UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Bem-vindos!.
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
A estruturação de Grupos de Pesquisa
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
NÚMERO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO/GRANDE ÁREA
Moderadora: Marilza Vieira Cunha Rudge Pró-Reitora de Pós-graduação - UNESP Estratégias para a obtenção da excelência na Pós-graduação MESA REDONDA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho PÓS-GRADUAÇÃO NA UNESP AVALIAÇÃO CAPES: TRIÊNIO Gestão: Marcos Macari/ Herman Voorwald.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
Sistema de Indicadores
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Pós-Graduação em Saúde
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
Pró-Reitora de Pós-Graduação
O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais.
II Seminário Internacional
ASP/CSM 08/11/10 Últimas Atualizações: * Decreto nº7106/10-PR * Resolução nº028/10-COU.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Relações Internacionais Prof. Márcio de Castro Silva Filho
Bolsas – IC, MS e DR Informações preliminares. Antecedentes  Ano de início da concessão de bolsas: 1962  Desde sua criação, em 1962, até dezembro de.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do INPE Uma visão sobre as realizações entre 1995 e 2010 Comitê Interno - Gestão 2010/2011:
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O QUE É PDSE? É o novo programa de doutorado sanduíche da Capes;
INICIAÇÃO CIENTÍFICA X ESTÁGIO INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ESTÁGIO!
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
XV Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa das IES Particulares. Salvador, 30 de Setembro de 2014 Professor Flávio Bortolozzi UniCesumar
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
SIMULAB Sustentável Triênio
Bolsas – IC, MS e DR Decomposição 19/02/2009. Pauta 1. Decomposição 2. Termos, temas e indicadores 3. Respondentes 4. Quase-experimento – grupos de controle.
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais Centro de Artes e Letras.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
PROPESP Avaliação da Pesquisa e Pós-graduação Atividade Científica & Tecnológica N o de artigos, livros, patentes, etc N o grupos de pesquisa - CNPq N.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
Como elaborar Memorial e
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
Introdução ao Serviço Social
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
1. PESQUISA e PÓS-GRADUAÇÃO Profa. Dra. Cláudia Regina Cavaglieri Assessora da Reitoria para Área de Pesquisa e Pós-Graduação 2010.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa PIBIC Brasília, 19 de novembro de 2015 Atividade Recursos Humanos.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN /
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho CIC – XIX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO Marilza Vieira Cunha Rudge Pró-Reitora de Pós-Graduação - UNESP

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Dimensão da PG - UNESP 106 mestrados 84 doutorados 3 MP 109 programas 15 CIDADES SP (14 interior)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Julio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Julio de Mesquita Filho UNESP - 2007 Grande Área Total M D M/D MP CIÊNCIAS AGRÁRIAS 24 1 23 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 13 12 CIÊNCIAS DA SAÚDE 22 20 CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA 10 2 7 CIÊNCIAS HUMANAS 14 CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS 6 4 ENGENHARIAS 9 5 LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES MULTIDISCIPLINAR TOTAL 109 84 3 1 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho MISSÃO DA PG FORMAR RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS PARA A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho PÓS-GRADUAÇÃO RH EM 2 NÍVEIS MESTRADO ACADÊMICO PROFISSIONAL DOUTORADO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho PERFIL DO MESTRE DOMÍNIO GERAL E CONTEMPORÂNEO ÁREA DE ATUAÇÃO PENSAMENTO CRÍTICO EXPERIÊNCIA METODOLOGIA PESQUISA HABILIDADE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho PERFIL DO DOUTOR DOMÍNIO AMPLO/APROFUNDADO DA ÁREA DE CONHECIMENTO FORMAR NOVOS RH PARA GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS CAPAZ DE IDENTIFICAR PROBLEMAS DESENVOLVER PESQUISA COM INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA

IDENTIFICAR E FORMAR NOVOS RH PARA PESQUISA UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO/PÓS-GRADUAÇÃO IDENTIFICAR E FORMAR NOVOS RH PARA PESQUISA INICIAÇÃO CIENTÍFICA !!!!!!

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMPLEMENTA O ENSINO DE GRADUAÇÃO Oportunidade de conhecer: como a ciência é produzida como o conhecimento é adquirido

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho INICIAÇÃO CIENTÍFICA Despertar vocação científica Desenvolver pensamento científico criatividade Aprendizagem técnicas e métodos científicos Reduzir tempo médio de permanência na PG

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Pós-graduando/Alunos IC Pós-graduando Treinamento em orientação de alunos Confronto direto com problemas da pesquisa Alunos IC

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho SIMILARIDADE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMPLEMENTA O ENSINO DE GRADUAÇÃO ESTÁGIO EXTERIOR COMPLEMENTA A FORMAÇÃO DO DOUTOR

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho BOLSA: DOUTORADO “SANDUÍCHE” aprofundamento teórico coleta e/ou tratamento de dados desenvolvimento parcial parte experimental da tese intercâmbio científico

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho BOLSA: DOUTORADO “SANDUÍCHE” CAPES (PDEE) cotas institucionais CNPq (SWE) p/ bolsistas CNPq e CAPES

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho PDEE.Doutorado país e Estágio Exterior “SANDUICHE” PDEE – 2006 - UNESP COTA USO 85 bolsas x 12 meses= 1020 meses (E 1100) 53 alunos x 12 meses= 636 meses(UNESP) SOBRA (UNESP): 384 meses

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho PDEE.Doutorado país e Estágio Exterior “SANDUICHE” PDEE – 2006 - UNESP COTA USO 85 bolsas x 12 meses= 1020 meses (E 1100) 53 alunos x 12 meses= 636 meses(UNESP) SOBRA (UNESP): 384 meses

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho PDEE.Doutorado país e Estágio Exterior “SANDUICHE” Baixa demanda!!!! Por que??? Quais dificuldades??? Que ações???