DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro com professores
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Reitoria DIRETRIZES PARA A GESTÃO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UTFPR Versão nov/2006 – COEPP/COUNI.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
I Seminário Regional de Pesquisa
I EREJA CENTRO OESTE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Agenda Territorial Estado do Tocantins
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Secretaria de Educação Básica
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Especialização em Educação a Distância
Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Seminário PROEJA UTFPR – Campus Curitiba 15,16 e 17 de outubro – 2008 Relato de Experiências: Avaliação sobre o Curso de Especialização no Paraná.
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Gestão pedagógica em EaD
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Comissão de EJA de Alagoas
Ministério da Educação
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Limites e Possibilidades do PROEJA
Políticas Públicas de Formação Profissional de Jovens e Adultos para o Desenvolvimento Sustentável: a experiência do CEETEPS e do SENAC de 1976 a 2006.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SETEC/MEC Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O papel pedagógico do órgão gestor
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho (PPGTE/UTFPR) domingos@utfpr.edu.br Profa. Dra. Mônica Ribeiro (PPGE/UTFPR) monicars@ufpr.br Profa. Dra. Geórgia Cêa (PPGE/UNIOESTE) gecea@uol.com.br

IDENTIFICAÇÃO Nome do Projeto de Pesquisa: Demandas e Potencialidades do PROEJA no Estado do Paraná Edital: Edital PROEJA – CAPES / SETEC No. 03/2006 Programa: Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – CAPES / SETEC Execução: Janeiro/2007 - dezembro/2010

Grupo de Pesquisa Inter-institucional UTFPR/UFPR/UNIOESTE Coordenador Geral: Domingos Leite Lima Filho Instituição Líder: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Programa de Pós-Graduação em Tecnologia – PPGTE Coordenador da Equipe: Domingos Leite Lima Filho Instituição Participante Associada 1: Universidade Federal do Paraná – UFPR Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE Coordenador da Equipe: Mônica Ribeiro da Silva Instituição Participante Associada 2: Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Coordenador da Equipe: Geórgia Sobreira dos Santos Cêa

OBJETIVO GERAL Identificação das demandas e potencialidades do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA no Estado do Paraná.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Diagnosticar as demandas para o PROEJA no Estado do Paraná e as possibilidades de sua articulação com a educação básica e a educação profissional; Levantar a oferta existente e dimensionar a potencialidade de oferta do PROEJA no âmbito das instituições educacionais da rede pública municipal, estadual e federal, instituições comunitárias e movimentos sociais no Estado do Paraná;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Construir processos formativos direcionados a docentes e gestores da rede pública que permitam a compreensão das especificidades da EJA e sua relação com a Educação Profissional e o Ensino Médio; Desenvolver metodologias para a elaboração de itinerários formativos nas modalidades do PROEJA, na perspectiva de organização curricular integrada EJA/Ensino Médio/Educação Profissional; Constituir rede de cooperação acadêmica na pesquisa em educação com vistas à formação de profissionais pesquisadores pós-graduados em educação profissional integrada à educação e jovens e adultos.

DEFINIÇÃO DO CAMPO DE ESTUDO Rede Estadual de Educação do Paraná Secretaria de Estado da Educação (SEED/PR) Rede Federal de Educação Profissional Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Redes municipais (recorte a definir) Movimentos Sociais Escolas do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)

Ações em desenvolvimento (2007) 1. Diagnosticar as demandas para o PROEJA no Estado do Paraná e suas possibilidades de articulação com a educação básica e a educação profissional: Ações: análise quantitativa e qualitativa (SEED-PR, UTFPR, UFPR); Perfil, demandas regionais e por escolas Fontes: dados do IPARDES, Censo educacional

Ações em desenvolvimento (2007) 2. Levantar a oferta existente e dimensionar a potencialidade de oferta do PROEJA no âmbito das instituições educacionais da rede pública municipal, estadual e federal, instituições comunitárias e movimentos sociais no Estado do Paraná; Ações: Análise da oferta no âmbito da SEED/PR, UTFPR, UFPR; caracterização da oferta - indicadores: condição física das escolas; condição do corpo docente; cursos ofertados; critérios de acesso / ingresso estabelecidos; perfil dos alunos; efetividade social; evasão; concluintes;potencial de inserção no trabalho no decorrer do curso; egressos. Fontes: dados das instituições; pesquisa de campo: escolas, docentes, alunos

Ações em desenvolvimento (2007) 3. Conhecer experiências existentes de integração educação profissional e/ou ensino médio na modalidade EJA Ações: Análise da experiência do EMJA – CEFET/SC (Seminário de Pesquisa realizado em 24/08/07, em Curitiba – PR, com a presença de professores do CEFET-SC). Fontes: dados das instituições

Ações em desenvolvimento (2007) 4. Construir processos formativos direcionados a docentes e gestores da rede pública que permitam a compreensão das especificidades da EJA e sua relação com a Educação Profissional e o Ensino Médio; Ações: - acompanhamento do processo de implantação: decisão de oferta; elaboração das propostas dos cursos; formação inicial e continuada de docentes - acompanhamento do curso de especialização para professores do proeja: análise da proposta; oferta; clientela; efetividade. Fontes: dados das instituições; pesquisa de campo: escolas, docentes, alunos

Ações em desenvolvimento (2007) Oferta SEED-PR para 2008: 1. Encontros Estaduais do PROEJA - 1º. Encontro: maio/2007 (análise do documento base; critérios; manifestação das escolas); - 2º. Encontro: julho/2007 (elaboração documento orientador; definição da oferta da SEED para 2008) 2. Oficinas para elaboração das propostas de 12 especialidades de cursos - 12 oficinas (de outubro a novembro/2007) 3. Turmas / alunos para 2008: - 74 turmas x 35 = 2590 alunos

Ações em desenvolvimento (2007) – Dados: SEED/PR Cursos Nº de cursos a serem implantados Nº de Professores para capacitar Administração 26 520 Informática 15 300 Secretariado 9 180 Seg. do Trabalho 7 140 Meio Ambiente 5 100 Enfermagem 4 80 A. Com. Saúde Construção Civil 1 20 Eletromecânica Nutrição Química TOTAIS 74 1480

Ações em desenvolvimento (2007) – Dados: SEED/PR Data Evento Local Carga Horas No. Professores 07 a 08/05 I Encontro Pedagógico Curitiba 24 96 03 a 05/07 I I Encontro Pedagógico 120 29 a 03/08 III Encontro Pedagógico 05 a 07/11 I V Encontro Pedagógico 150 03/10 a 21/11 Oficinas pedagógicas / curso Curitiba e Ponta Grossa 240

CRONOGRAMA ORIENTATIVO 12/2006 - Constituição do Grupo de Pesquisa Inter- institucional 01/2007 - Reuniões iniciais de planejamento de trabalho com SEED/PR 02/2007 – 12/2010 - Reuniões periódicas de trabalho com equipes da SEED (DET,DEB e DED) e dos estabelecimentos que ofertam EJA e EP 01/2007 – 06/2007 - Constituição de rede de contatos na SEED e estabelecimentos que ofertam EJA e EP no PR 02/2007 – 12/2007 - Levantamento documental e bibliográfico e sua análise 04/2007 – 05/2007 - Elaboração de instrumentos de coleta de dados 06/2007 – 07/2008 - Validação de instrumentos de coleta de dados 08/2007 – 06/2008 - Coleta de dados para diagnósticos 07/2008 – 03/2009 - Análise dos dados coletados

CRONOGRAMA ORIENTATIVO 07/2007 – 07/2010 - Missões de Estudo (realização de oficinas) 07/2007 – 07/2010 - Missões de Pesquisa e Docência (realização de oficinas) 11/2008 – 05/2009 - Elaboração de documentos diagnósticos 03/2009 – 08/2009 - Elaboração de documentos de referenciais teórico-metodológicos e de referenciais para construção de itinerários formativos do PROEJA 10/2007 – 12/2010 - Elaboração de relatórios parciais anuais 08/2007 – 12/2010 - Produção de artigos científicos, dissertações, tese, livros e capítulos de livro etc. 12/2008 – 12/2010 - Defesas de dissertações de mestrado Até 12/2010 - Defesa de tese de doutorado 06/2007 – 08/2010 - Acompanhamento de implementação de experiências do PROEJA no Paraná e avaliação dos documentos referenciais 08/2010 – 12/2010 - Elaboração de relatório final – Conclusões