LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro com professores
O Ensino de Química a Distância
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Maio / 2006.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Universidade de Aveiro
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
Contexto de Educação a Distância
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
A Educação a Distância é possível?
Informações sobre o Teleduc
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Introdução à Educação à distância
RESISTÊNCIA X ACEITAÇÃO DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL DO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS EM UMA FACULDADE PARTICULAR NO ESTADO DO CEARÁ Profª. Luciana.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Formação de Tutores a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Transcrição da apresentação:

LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE LOUSA DIGITAL INTERATIVA NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUINDO NOVAS INTERAÇÕES Elisa Netto Zanette – enz@unesc.net Evânio Ramos Nicoleit – ern@unesc.net Graziela Fátima Giacomazzo – gfg@unesc.net Patricia Jantsch Fiúza – pjf@unesc.net Cleusa Ribeiro dos Santos – csa@unesc.net

Introdução Avanço das TIC e influências na educação Processos educacionais mais interativos Universidade Acompanhamento da evolução das TIC Aprimoramento no uso das tecnologias Apoio aos processos de aprendizagem Relato de Experiência Utilização da LDI integrada ao AVA. www.unesc.net/sead

Tecnologias no Ensino Superior Contextualização Aspectos técnico-administrativos - portal institucional Serviços de atendimento aos acadêmicos e docentes on-line, informações atualizadas, canais de comunicação com a instituição, diário eletrônico, biblioteca, monitorias, sistemas de avaliação institucional... Aspectos pedagógicos - pesquisa Internet, recursos de EaD, AVA, softwares, Web 2.0, vídeo-aula, conteúdos digitais, objetos de aprendizagem, comunidades virtuais, redes sociais, LDI, ... www.unesc.net/sead

Objetivos Adequar o espaço acadêmico para atender a demanda de jovens inseridos na sociedade pós-moderna – cibercultura, múltiplos espaços, múltiplas linguagens,... Formar o acadêmico com e para o uso de tecnologias inovadoras. Qualificar e inovar o processo de ensino e aprendizagem nas modalidades: presencial, semipresencial e a distância. Fortalecer a cultura de formação em espaços virtuais, síncronos e assíncronos. www.unesc.net/sead

Ações Pesquisa permanente sobre o uso de tecnologias inovadoras na ação docente superior. Ampliação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de ferramentas que auxiliam as ações docentes e discentes no AVA, no diário online, no uso das lousas digitais,... Formação continuada de docentes no uso de tecnologias inovadoras para qualificar o fazer pedagógico nas várias modalidades. www.unesc.net/sead

Projeto: LDI e AVA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação SEAD, DTI e UNAs Políticas institucionais de fomento à cultura de EaD; Práticas pedagógicas com inovações tecnológicas; Incorporar o AVA e a LDI na prática docente para produção e a autoria do material digital no seu planejamento diário; Prover o docente e o discente de recursos interativos que possibilitassem aulas dinâmicas e adequadas ao perfil do acadêmico. Pesquisas e estudos para desenvolvimento de AVA e integração dos sistemas; Projeto disciplinas semipresenciais e a distância. www.unesc.net/sead

Possibilidades Formar o acadêmico para e com o uso da lousa (importante nas Licenciaturas). Práticas inovadoras flexíveis, atualização constante das informações e uso de softwares de simulação. Acesso a materiais pré-organizados (aulas planejadas com antecedência, textos,..), à internet e Interação com arquivos multimídia; Desenvolver atividades de aula no quadro interativo – diversos recursos no software. Salvar os arquivos (extensões diversas) e gravar as aulas. Publicar as aulas no AVA para acesso ao acadêmico e professor (ao final de período de aula). Utilizar as aulas publicadas para revisão de conteúdo e aprofundamento. www.unesc.net/sead

Formação acadêmica no uso da LDI Matemática Licenciatura em www.unesc.net/sead

www.unesc.net/sead

www.unesc.net/sead

Critérios para participação Docente no Projeto LDI e AVA Ser usuário do AVA. Participar da Formação Continuada do SEAD/Unesc. Apropriar-se dos recursos da lousa digital (conhecer o software). Desenvolver as aulas no software da lousa. Salvar e Publicar na sala virtual as atividades aulas desenvolvidas na lousa. www.unesc.net/sead 11

Iniciando o projeto LDI Implantação gradativa - projeto experimental (2009/1) Participantes em 2009/1: docentes e discentes da UNACET 07 professores de 03 cursos de Engenharia. experiência no uso dos recursos do AVA; interesse em práticas pedagógicas aliadas ao uso das tecnologias 300 acadêmicos. www.unesc.net/sead

Ações para o uso das LDI Capacitação docente para utilização da LDI; Encontros mensais com os docentes; Sala de aula equipada com a LDI e 01 computador com acesso à internet; www.unesc.net/sead

Avaliação do projeto experimental com docentes e discentes (2009/1) Instrumento de pesquisa: Docentes: instrumento de avaliação quantitativa (12 questões fechadas e 01 questão aberta); Acadêmicos: questionário com 10 perguntas na ferramenta QUIZ e fórum virtual para sugestões e relatos. Objetivos: Analisar com os docentes e discentes, as potencialidades e limitações no uso da lousa digital interativa no fazer pedagógico. Resultados: Validam o projeto e orientam para novos encaminhamentos 80 acadêmicos (26,7%) - www.unesc.net/sead

Resultados - Docentes Infra-estrutura da sala e adequação desta para o uso da LDI: 71% sim, 14% parcialmente e 14% não; aproximar o mouse e o teclado da lousa; revisar e adequar a logística e o suporte da caneta; a sala, para turmas com 54 alunos, deve ser maior. www.unesc.net/sead

Resultados - Docentes Ações didáticas mais utilizadas com a LDI: escrever sobre o quadro branco do bloco de notas - 86% sempre; navegar no editor de apresentação, editor de textos ou PDF - 43% sempre - 43% às vezes; acessar a sala virtual no AVA - 86% sempre; desenvolver conteúdo da disciplina - 86% sempre; publicar o conteúdo desenvolvido na sala virtual - 71% sempre. www.unesc.net/sead

Resultados Docentes Recursos da barra de ferramentas mais utilizadas: holofote, captura de tela (57%), revelar, recorte de tela, plano de fundo. menos utilizadas: realce de texto, colar figura e inserir texto. Recurso gostaria de usar e não encontrou na lousa digital 2/7 docentes - (a)uma borracha na barra superior de trabalho, (b) como gravar áudio, (c) como publicar automaticamente no AVA. www.unesc.net/sead

Resultados - Docentes Os acadêmicos interagiram com a LDI durante as aulas? sempre e às vezes somam 86%. O professor planejou as aulas previamente no software da LDI? 49% responderam sempre, 29% às vezes e 29% nunca. Familiarização do recurso e uso da LDI: 86% afirmam não terem dificuldades e 14% responderam que sim. www.unesc.net/sead

Resultados - Docentes 100% dos docentes afirmam que o uso da lousa digital interativa contribuiu na melhoria do processo de ensino e aprendizagem na sua disciplina www.unesc.net/sead 19

Resultados - Discentes Recursos da LDI utilizados pelo docente na disciplina: Quadro branco (citado por 72,5% dos acadêmicos); publicar o conteúdo desenvolvido na sala virtual; acessar a sala virtual; navegar no editor de apresentação, editor de textos e em arquivos de extensão PDF; internet e outros softwares. www.unesc.net/sead

Resultados – Discentes Recursos que podem melhorar as atividades de aula 65% - publicação das atividades desenvolvidas no quadro branco da lousa no AVA; 53,7% o uso do quadro branco da lousa para desenvolver atividades; 48,5% citaram o uso dos recursos da Internet nas aulas; 43,7% sugerem o uso de materiais em editores de texto, editores de apresentações ou PDF; 42,5% o acesso ao AVA durante as aulas; 31,2% o uso de outros softwares aliados ao recurso da lousa digital. www.unesc.net/sead

Resultados – Discentes O uso da LDI em outras disciplinas Resposta de um grupo de acadêmicos (2009-1) www.unesc.net/sead 22

www.unesc.net/sead

Resultados - Discentes “A lousa no começo era mais demorada do que o quadro antigo. Depois nós vimos as facilidades que ela proporciona como ter oportunidade de não precisar anotar e poder pegar as explicação no AVA”. “A utilização da lousa durante as aulas foi muito boa para a nossa aprendizagem. Ela deixa as aulas mais ágeis e eficientes. Pois, com ela não precisamos copiar todos os exercícios devido ao fato de podermos acessá-los em casa, tendo assim, maior tempo para os professores explicarem o conteúdo...” “Gostei bastante de ter aula com essa nova ferramenta, aconselho colocar em outras disciplinas.” www.unesc.net/sead

“ No começo do semestre, eu não conseguia adaptar a matéria, que envolvia cálculo na lousa! Com o passar do tempo,fomos descobrindo a facilidade e quantidade de recursos que nos era fornecido! Além do que, poderíamos ficar prestando atenção na aula, sem nos preocuparmos em anotar, sendo que no dia seguinte já estava publicado a aula toda no AVA. Parabéns, que continue assim pra melhor!” www.unesc.net/sead

Considerações Necessidade de formação de equipes multidisciplinares (avaliar, experimentar e propor estratégias de uso de recursos tecnológicos). Avanço qualitativo do trabalho docente. Planejamento e organização dos materiais e conteúdos para o uso da LDI e socialização das experiências. Ações didáticas com a LDI focadas na aprendizagem nos espaços presenciais e online. Maior acesso pelos acadêmicos no uso do AVA e aumento no uso das ferramentas do AVA pelo docente. www.unesc.net/sead

Considerações Quanto aos acadêmicos, o projeto resultou na ampliação dos conteúdos abordados, na revisão posterior, no acompanhamento das aulas a distância e na retomada num processo contínuo. Prospecta-se ampliação do uso das LDI integradas ao AVA, produção de material didático digital em tempo real, formação técnica e pedagógica docente e expansão dos projetos integrados entre DTI, UNA e setores e cursos da IES. O projeto resultou na ampliação do projeto em mais três unidades acadêmicas na instituição em 2009/2010, com a aquisição de lousas adicionais e planejamento de expansão. www.unesc.net/sead

Referências BORBA, Márcia de C.; MORAES, Márcia C.; SILVEIRA, Milene S. Recursos tecnológicos na ação docente. In: ENRICONE, Délcia; GRILLO, Marlene. Educação Superior: vivências e visão de futuro. Porto Alegre: Edipucrs, 2005. CCR.BR – Campus Computing.Br: a computação e tecnologia da informaçã nas instituições de ensino superior no Brasil/organização Associação Brasileira de Educação a Distância. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. Sistematização de indicadores didático-pedagógicos da Linguagem interativa da lousa digital. Disponibilizado em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/521_204.pdf (2008). Acesso em 12 de abr.2010. NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz; BARROS, Daniela Melaré Vieira; AMARAL, Sergio Ferreira do. O uso pedagógico da lousa digital associado à teoria Dos estilos de aprendizagem. Disponível em: http://www.uned.es/revistaestilosdeaprendizaje/numero_4/Artigos/lsr_4_articulo_12.pdf (2009). Acesso em 15 de abr.2010. www.unesc.net/sead