Plano de Ação Educação de Jovens e Adultos PTA/PAR/2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Que EJA temos e queremos?
PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE
Desafios das Políticas Públicas de EJA no Maranhão
I EREJA CENTRO OESTE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
HISTÓRICO DA AGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO RS.
Agenda Territorial Estado do Tocantins
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Ivaiporã Núcleo Regional de Educação Onélia Pessutti Pesucki Chefe do NRE.
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
EJA, EcoSol e Tecnologia Social Edital de seleção nº 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Leila Brandão SECAD/MEC
Ministério da Educação
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Seminário PROEJA UTFPR – Campus Curitiba 15,16 e 17 de outubro – 2008 Relato de Experiências: Avaliação sobre o Curso de Especialização no Paraná.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GERÊNCIA DE INFORMAÇÃO E ESTASTÍSTICA
Orientações Curriculares para a Educação Básica
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Antonia Maria Coelho Ribeiro
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
O Programa Brasil Alfabetizado
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Melhor Gestão, Melhor Ensino
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Revisita ao PPP.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

Plano de Ação Educação de Jovens e Adultos PTA/PAR/2009 Sávio de Brito Costa Gerente de Educação de Jovens e Adultos

Ação 1 Macro Resultados Constituir Comissão Estadual de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos. Comissão constituída com os diversos segmento do Fórum EJA. Elaborar Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos, como instrumento de implementação e gestão da EJA/MT Carta compromisso de Natal-RG/08; Ofício circular; Diagnostico 142 municípios; Elaboração do Plano Estratégico de EJA do estado de MT.

Ação 2 Macro Resultados Conclusão do texto das Orientações Curriculares da EJA/MT. Em 07 texto preliminar; Em 08 continuidade; Em 09 texto preliminar pronto para escolas. Construção de um Plano Estratégico de Implantação e/ou Fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos em Prisões. Gestão articulada, formação de profissionais, disponibilização de acervo bibliográfico (de referência e literatura) Consultoria; Reunião Ampliada; Texto Preliminar

Ação 3 CEJAs Resultados Elaborar Proposta Pedagógica dos CEJAs. Proposta definida em conclusão. Assessoramento aos CEJAs sobre o funcionamento administrativo e pedagógico - Definir a Estrutura Administrativa / Pedagógica dos CEJAs. Direção, Coordenação, Técnicos e Professores dos CEJAs. Elaboração de Plano de Ação de Formação com os CEFAPROS para os profissionais dos CEJAs. Plano formação elaborado Encontro de Formação sobre perfil e atribuição da equipe gestora - Estrutura PPP/PDE PPP / PDE discutidos Autorizações e Credenciamentos efetivados Equipe gestoras Formadas

Ação 3 CEJAs Resultados I Seminário Estadual dos CEJAs Currículo e a práxis pedagógica - questões epistemológicas/ pedagógicas. Seminário realizado. Inclusão do tema Economia Solidária na proposta dos CEJAs. Tema Economia Solidaria como principio Educativo nos CEJAs. Criação de página WEB dos CEJAs - Divulgar a proposta dos CEJAs Propiciar ambiente de discussão on line entre os CEJAs. 1Página WEB construída e em funcionamento. Criação de WEB rádio dos CEJAs. Divulgar a proposta e Propiciar ambiente de discussão on line entre os CEJAs. 1WEB Rádio construída prevista para funcionamento/10. Elaborar Material Apostilado de Disciplina para atendimento dos CEJAs Apostilas elaboradas para publicação/10.

Ação 3 CEJAs Resultados Formação com equipes gestoras dos CEJAs de Cuiabá e Várzea Grande sobre Concepções da EJA, Avaliação Currículo e Metodologia. Gestores e Coordenadores formados Assessoramento as unidades que ofertam Proeja sobre implantação e viabilidade da Proposta Pedagógica Integrada. Visitas in locus - Organização da Proposta Pedagógica / organizacional do Proeja. Formação PROEJA / Chamada Pública 01/2008 sobre: Bases Legais EJA / Proeja; Currículo/Metodologia/ Avaliação. Formação prorrogada para 2010 para desenvolverem os trabalhos no Proeja. Elaboração Implantação da Proposta de Ensino Médio EJA a distancia/MEC/SEAD. Proposta elaborada para inicio em 2010. Convenio com SENAI em 5 cursos. Convenio assinado para inicio em 2010.

Ação 4 EJA/180 Resultados Orientar e acompanhar in loco a construção coletiva da Proposta Pedagógica nas escolas de Cuiabá e Várzea Grande Escolas de EJA de Cuiabá, Várzea Grande com Proposta Pedagógica orientada e construída. Realizar 1 (um ) Encontro mensal com Coordenadores pedagógico de Cuiabá e Várzea Grande Encontro realizado mensalmente. Orientar e acompanhar as Escolas que ofertam EJA 180 via telefone e e mail. Orientação realizada. Orientar via documento, telefone e e-mail às Escolas do Beija Flor quanto a terminalidade do curso, certificação pela própria escola e transição para a EJA 180/00. Orientação realizda.

Ação 4 EJA/180 Resultados Formação dos profissionais in loco nos municípios. Públicos da EJA informados Grupo de Estudos da Equipe sobre bases legais vigentes/ currículo/ metodologia e Avaliação na EJA. Elaboração do Plano de implementação curricular para escolas - urbano, campo, indígena, prisional, socioeducativo e quilombola Implementado na matriz curricular para 2010.

Ação 5 Exame Supletivo Resultados Reunião com os responsáveis pela realização do Exame para conhecimento e uma reflexão sobre o que é o Exame Supletivo hoje. Criação de um documento contendo novas propostas de organização e administração para o Exame. Discussão de uma nova proposta para a realização de provas em relação aos aspectos organizacionais e administrativos. Principalmente no que se refere à questão das ausências no dia da prova, provocando um gasto desnecessário em relação a materiais que são produzidos para esse fim. Criação de um sistema para confirmação da inscrição. Criação de um sistema de chamamento via telefone, para divulgação do calendário de realização das provas. Repensar, discutir e reestruturar as provas por área do conhecimento. Documento com orientações para elaboração das provas de maneira interdisciplinar. Elaboração de um edital e portaria de convocação dos profissionais da educação para aplicação de provas do Exame Supletivo Edital elaborado e publicado.

Ação 4 Exame Supletivo Resultados -Compra de material de consumo para atender 18 pólos para realização de inscrições e provas. Material de consumo adquirido e utilizado para os devidos fins Contratação de empresa especializada para fornecimento de serviços de reprodução, empacotamento e identificação das provas e folha de redação por município/escola/sala/disciplina/etapa. -Empresa contratada para execução dos serviços. Contratação empresa especializada em projeto, produção, personalização, digitalização, empacotamento, recepção, indexação dos cartões respostas e folha de redação com processamento do relatório do desempenho dos alunos e arquivo magnético. Empresa contratada para execução dos serviços. Pagamento de diárias para os motoristas e técnicos envolvidos na aplicação das prova nos 18 Pólos SEDUC Diárias pagas.

Ação 4 Exame Supletivo Resultados Reflexão sobre os conteúdos básicos que devem ser aplicados na prova do exame. Ementário elaborado com conteúdos selecionados Reflexão e discussão o exame no Sistema Prisional, de forma que atenda as necessidades, mas sem perder a qualidade de ensino. Nova proposta construída. Reflexão, discussão e redefinição da prova de redação. Novo documento orientativo construído Constituição de um grupo de professores para elaborarem as provas Grupo de professores constituídos.

Ação 4 Exame Supletivo Resultados Reuniões de formações com o grupo de professores responsáveis pela elaboração da prova do exame. Calendário de formação criado e encontros realizados Criação do banco de dados para realizar simulados e o exame. Banco de dados criados. Organização e aplicação de simulados trimestrais nos CEJAs e nas escolas de EJA 180, seguindo o modelo do exame supletivo, para que os alunos possam se interar dessa forma de avaliação e superar dificuldades, como por exemplo o preenchimento do gabarito. Simulados realizados com êxito Adesão ao ENCEJA para os jovens e adultos do ensino fundamental/10. Adesão ao ENEN para os jovens e adultos do ensino médio/10. Implementação do Exame Supletivo on laine para jovens e adultos do ensino médio/10.

Ação 5 Letração – Brasil Alfabetizado Resultados Articular com os Municípios a adesão, coordenação, implementação e monitoramento do Programa Brasil Alfabetizado 11.200 Alfabetizandos - Jovens e Adultos acima de 15 anos que não tiveram acesso ou oportunidade escolar Cadastramento dos Alfabetizandos, Alfabetizadores, Coordenadores de Turmas e Tradutores e Intérpretes de Libras. Garantir vagas para os Alfabetizados nas Escolas ou CEJAS que atende a EJA.

Ação 5 Letração – Brasil Alfabetizado Resultados Pagamento dos Coordenadores no valor estabelecido pelo MEC, conforme a Res. Nº 36/08 da União pela SEDUC. Sistematização dos cadastros dos Alfabetizadores/Alfabetizandos/ Coordenadores e Tradutores e intérpretes de Libras no sistema

Ação 5 Letração – Brasil Alfabetizado Resultados Transferências dos recursos as Entidades com CNPJ para adquirir gêneros alimentícios e Transporte Adquirir material pedagógico para os Alfabetizandos/Alfabetizadores/Coordenadores de Turmas e Tradutores e Intérprete de Libras. Acompanhar os Municípios que aderiram ao Programa.

Ação 5 Letração – Brasil Alfabetizado Resultados Promover parceria com a SEDUC/SES/Secretarias Municipais de Educação para adquirir material do Programa Olhar Brasil Promover aplicação do Teste Cognitivo nos Alfabetizandos.

Ana Lucia Campos da Silveira Antonio Marcos Passos de Mattos Equipe EJA/Seduc Alexandre Fagundes Ana Lucia Campos da Silveira Antonio Marcos Passos de Mattos Candida Ribeiro Elissandra Vaz Santos Jefferson Bento Moura Katia Marilza de Araújo Martins Sonizete