Conceito de TEMPO SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.

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Transcrição da apresentação:

Conceito de TEMPO SCHIMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.

O que é o tempo? Essa é a primeira pergunta a ser feita quando são trabalhadas as relações temporais. Pode-se admitir, como alguns historiadores, que tempo é uma categoria mental que não é natural, nem espontânea, nem universal. Levar em consideração essas características de tempo significa entender suas consequências para o trabalho do historiador e para o ensino da História.

► historiador: especialista do tempo passado → objeto de sua escrita ► entender o passado como uma reconstrução à luz de questões colocadas com base no presente ► para o ensino da História: importância de trabalhar a relação passado-presente em duas dimensões:

► 1ª) ideia de que o passado ajuda a explicar o presente: apesar do risco, significa o esforço de construir uma espécie de diálogo entre as realidades do presente e as do passado possibilita dar sentido ao mundo em que se vive

► 2ª) considerar a particularidade do próprio passado entender a originalidade de civilizações em que as representações coletivas e a mentalidade não podem ser comparadas às nossas desenvolver a compreensão da alteridade e o respeito por outros povos

► Principais noções temporais: Sucessão Duração Simultaneidade Mudanças Permanências ► são construídas no decorrer da vida e dependem de experiências culturais

► representações do tempo histórico são influenciadas por marcos temporais, como os progressos tecnológicos, as guerras, as revoluções ► exemplos: Renascimento – séculos XV e XVI Iluminismo – século XVIII 2ª Guerra Mundial – 1945

► alunos dos anos iniciais: ► alunos dos anos iniciais: * atividades de observação de objetos iguais de épocas diferentes * trabalho com imagens (fotos e gravuras de época) * linha do tempo

► noção de duração → durante (rotina e formação de hábitos) – horário da novela, férias... ► noção de simultaneidade → enquanto; ao mesmo tempo que ► questões relativas ao tempo e suas formas de apreensão são o centro da compreensão histórica do mundo

► divisão da História em quatro grandes períodos (construção – história europeia): * História Antiga * História Medieval * História Moderna * História Contemporânea ►calendários ►temporalidade: pressuposto para a compreensão e o raciocínio históricos e não um conteúdo em si

O RELÓGIO Passa tempo, tic-tac Tic-tac, passa hora Chega logo, tic-tac Tic-tac, e vai-te embora Passa tempo tic-tac, passa hora Bem depressa Não atrasa Não demora Que já estou muito cansado Já perdi

Toda a alegria De fazer Meu tic-tac Dia e noite Noite e dia Tic-tac (Vinícius de Morais)