Profª Olga C. da Silva Durand UFSC

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Transcrição da apresentação:

Profª Olga C. da Silva Durand UFSC Educação de Jovens e Adultos na Região Sul: Apontamento sobre a Pesquisa Profª Olga C. da Silva Durand UFSC

Organização dos Trabalhos VII ANPED SUL – Eixo EJA Políticas Públicas de EJA; Sujeitos da EJA; Formação de Professores de EJA; Diversidade como Direito em EJA; Alfabetização e Letramento do Jovens e Adultos.

Políticas Públicas de EJA A licitação pública como espaço educativo: uma dimensão do orçamento participativo municipal; Elevação da escolaridade e profissionalização de jovens e adultos: desafios para a construção de uma política; Políticas Públicas para alfabetização de jovens e adultos: entre o público e o privado;

Sujeitos envolvidos na EJA Experiência e sofrimento, um diálogo com alfabetizandos na Educação de Jovens e Adultos; Itinerários ejandos no mundo globalizado da educação e do trabalho; O ensino de jovens e adultos para o basquete: a pesquisa como estratégia no projeto bate bola na escola – município de Lages/SC;

Exigências na formação de professores da EJA Educação de Jovens e Adultos: relatos de professores e alunos e sua auto-imagem e auto-estima; Ensino semiprescencial na Educação de Jovens e Adultos: leituras do cotidiano escolar; Exigências na formação dos professores da EJA;

Diversidade como direito na EJA O que os olhos não vêem: sobre os mitos e preconceitos ocultos na alfabetização de adultos; Natureza, qualidade de vida e consciência numa relação ser humano programa de Educação de Jovens e Adultos; Socioeducar a escola: desafio à Educação de Jovens e Adultos;

Alfabetização e Letramento na EJA Alfabetizar jovens e adultos como suporte de meios digitais; Leitura do mundo e leitura da palavra: uma perspectiva sociológica das práticas de letramento na Educação de Jovens e Adultos; Mito do alfabetismo, da escolarização e outros mais, na escrita de alunos /as de um programa de alfabetização de adultos; Retrato em preto e branco: leitura do imaginário a partir das produções textuais dos educandos da EJA;

IX Encontro Nacional de EJA ENEJA Pensamento de Paulo Freire e Política da EJA; Trabalho Coletivo (incluindo círculo de Cultura); Educação como Direito de Todos; Fórum e Luta para Políticas Públicas de EJA; Políticas e Ações de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos;

Documento Base Nacional VI CONFINTEA Alfabetização de EJA – Educação ao longo da vida; Direito a Educação, Direito Humano Fundamental; A responsabilidade da EJA como Processo Educação e Social e não somente Individual; PROEJA – Educação no Campo; Educação Indígena; Educação Inclusiva; Participação dos FÓRUNs – Elemento de Articulação Educativa e Social da EJA;

Considerações Finais dos apontamentos Ao analisar os documentos apresentados, constatamos que a intencionalidade, as temáticas e os resultados das pesquisas, de uma forma geral, se aproximam da concepção, organização e dinâmica de trabalho da EJA. No entanto, é também visível o distanciamento destas do que vem sendo produzido e discutido no âmbito das políticas e dos movimentos populares que mobilizam e reivindicam lugares e espaços da inclusão social da EJA.

Considerações Finais dos apontamentos Constatamos que as pesquisas se orientam pela perspectiva da EJA, como escolarização e suas tramitações, e os FÓRUNs, como movimento social que, embora discutam a escolarização, também procuram dialogar com os movimentos populares inerentes à EJA; Perspectiva da educação libertadora, aquela que entende a EJA, como um direito para e de todos, não de forma consuetudinária, mas conquistado na luta diária de cada um de nós que aqui estamos e de tantos outros que aqui representamos (MMM, 2007).