1 Rádio: Informação e Educação a Distância Carlos Alberto de Souza, Dr - Univali Iara Soldi de Souza (Esp. – Governo SC) Resumo O rádio assumiu, ao longo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A produção de conteúdo sobre Saúde para TV Digital Interativa no Brasil - o Projeto SAPSA Angélica Silva Canal Saúde - Fiocruz.
Informática na Educação
Portal do Professor SEED/MEC
R2 Learning 19 de abril de 2005.
DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
A Educomunicação e o Jornal Mural
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
Produzindo Rádio na Escola
Som: Ondas produzidas por corpos que vibram, que o nosso ouvido é capaz de captar e o nosso cérebro de identificar. (WISNIK, 2005, p.17)
Contexto de Educação a Distância
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 02
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
Instituto Rio Branco - IRBr
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Nome: Cristiane Perpétua de Oliveira Módulo: Introdutório Unidade/Etapa: 3.
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Rádio e Jornalismo Seminário de Língua Portuguesa Instrumental I
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Linha do Tempo EaD Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional
Antecedentes Históricos da EaD no Brasil
Universidade Federal de Santa Catarina
R Á D I O UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
A Indústria Cultural no Brasil
Textos para leitura A nova televisão brasileira.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Literatura Linhas de Pesquisa
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Realizado por: Hilário, Vasco e Ricardo. Durante o Estado Novo ouvir rádio podia ser crime. Principalmente se fosse alguma emissora da Europa de Leste,
JORNALISMO PÚBLICO EM RÁDIO
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Introdução à Educação à distância
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre.
Antecedentes da EaD FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional 4º Período: Introdução a.
Comunicação Empresarial e Negociação
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
A PRÁTICA E REFLEXÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA
RÁDIO.
Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação a Distância Profª. Drnd. Ivane Almeida Duvoisin Universidade Federal do Rio.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Denise de Oliveira Teixeira Graduação em Fonoaudiologia, ; Mestrado em Distúrbios da Comunicação, ; Professora do Curso.

Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais
Linha do Tempo da EaD no Brasil
/ / Década de SAIR.
Participação Educativa
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
História do Rádio.
Prof. Daniela Reis.
Linha do Tempo da EaD no Brasil
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO I DISCIPLINA EDC287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:

Rádio e Jornal Impresso. Alunos: Lívia Maria, Ana Paula Tebas e Fábio Kennup.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA GESTORES E COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DISCIPLINA: LAZER E ESPORTE.
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

1 Rádio: Informação e Educação a Distância Carlos Alberto de Souza, Dr - Univali Iara Soldi de Souza (Esp. – Governo SC) Resumo O rádio assumiu, ao longo de sua história, dois importantes papéis: formar e informar Esta reflexão aponta para a importância social do rádio, considerando suas características: linguagem oral, penetração, mobilidade, imediatismo, instantaneidade, rapidez e sensorialidade.

2 Objetivos > Proporcionar uma reflexão teórica sobre a importância social do rádio, reservando destaque ao cruzamento já consagrado entre os campos da comunicação e da educação > Mostrar que o rádio está sendo redescoberto por suas potencialidades informativas e educativas > Relatar experiências que foram ou vêm sendo desenvolvidas com o meio no país, em escolas e universidades

3 Motivação para realizar a pesquisa Minha vinculação com o rádio tem se dado no plano teórico. O contato com o meio, teve início na graduação e em dois cursos de especialização. A exemplo de outros pesquisadores, acredito nas potencialidades democráticas do rádio e na sua importância como ferramenta para a educação a distância.

4 Experiências com o meio É impossível dar conta das experiências que vem sendo desenvolvidas com o Rádio. Aqui mesmo no Paraná devem existir vários projetos interessantes como é o da Professora Zeneida Alves de Assumpção, da UEPG. Em nível nacional, cabe ressaltar o papel desempenhado pela UniRede com o Curso de Formação em EaD para professores. Uma ferramenta de ensino que vêm sendo apresentada como alternativa é exatamente o meio rádio.

5 Aspectos históricos As atividades informativas e educativas no Rádio têm início com as primeiras emissões radiofônicas. Em 1916, Nova Iorque transmitia programas jornalísticos, conferências, óperas e outros tipos de música. Em 1917, o Rádio noticiava o fim da vitoriosa Revolução Russa, mensagem emitida de cima do Cruzador Aurora, por Lenin. Nos anos 30 e 40, Hittler se apropriou do meio para difundir pelo mundo a propaganda nazista.

6 Aspectos históricos Em 1922, a Empresa Radiola inaugura o programa Paris Informations Em 22, entra no ar, na Inglaterra, BBC e o destaque é para. Em 25, jornalistas arrendam uma antena, na Torre Eiffel, e conseguem reunir, naquele espaço, o público para ouvir a leitura de notícias e artigos. As informações eram ilustradas com desenhos e caricaturas feitos num enorme quadro-negro.

7 Rádio e informação Brasil Em 1919 é fundada a Rádio Club de Pernambuco (Recife), por Oscar Moreira Pinto - precursor da radiodifusão latino-americana. Em 1922, a Westinghouse inaugurava a Rádio Corcovado, de onde Presidente Epitácio Pessoa transmitiu o seu discurso comemorativo ao Centenário da Independência. E em 23 é fundada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, obra de Roquete Pinto e Henrique Morize

8 Censura Em 1932, Vargas assina o decreto obrigando a concessão outorgada pelo Poder Público. A transformação do rádio em empresa, a partir dos anos 30 e a intervenção do Estado levou o meio a se transformar em uma simples máquina de lazer Nos anos 70, Regime Militar intensifica a censura. Informações sobre o país vinham pela voz de locutores da BBC de Londres, Voz da América e de outras ondas curtas internacionais.

9 Função Educativa Várias emissoras nacionais e internacionais - BBC de Londres, Rai Italiana e a Rádio Canadá - tem desenvolvido programação educativa. No Brasil muitas emissoras trabalharam para reduzir o analfabetismo Prioridade do rádio no Brasil, em sua fase inicial (sonho alimentado por Roquette Pinto) era com a educação. Rádio Sociedade do Rio de Janeiro transmitia cursos, aulas conferências e debates.

10 Função Educativa A Programação educativa também era desenvolvida pelas emissoras Clube de Pernambuco - anos 20: Rádio Escola do Distrito Federal (1933)- dirigida pelo educador brasileiro Anísio Texeira. Sistema de Rádio Educativo Nacional/SIRENA (1957): 47 emissoras envolvidas Instituto de Radidifusão Educativa da Bahia Fundação Padre Landell de Moura -Feplam (1967):programas Rádio-Escolar, Viva o Livro. Fundação Padre Anchieta (1967/SP). Produz e veicula prog. educativa pela Rádio Cultura Fundação Roquette Pinto - Rádio MEC

11 Possibilidades Além de cursos e da transmissão de programas culturais e educativos. O rádio pode ser usado pelo professor como um recurso didático complementar para ilustrar as aulas, por exemplo, de História, de Literatura e Português. Sites interessantes - Criar uma rádio Internet - Mov. de Educação de Base - Instituto Radiodifusão Educativa da Bahia -Sist. Educ. a Distância - Fund. P.Landel de Moura

12 Conclusão O rádio tem demonstrado potencialidades informativas e educativas - emissoras se especializam em Jornalismo. Cresce o número de canais educativos, vinculados ao governo e às universidades. Percebe-se uma redescoberta do meio e suas e múltiplas possibilidades. Em Radiojornalismo no Brasil, Gisela Ortriwano explica que qualquer meio de comunicação deve ser sempre atual e constantemente renovado. O bom comunicador, o bom educador deve estar aberto à experimentação de novas fórmulas e novas possibilidades.