 trabalhos submetidos ao XII SBSR

CBERS-2004 Reuniões técnicas com chineses no Brasil e na China Aprovação do sistema de comercialização internacional Campanha de calibração na Bahia Definição do CBERS 3-4 –Melhoria geral das câmeras e acréscimo de 5 m (pan) e 10 m (XS) Aprovação do CBERS-2B, com substituição do IRMSS por uma câmera pan de 2,5 m Mais de 30 apresentações, palestras, cursos Inúmeros atendimentos a usuários e outras demandas Seminário com empresas e usuários do CBERS, em Cachoeira Paulista

CBERS-2 em Números

CBERS-2 - Atendimento

Instituições - CBERS-2 (out./2004)

Usuários - CBERS-2 (out./2004)

CBERS-2005 Avaliação e melhoria da qualidade dos sensores CBERS-2 –Radiometria da CCD e WFI; geometria da IRMSS –Maior acesso à WFI Melhoria da documentação e interface oferecida aos usuários Pesquisa junto aos usuários: quem, o que, como, quanto, sim? Promoção da inserção educacional do CBERS Realização do Congresso de Aplicações CBERS, em Cuiabá, na semana de 21 de Outubro Implementação de estações internacionais CBERS-2 Preparação do sistema de processamento do CBERS-2B Participação nos testes e calibração do CBERS-2B Acompanhamento da construção do CBERS-3 Intensificar a estruturação do Programa de Aplicações CBERS

CBERS-2006 Inserção do CBERS junto ao meio científico universitário: –Do uso à análise e desenvolvimento: formação de uma comunidade crítica e criativa Fazer do CBERS a mola para a mudança de patamar e ampliação da comunidade de sensoriamento remoto: abertura/criação de novos pólos de desenvolvimento científico e tecnológico em imagens de satélite Intensificação dos trabalhos de popularização da tecnologia espacial, tendo o CBERS como âncora Participação nos testes e calibração pré-lançamento do CBERS-2B Preparação e organização da participação da OBT na campanha de lançamento do CBERS-2B Realização dos testes de avaliação pertinentes à fase de comissionamento do CBERS-2B Inserção do CBERS-2B na cadeia de processamento e distribuição CBERS –A meta é ter o CBERS-2B disponível em Jan/2007

CBERS-2007/2009 Realizar periodicamente o Congresso de Aplicações CBERS Estimular a capacitação brasileira em tecnologia espacial (particularmente sensores, processamento de imagens, aplicações): é preciso ganhar novamente competência nesses campos Aprimorar a difusão nacional e internacional do CBERS Preparar mais adequadamente as atividades de pré-e pós- lançamentos do CBERS-2B e 3-4 Buscar ampliar os quadros em aplicações espaciais, com perfis mais ajustados à definição, especificação, e avaliação de sensores e missões espaciais Ter uma participação mais ativa e antecipada às missões espaciais vindouras (CBERS-5 e 6) –Provavelmente essas missões serão definidas por volta de 2007 Fazer com que o Programa de Aplicações CBERS justifique a ampliação dos quadros técnicos da OBT

Gargalos e Expectativas Reconhecimento oficial do Programa de Aplicações CBERS Necessidade de intensificação da estruturação do Programa de Aplicações CBERS Ampliação interna das pessoas envolvidas com o CBERS Ampliação externa da capacitação em sensores, processamento de imagens, etc. Ampliação urgente dos quadros da OBT com qualificação em sensores, processamento de imagens, calibração de sensores, etc.