Material didático para EaD

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Transcrição da apresentação:

Material didático para EaD ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES DE PRODUÇÃO E ENTREGA DE CURSOS sabrina.cairo@pearson.com

Educação: três níveis de conteúdo Aulas Aulas presenciais Dependência do professor Livro-texto Desenvolvido para atender a todas as instituições Aprofundamento Acervo da biblioteca Laboratórios

Um caminho seguro para o conhecimento Aula Texto Aprofundamento roger.trimer@pearsoned.com

Um caminho para o conhecimento Aula Texto Aprofundamento roger.trimer@pearsoned.com

Um caminho para o conhecimento? Aula Texto Aprofundamento roger.trimer@pearsoned.com

Boas notícias A educação a distância tem liderado uma tendência de volta do conteúdo didático no processo de ensino-aprendizagem. Mesmo quando impulsionada pelas leis do mercado, os resultados são positivos. 20% a distância serviu de teste para muitas instituições presenciais. A coexistência de cursos a distância e presenciais nas mesmas faculdades cria reforços positivas para ambos. Práticas ilegais, como pirataria, são reduzidas, voltando a valorizar o conteúdo duradouro.

EAD: três níveis de conteúdo Aulas Aulas Web ou vídeo AVAs com tutoria Conteúdo textual Conteúdo que orienta o aprendizado Aprofundamento Biblioteca Virtual e laboratórios

Melhores práticas Conteúdos dialógicos mesclados a aprofundamento. Conteúdos dialógicos com menção às fontes e aos caminhos para o aprofundamento. Adoção de bibliotecas virtuais que incluam livros textos e permitam diversas visões sobre o tema. Uso de tecnologia que realmente ajude: AVAS e tutores bem treinados. Recursos adicionais que estimulem a pesquisa e o desenvolvimento de conteúdo pelo aluno. Integração com outras mídias, de alta e baixa tecnologia.

Riscos Produção de conteúdo é desvio de função do professor, em seu papel de professor. Diferenças entre a produção acadêmica e a comercial: direitos autorais. Conteúdo desenvolvido por um professor pode ficar vinculado a ele. Se houver troca de professor, novo conteúdo precisa ser desenvolvido. Instituição não tem segurança sobre questões de direitos autorais. Instituições de ensino tem problemas em licenciar conteúdo de terceiros. Contratos dos conteudistas com as instituições não são conciliáveis com contratos de cessão de direitos.

Riscos Desenvolvimento de conteúdo por professores não favorece interdisciplinaridade. Conteúdos planejados em conjunto entre a instituição e desenvolvedores de conteúdo permitem relação entre os temas. Desenvolvimento conjunto dos conteúdos permite que cada conteúdo complemente o outro Conteúdo desenvolvido em pouco tempo pode não apresentar qualidade adequada. Pressão por conciliar aulas e produção pode gerar conteúdo raso e o risco de plágio. O desenvolvimento do conteúdo não se limita à escrita do texto. ‘Aulas’ em forma de livro podem não levar o aluno ao nível adequado.

O conteúdo eletrônico roger.trimer@pearsoned.com

Melhores práticas Interatividade com razão de ser Objetos de aprendizagem permitem compreender conceitos complexos de maneira mais direta Estudante controla seu processo de aprendizagem Auto-avaliação instantânea e constante Planejamento integrado com o conteúdo textual Identificação prévia de áreas-problema Condução do aprendizado utilizando estratégias complementares Possibilidade de compartilhamento de conteúdos e contextualização dos conteúdos clássicos

O conteúdo textual roger.trimer@pearsoned.com

Do livro-texto ao conteúdo impresso Realidade que devemos considerar: Nos últimos anos, o número de estudantes matriculados no ensino superior aumentou consideravelmente. Contudo, o número de livros técnicos e científicos não acompanhou esse crescimento. sabrina.cairo@pearson.com

Do livro-texto ao conteúdo impresso Número de alunos matriculados no ensino superior (1986-2005) Fonte: Gropai-USP, 2008. sabrina.cairo@pearson.com

Do livro-texto ao conteúdo impresso Número de livros técnicos e científicos publicados (1996-2006) Fonte: Gropai-USP, 2008. sabrina.cairo@pearson.com

Do livro-texto ao conteúdo impresso Razões apontadas para o esquecimento do livro-texto: O aumento do número de universitários se deu em camadas da sociedade que não têm recursos para comprar livros. O aluno não consegue acompanhar o livro-texto. O brasileiro não tem o hábito de ler. No Brasil os livros são caros demais. O livro é uma ferramenta de ensino ultrapassada. Fonte: Gropai-USP, 2008. sabrina.cairo@pearson.com

Do livro-texto ao conteúdo impresso EaD Conteúdo impresso Livro-texto sabrina.cairo@pearson.com

O conteúdo impresso para EaD Considerado uma ferramenta de educação de baixa tecnologia. A base do processo de ensino/aprendizagem de grande parte dos cursos a distância. É, em geral, o elemento em que se fundamentam os demais meios que compõem o projeto político-pedagógico da instituição. Fonte: Gropai-USP, 2008. sabrina.cairo@pearson.com

Vantagens do conteúdo impresso As vantagens do conteúdo impresso para EaD são: É democrático. É familiar. É flexível. É paciente. Fonte: Gropai-USP, 2008. sabrina.cairo@pearson.com

Limitações do conteúdo impresso As limitações do conteúdo impresso para EaD são: Fonte: Gropai-USP, 2008. (I) (II) Não proporciona interação entre os participantes de um curso, limitando a troca de experiência. Determinados grupos não possuem o domínio da leitura. sabrina.cairo@pearson.com

Limitações do conteúdo impresso Elas são minimizadas pelo apoio de outros recursos: Fonte: Gropai-USP, 2008. (I) (II) MATERIAL PARA AVA MATERIAL AUDIOVISUAL MATERIAL WEB sabrina.cairo@pearson.com

Características do conteúdo impresso Características específicas Elementos que visam tornar o conteúdo o mais útil e eficiente possível. Partem da seguinte premissa: o aluno estudará, em grande parte, sozinho, vivenciando uma experiência de aprendizagem autônoma. Embutem o professor no conteúdo impresso. Características gerais Podem ser consideradas a espinha dorsal do conteúdo impresso. Se elas não forem levadas em conta, o conteúdo impresso falhará em seu propósito. sabrina.cairo@pearson.com

Características do conteúdo impresso As características gerais que precisam ser observadas no conteúdo impresso são: Público do público. Coerência. Fonte: Gropai-USP, 2008. sabrina.cairo@pearson.com

Características do conteúdo impresso As características específicas que precisam ser observadas no conteúdo impresso são: Linguagem textual. Linguagem visual. Exemplos e casos. Fonte: Gropai-USP, 2008. Objetivos de aprendizagem. Atividades. Hipertextos. sabrina.cairo@pearson.com

Características do conteúdo impresso As quatro regras do conteúdo impresso: Conteúdo amigável não significa conteúdo para criança. O conteúdo possui data de validade e, portanto, precisa ser revisto com alguma frequência. O conteúdo deve ser homogeneizado, legitimando o projeto político-pedagógico da instituição. A autoria de terceiros deve ser respeitada. Fonte: Gropai-USP, 2008. sabrina.cairo@pearson.com

Obrigado! Sabrina.cairo@pearson.com Roger.trimer@pearson.com sabrina.cairo@pearsoned.com