Clube Álvares Cabral e CEFETES 10 e 11 de agosto de 2007 REALIZAÇÃO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
NÚCLEO DE ESTUDOS DE JUVENTUDES E PROTAGONISMO
Que EJA temos e queremos?
I Seminário Regional de Pesquisa
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO POPULAR: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO O texto como autoria e construção.
Desafios das Políticas Públicas de EJA no Maranhão
I EREJASudeste Avaliando os cacos, retalhos e estilhaços do processo de construção coletiva.
I Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Centro-Oeste - Ereja 19 a 21 de junho de 2011 Campo Grande-MS.
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Dos primeiros passos... I EREJA / Centro-Oeste
GestorEducadorIESAcadêmico Movimento social / sindical Educand o Total Fórum RS Fórum SC Fórum PR X07X17 Total
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
Fóruns de EJA do Brasil. Espaços de construção coletiva - Fóruns de EJA em 2008 Região Sudeste no X ENEJA 27 Fóruns estaduais e distrital de EJA. Locais.
Papel do Fóruns – conquistas e limitações
MEDALHA PAULO FREIRE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Resolução 180/CEE/MT Programa de educação de Jovens e Adultos para o Sistema Estadual de Ensino Comissão Interinstitucional: Seduc SME Cuiabá e Várzea.
Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
HISTÓRICO DA AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO RS.
Agenda Territorial Estado do Tocantins
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
MISSÃO: formar professores de educação física
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
CEFET/RS – UNED Charqueadas
O que é o EduCampo O Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável – ou simplesmente EduCampo –, 
SINAES: Concepções e Diretrizes
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
ECONOMIA SOLIDÁRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA Estado de Goiás.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
FÓRUM GOIANO Breve panorama de
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
O Programa Brasil Alfabetizado
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
IV Encontro de Coordenadores do FPDEJA Articuladoras: Keila Alves de Souza Ivana Bognar.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, diversidade e Inclusão – SECADI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA- CONFINTEA.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Transcrição da apresentação:

I Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos e XXXI Fórum de EJA do ES Clube Álvares Cabral e CEFETES 10 e 11 de agosto de 2007 REALIZAÇÃO: Centro de Educação/UFES Programa de Pós-Graduação em Educação Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Fórum EJA/ES

O Fórum de EJA do Espírito Santo emerge do Fórum Permanente de Educação de Jovens e Adultos da Grande Vitória que, em 1998, dá início ao Movimento, através de um projeto de extensão. O Fórum de EJA da Grande Vitória, surge como resultado de demandas de formação de educadores que buscavam a Universidade.

Composição inicial do Fórum: O que é o Fórum EJA/ES ? O Fórum é um movimento plural, aberto, de natureza política, que reúne os diversos segmentos que atuam com a EJA no Estado. Composição inicial do Fórum: Administrações públicas estadual e municipais, DEMEC,Universidade, Movimentos Sociais, Educadores, Educandos, Sindicato, Ong`s, Sistema S, UNDIME, CEEJAs. Tem como objetivos discutir, formular e acompanhar as políticas de EJA em nível local e nacional.

Articula-se com o movimento nacional dos Fóruns de EJA do Brasil, presente em todo o território nacional e no Distrito Federal. Tem como principio a prática da construção coletiva e conta com o portal dos Fóruns como principal instrumento de comunicação entre os diversos segmentos e de acompanhamento das políticas de EJA. www.forumeja.org.br É membro da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos/CNAEJA e nessa função tem construído interlocução com o MEC/SECAD, com intervenções significativas nas questões recorrentes da EJA.

Assim neste evento, que reúne de forma significativa os diversos segmentos que atuam com a EJA, devemos tomar a oportunidade para refletir sobre as políticas e práticas de EJA que vem sendo desenvolvidas no Estado.