João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA

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Transcrição da apresentação:

João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA II Conferência da Pós-Graduação - UNESP 19 a 21 /09/2006 A NUCLEAÇÃO DE NOVOS GRUPOS DE PESQUISA E ENSINO: DISTRIBUIÇÃO EQUILIBRADA DE RECURSOS INTELECTUAIS NO PAÍS João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA

NUCLEAÇÃO Conceitos gerais Botânica.Capacidade de uma espécie propiciar uma significativa melhoria das condições ambientais permitindo o aumento da probabilidade de ocupação de um ambiente por outras espécies. Ciências exatas. Teorias de nucleação de cristais; nucleação e crescimento de folhas de metais (cobre sobre titânio por exemplo) CNBB: Pastoral Universitária.Sistema pelo qual alguns grupos (nucleadores), nucleiam novos grupos (nucleados) a partir de grupos incipientes ou ainda não existentes Ensino público (Lei de nucleação das escolas:Lei 9394 de 20/12/96 das diretrizes e bases da educação nacional) Reorganização do parque escolar público, concentrando várias escolas sob a coordenação unificada de uma escola-polo . Pode ser uma fusão (duas ou mais escolas em uma) por motivos econômicos ou sociai. Educação. Junção de disciplinas em núcleos (disciplinas básicas, aplicadas, optativas, práticas, etc )

Nucleação Na pós-graduação Várias formas A) Docente de reconhecida competência ou capacidade de persuasão convence um ou mais estudantes que realizam a pós-graduação sob sua orientação. Ao fim da PG os iniciados ampliam o centro nucleador ou vão a outros centros (de origem ou outros) que mantém forte ligação com o núcleo original e depois vão diminuindo o vínculo e multiplicando-se

Nucleação B) Institucional- própria instituição (universidade, por exemplo USP após sua formação C) Próprio programa de pós-graduação Exemplos positivos e negativos

Nucleação VANTAGENS Para o País Melhor distribuição regional Ampliação de áreas de conhecimento carentes Melhora no “ranking” de publicações Formação de RH adaptados a cada demanda

Avaliação Trienal 2001 e 2004: número de programas por conceito

Avaliação Trienal 2001 e 2004: % de programas por conceito

Avaliação Trienal 2004 Distribuição dos Cursos de Pós-graduação por Região

Avaliação Trienal 2004 Distribuição dos Programas por Grande Área do Conhecimento

Nucleação Para a instituição A) preenchimento das suas obrigações de “solidariedade” B)maior facilidade de competir em programas integrados C) Maior visibilidade D)melhor competitividade em projetos com agências financiadoras

Nucleação Para a pós-graduação Corresponder as exigências da CAPES ( Ex: ofício CAPES : “incluir apreciação do programa sobre iniciativas de solidariedade, nucleação e visibilidade. Ex: significado das notas 6 e 7: exclusivas para programas que ofereçam doutorado com nível de excelência, desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa, alto nível de inserção internacional, grande capacidade de nucleação de novos grupos de pesquisa e ensino e cujo corpo docente desempenhe papel de liderança e representatividade na referida comunidade

Programas Nucleadores e Programas Nucleados

Nucleação Para o docente Atendimento as demandas do país, instituição, programa de PG e pessoais Maior facilidade de obtenção de recursos financeiros Carreira universitária Preenchimento de critérios para obtenção de bolsa de produtividade científica (CNPq)- Passagem da categoria 2 para 1 A :Nucleação de grupos de investigação reconhecidos e fortalecimento de outras instituições de pesquisa no país e da sua própria.

G.J. MENDEL / | \ H. DE VRIES C.E. CORRENS E. VON TSCHERMAK H.A. KREBS | J.A. ROPER ......................................................................................................................................................................................................................... | | F.G. BRIEGER J.T.A. GURGEL J.L. AZEVEDO 1.1 - 1.20 2.1 2.23 3.1 - 3.5 2 1 4 3.2 3.2.1 - 3.2.17 2.2 2.2.1 2.2.43 2.4.1 - 2.4.12 2.4.7 2.4.7.1 - 2.4.7.7 2.6 2.6.1 2.7 2.7.1 - 2.7.5 2.13 2.13.1 - 2.13.5 2.13.1 2.13.1.1 - 2.13.1.3 2.4 2.14 2.14.1 - 2.14.4 2.16 2.16.1 - 2.16.5 2.17 2.17.1 - 2.17.2 2.21 2.21.1 - 2.21.17 3 2.2.1 2.1.1.1 - 2.2.1.7 2.2.19 2.2.19.1 - 2.2.19.12 2.2.20 2.2.20.1 - 2.2.20.10 2.2.24 2.2.24.1 - 2.2.24.10 = ♂ = MS = DR = MS e DR = ♀

5.1 5.57 5 5.37 5.37.1 5.13 5.13.1 - 5.13.15 5.17 5.17.1 5.19 5.19.1 - 5.19.2 5.24 5.24.1 - 5.24.7 5.27 5.27.1 - 5.27.7 5.1.1 - 5.1.16 5.1 5.9 5.9.1 - 5.9.23 5.3 5.3.1 - 5.3.2

H.A. KREBS | J.A. ROPER ......................................................................................................................................................................................................................... J.L. AZEVEDO R.H. Neder 6.1 - 6.10 7.1 7.38 8.1 - 8.13 7 7.9 7.9.1 - 7.9.6 7.2 7.2.1 - 7.2.27 7.10 7.10.1 - 7.10.6 8 6 6.9.1 6.10.1 7.7 7.7.1 - 7.7.6 7.12 7.12.1 9 9.1 - 9.18 9.1 9.1.1 - 9.1.36 10 11 11.1 12 13 14 15 15.1 - 15.20 15.1 15.7 15.1.1 - 15.1.14 15.7.1 - 15.7.11 15.2 15.2.1 - 15.2.5 16.1 - 16.17 16.1 16.11 16.1.1 - 16.1.13 16.11.1 - 16.11.6 16 A. Ando J.R. Zinsly

17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 17.1 - 17.13 20.1 - 20.10 23.1 - 23.5 24.1 - 24.19 26.1 - 26.7 17.2 26.4 17.2.1 - 17.2.2 26.4.1 - 26.4.11 27 28 29 30 31 32 33 27.1 - 27.27 32.1 - 32.4 33.1 - 33.9 27.1 27.3 27.5 27.6 27.1.1 - 27.1.4 27.3.1 - 27.3.3 27.5.1 - 27.5.2 27.6.1 - 27.6.4 34 35 36 37 38 39 40 41 42 34.1 - 34.7 36.1 - 36.16 38.1 - 38.10 39.1 - 39.5 42.1 - 42.14 36.1 36.1.1 - 36.1.3

43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 43.1 - 43.19 46.1 - 46.6 49.1 50.1 - 50.4 51.1 - 51.7 43.2 43.2.1 - 43.2.3 53 54 55 56 57 58 59 60 61 53.1 - 53.13 58.1 - 58.7 61.1 - 61.4 53.1 53.3 53.4 53.1.1 - 53.1.8 53.3.1 - 53.3.4 53.4.1 - 53.4.8 62 63 64 65 66 67 68 69 63.1 - 63.16 64.1 - 64.33 65.1 67.1 - 67.2 68.1 - 68.5 64.1 64.3 64.6 64.24 64.1.1 - 64.1.9 64.3.1 - 64.3.3 64.6.1 - 64.6.4 64.24.1 - 64.24.2 64.12 64.12.1 - 64.12.4

70 71 72 73 74 75 76 77 78 70.1 - 70.92 72.1 73.1 - 73.11 74.1 - 74. 2 76.1 - 76.6 77.1 - 77.2 78.1 - 78.22 78.13 78.13.1 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 79.1 - 79.22 81.1 82.1 85.1 - 85.2 86.1 79.4 79.5 79.6 79.4.1 - 79.4.16 79.5.1 79.6.1 - 79.6.2 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 89.1 - 89.2 91.1 94.1 - 94. 2 96.1 - 96.5

115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114

Obrigado!