Aprendizagem EAD Senac -

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Transcrição da apresentação:

Aprendizagem EAD Senac - contribuindo com a formação profissional dos jovens aprendizes

Histórico do Senac O Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – foi criado em 10/01/1946 pelos Decretos Leis nº 8.621 e 8622. Organizar e administrar, em todo território nacional, escolas de aprendizagem para trabalhadores e interessados em atuar no setor comercial.

Aprendizagem no Senac A arte de formar aprendizes para o mundo do trabalho é a própria história do Senac, que traz em seu nome a palavra “aprendizagem”.

Programa Aprendizagem - Senac O Programa de Aprendizagem do Senac reflete o compromisso com uma educação profissional de qualidade que propicie a: 1 Formação de cidadãos críticos. 2 Flexibilidade para se adaptar às mudanças requeridas pelo mundo do trabalho. 3 Forma de contribuir para a melhoria da sociedade.

Aspectos legais Lei 10097/2000 - Menor aprendiz Art.428 e Art.429 - CLT Decreto 5598/2005 - Art. 2º Jovens a partir de 14 anos até 24 anos incompletos. Possibilita Aprendizagem EAD Portaria 615/2007 – EAD - Art. 4º, §7º e 8º Inexistência de estrutura educacional adequada para a aprendizagem presencial. Portaria nº 1005/2013 - Anexo II - Referenciais de Qualidade Nº aprendizes não justifique a formação de turma presencial.

Portaria nº 615, 13 de dezembro de 2007

Portaria nº 1005, 01 de julho de 2013

Aspectos legais

Premissas da Aprendizagem EAD - Senac Atender aspectos legais. 1 Intensificar o cumprimento da missão do Senac ampliando a oportunidade de acesso à educação e ao trabalho. 2 Levar a qualidade (marca) Senac para todo o país através da Rede EAD. 3

Público alvo: jovens de 14 até 24 anos (incompletos) Atendimento às empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo.

Rede Nacional Aprendizagem EAD

Programa Aprendizagem - Senac Metodologia e Curso

Senac Coordenador e tutor Empresa – Supervisor e aprendiz Metodologia e Curso Papéis Senac Coordenador e tutor Empresa – Supervisor e aprendiz

Pré-requisitos para empresa Metodologia e Curso Pré-requisitos para empresa 1 - Assinatura no Termo de Cooperação e Compromisso. 2 - Designar um supervisor para o jovem aprendiz, durante o curso e a prática. 3 - Providenciar documentação para a matrícula. 4 - Formalizar a contratação. 5 - Disponibilizar computador com acesso à internet.

Requisitos técnicos para acesso ao curso (Pré-requisito Empresa) Metodologia e Curso Requisitos técnicos para acesso ao curso (Pré-requisito Empresa) Computador com Monitor com resolução de 800 x 600 pixels Processador 800 mhz 512 MB de RAM Unidade leitora de CD-ROM Kit multimídia (caixas de som) Internet Explorer 6 ou superior / Firefox 1.0 ou superior Conexão à internet com velocidade de 56 kbps (mínimo) Acesso a sites de pesquisa (Google, You Tube etc.) Softwares instalados: Sistema operacional Windows ou Linux MS Office versão 2007 (ou versão superior) Acrobat Reader 5 (ou versão superior) Adobe Flash Player

Modalidade EAD acompanhada por um supervisor indicado pela empresa. Metodologia e Curso Modalidade EAD acompanhada por um supervisor indicado pela empresa. Aulas teóricas - AVA e prática profissional - na empresa. Aprendizagem autônoma orientada. Tutoria ativa. Relatórios acompanhamento. ATENÇÃO O aprendiz deve estudar na empresa em horário pré-determinado - registrado no Contrato de Trabalho Especial de Aprendizagem.

2 h/dia de prática na empresa Metodologia e Curso Teoria + Prática = 20 h/semana Teoria Prática Módulos  2 h/dia de estudos no AVA 10 h semanais  2 h/dia de prática na empresa Observação: momento presencial e conectado (início e 90 dias após o início do curso). Demais momentos, se necessário.

Encontros presenciais ou conectados Metodologia e Curso Encontros presenciais ou conectados Temas: Supervisores Sensibilização Programa Aprendizagem Sensibilização modalidade EAD Navegação AVA Orientações processo acompanhamento Aprendizes Conceito EAD Conceito Aprendizagem Sensibilização Programa Navegação AVA

Encontro com Supervisores das Empresas: sensibilização e navegação no AVA

Encontro com Aprendizes, Pais (ou responsáveis) e Supervisores

Exemplo de estrutura curso Metodologia e Curso Exemplo de estrutura curso BLOCO TEMÁTICO I – Iniciação à Qualificação Profissional BLOCO TEMÁTICO II – Aprofundando conhecimentos sobre o Mundo do Trabalho BLOCO TEMÁTICO III – Introdução a Serviços Administrativos BLOCO TEMÁTICO IV – Prática Profissional Aprendizagem em Serviços Administrativos

Ambiente virtual do aprendiz

É o local de acesso ao curso pelo aluno. Metodologia e Curso Ambiente virtual do aprendiz Materiais: Manual do aprendiz. Cronograma do curso e das disciplinas. Conteúdos do curso: textos e sites para pesquisas complementares. Fóruns de apresentação, dúvidas, notícias, chats, entre outros. Atividades avaliativas. É o local de acesso ao curso pelo aluno.

Ambiente virtual do supervisor

Ambiente virtual do supervisor Metodologia e Curso Ambiente virtual do supervisor Materiais: Orientações gerais. Documentos da empresa. Documentos dos aprendizes. Manual do aprendiz. Cronograma do curso e das disciplinas. Fóruns: notícias, avisos e dúvidas. Avaliação sistemática do aluno na empresa. Documentos e formulários de apoio. É o local para a Coordenação Pedagógica se comunicar e orientar os supervisores dos aprendizes.

Critérios de avaliação Metodologia e Curso Critérios de avaliação Teoria: Senac Prática: Supervisor As atividades avaliativas ocorrem em todas as unidades e no fechamento do módulo, por meio de: fóruns tarefas questionários diário Ficha de avaliação: 30 dias  90 dias  final do curso. Teoria + Prática

Metodologia e Curso Ficha de ocorrência Responsabilidade do Supervisor

Metodologia e Curso Ficha de avaliação Responsabilidade do Supervisor

Acompanhamento aos Supervisores Lindoeste Anahy Iguatu Nova Aurora Três Barras do Paraná

Pesquisa de Satisfação - Aprendizes Nível de satisfação geral com o Programa Aprendizagem em Serviços Administrativos - EAD

Depoimento do tutor “...críticos, disciplinados e inteligentes, os aprendizes nos surpreendem com o retorno das atividades propostas.”

Depoimento de Aprendiz “Estou gostando muito do curso, nunca tinha feito um curso a distância, mas estou gostando muito, os conteúdos também estão muito legais porque estão relacionados ao mundo todo, aos problemas, as mudanças, iniciativas, eu havia pensado que o curso estaria só relacionado ao nosso aprendizado enquanto aprendiz administrativo, mais na área administrativa mesmo no local de trabalho, mas estou muito satisfeito por tratar de assunto amplos que não fiquem só no ser trabalhador, mas também no ser cidadão. Uma sugestão é que eu gostei bastante dos vídeos sobre a sustentabilidade, acho interessante que houvesse mais vídeos, para dinamizar um pouco. Até aqui não tenho nenhuma crítica em relação ao curso.” (Bárbara Hellyn Thomazoni Lopes). Abr/2013.

Depoimento da supervisora do aprendiz Rodrigo Sandra Franceschini – Supervisora: “Ele tem demonstrado uma maturidade muito grande. Depois que começou o programa de aprendizagem, sua autoestima melhorou, ele passou a selecionar suas amizades, está se expressando mais. Parece outro menino”. Rodrigo – Aprendiz: “O programa foi a oportunidade de conseguir um emprego. Acho importante aprender uma profissão desde cedo. Vejo que meus irmãos se inspiram em mim.”

Depoimento de aprendiz RENATA PISTUN - quinta-feira, 8 agosto 2013, 16:57    “Eu estou adorando o curso, e amo trabalhar aqui na empresa, já tive uma grande aprendizagem neste tempo que estou por aqui, em relação ao curso eu o conheci aqui pela empresa mesmo, e sinceramente eu imaginaria que seria chato, ou não teria a minima importancia, mais não, os textos e os materias oferecidos a nós aprendizem, nos trás a curiozidade de aprender mais e mais, e sempre ir atrás de novas coisas, de ficar ligado aqui no material. As vezes vou pra casa e fico anciosa imaginando qual será a nova atividade que terei que fazer, eu gosto muito mesmo. Sem contar que além de ser tudo isso o aprendizado que ganhamos aqui a cada dia é muito importante, e também nos traz a gratificação de saber que estamos ampliando nossos conhecimentos a cada dia.”

Aprendizagem EAD – Senac Contribuição social: possibilidade de inserção dos jovens de todos os lugares do Brasil no mundo do trabalho.

Agradeço atenção. Ariete Murbach – ariete@pr.senac.br (41) 3219-4786 “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” John Dewey