O que é a ICDL / ECDL Certificado Internacional de COMPETÊNCIAS em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para UTILIZADORES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Nacional de Exploração e Gestão Cadastral
Advertisements

Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos
INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Novas Tecnologias da Comunicação
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
PORTAL DAS AJUDAS TÉCNICAS CNAT - Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas
Casa de Pessoal do Instituto Emprego e Formação Profissional
Gerenciamento de Projetos PMI/PMBok
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Tratado de Lisboa Uma apresentação
ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
2003 Sociedade da Informação
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Apresentação da Publicação A Sociedade da Informação em Portugal – 2006 Governo Electrónico e Economia Digital Nuno Rodrigues.
A Mais Valia IDC Integridade, Exactidão, Acesso e Pessoas.
Andreia Portela OJRN TSJ
PROGRAMA IC³ INTERNET AND COMPUTING CORE CERTIFICATION.
Licença Especial Ciclomotores
O Cadastro como ferramenta para o desenvolvimento em Portugal
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
Formação ITED Problemas e propostas de solução
Programa Prof2000 Ovar, 26 de Outubro 2001 Formação contínua de professores à distância.
I T E D Problemas & Propostas de Solução
Gerência de Projetos (continuação)
Andreia Portela TSJ.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Políticas Florestais Relevantes para o EURIS EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably.
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
Normas para Segurança da Informação
Programa Comenius Bilateral
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
Ecdc.europa.eu Rede RE.FORM.E Liège 5 de Outubro 2007 Perspectivas Europass Carlo Scatoli – Comissão Europeia
O PAPEL ESPERADO DAS EMPRESAS DO SECTOR EMPRESARIAL PÚBLICO
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Gerência de Projetos (continuação) Prof. Tales Cabral Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática 3º Módulo.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Especialização em Gestão de Pessoas
Picking A solução “Chave na Mão” Para a gestão do seu Armazém.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
TECA – Tecnologias para agricultura
O que é a ICDL / ECDL Certificado Internacional de COMPETÊNCIAS em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para UTILIZADORES.
Metodologia 5W2H Quem O quê Por quê Quanto 5W2H Onde Como Quando.
Os CET no Instituto Politécnico de Santarém Conferência Internacional “O Ensino Superior de Curta Duração: Os CET e o Futuro” Leiria, 17 de Junho de 2011.
O caminho seguro APRESENTAÇÃO A:Previsional. QUEM SOMOS? OS NOSSOS VALORES  Compromisso e Dedicação aos nossos clientes  Integridade e Confiança  Desempenho.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
1° Encontro.
Direcção de Produtos e Serviços de Empresas Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial Lisboa, 18 de Novembro de 2015.
Transcrição da apresentação:

O que é a ICDL / ECDL Certificado Internacional de COMPETÊNCIAS em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para UTILIZADORES.

Porque surgiu a ICDL / ECDL Necessidade de validar conhecimentos e competências em informática na óptica do utilizador de todos os cidadãos.

1994 - Finlândia - Finish Computer Driving Licence Origem do Projecto 1994 - Finlândia - Finish Computer Driving Licence 1995 - CEPIS - Council of European Professional Informatics Societies 1996 - European Computer Driving Licence 1997 - ECDL Foundation (www.ecdl.org ) 1999 - ECDL Portugal 1999 - International Computer Driving Licence

Comissão Europeia Certificação lançada com o apoio da Comissão Europeia. A Comissão Europeia recomendou, através de vários documentos, a adopção da ECDL: Strategies for Jobs in the Information Society (Fev/2000). eLearning – Designing Tomorrow’s Education (Maio/2000). eEurope 2002 - Draft Action Plan (Maio/2000). Recomendação do ESDIS (Out/2001). Skills and Mobility Task Force (Dez/2001). eEurope 2005 (Lisboa 2001 e Sevilha 2002). DG INFSO - Direcção Geral da Sociedade da Informação (Março/2004) EUROPASS e EPSO - European Personel Seleccion Office

Características da ICDL / ECDL Comprova competências, porque avalia o saber fazer. É independente dos Fornecedores de Software porque incide sobre áreas de conhecimento. É um Certificado reconhecido internacionalmente.

Custos encobertos de Informática (Noruega/2001) Tempo médio gasto por Empregado na resolução de problemas do computador 171 minutos / semana Custos x 2 Fonte: “Estimation Of Hidden Computer Costs Within The Norwegian Population”, Setembro de 2001, Cap Gemini

Custos encobertos de Informática (Noruega/2001) Fonte: “Estimation Of Hidden Computer Costs Within The Norwegian Population”, Setembro de 2001, Cap Gemini Média 3 horas por semana (171 minutos) 136 horas ano por empregado Gastos totais anuais encobertos em TIC: 4,5 biliões de euros

ECDL - Recepção de Candidatura.htm A ECDL permite nas Políticas de Formação Validar/certificar as competências adquiridas pelos formandos na Formação (metodologias, conteúdos,etc) ECDL - Recepção de Candidatura.htm Aferir a formação face ao mercado de trabalho (utilização do Syllabus ECDL como referencial) Cumprir o requisito legal de Formação Certificada (Lei 35/2004; Cedefop)

Vantagens identificadas pelos empregadores Estabelece um referencial padrão de aptidões informáticas para todos os colaboradores Fornece uma certificação independente conferindo aptidões que podem ser aplicadas em múltiplas plataformas Ajuda a assegurar níveis consistentes de conhecimentos em informática entre os colaboradores Ajuda a reduzir perdidas de tempo devidas à falta de conhecimentos em TI e a práticas de trabalho ineficazes Ajuda a reduzir os custos com o apoio a TI’s Promove em toda a organização uma maior consciencialização no que respeita à segurança da informação

Presença ICDL/ECDL no Mundo Presente em 148 Países nos 5 Continentes Exames traduzidos em 40 línguas Mais de 20.000 Centros de Certificação Mais de 7.000.000 Cartões de Registo emitidos Mais de 27.000.000 Exames realizados

Alguns exemplos: Reconhecimento Internacional da ICDL / ECDL Hungria: Decreto Nº1035/1999, os colaboradores da Administração Pública têm de ter a ECDL até Dez./2002. Itália: Protocolo com Ministério da Educação, abrangendo 700 Escolas em todo o país (Dez./1999). Inglaterra: Serviço Nacional de Saúde (NHS) adopta a ECDL como padrão de certificação para os seus colaboradores (1.400.000). Nações Unidas: certificação de todos os funcionários nos 130 escritórios de representação. Grécia: obrigatoriedade de todos os funcionários públicos terem a ECDL (01/01/05).

Reconhecimento Internacional – alguns exemplos

Administração Pública Algumas Entidades de referência em Portugal Administração Pública Ministérios: Defesa (Polícia Judiciária Militar/ Exército/ Força Aérea), Economia, Educação, Finanças, Justiça, Negócios Estrangeiros e Trabalho Governo Regional dos Açores (CEFAPA) FDTI, INA, CEFA, IEFP, IGAP, IPLB, Hospital Distrital de Santarém Administração Pública Local Câmaras Municipais: Lisboa, Oeiras, Leiria, Arganil, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Vale de Cambra, Guimarães, Carregal do Sal, Portimão, Mértola, Beja, Almada, Seixal, Associação de Municípios de Évora.

Reconhecimento Nacional – alguns exemplos Empresas Universidades e Centros de Formação Profissional

Competências da ECDL Portugal Gerir o conceito ECDL em Portugal Autorizar Centros de Certificação Fiscalizar o Sistema/Centros de Certificação Efectuar a emissão dos Certificados ECDL Implementar as novas certificações da ECDL Foundation (equalskills, e-Citizen, ...)

Responsabilidade Social e Acreditações Centro ECDL adaptado à realização dos Exames ECDL por pessoas com deficiência visual Protocolo de Colaboração desde 2006 Acreditação conferida pela DGERT

European Computer Driving Licence O Sistema ECDL

O Sistema ECDL É composto pelos seguintes documentos: Syllabus (conteúdos programáticos) Cartão de Registo de Competências em Informática (CRCI) Sistema de Exames Carta Europeia de Condução em Informática: ECDL Start – 4 módulos ECDL Core – 7 módulos

Os 7 Módulos da ECDL 1 - Introdução à Informática 2 - Utilização do Computador e Gestão de Ficheiros 3 - Processamento de Texto 4 - Folhas de Cálculo 5 - Bases de Dados 6 - Apresentações 7 - Internet e Correio Electrónico

O Sistema de Exames ECDL Todos os exames são realizados em computador Os exames são disponibilizados via Web As perguntas são construídas de acordo com o Syllabus Os exames são aprovados pela Fundação ECDL Não há precedência entre os 7 módulos Cada candidato planeia a sua sequência de Exames Prazo de 3 anos para completar a Certificação ECDL

O Sistema de Exames ECDL Há várias alternativas de exame por módulo Cada exame tem 34 a 36 perguntas A nota mínima para aprovação é de 75% O tempo disponível para cada exame é 45 minutos O exame é composto por 2 tipos de questões: Escolha múltipla Execução de tarefas

Os Percursos para a ECDL Aprovado 7 Exames CRCI ECDL Start Aprovado 4 Exames Aprovado 3 Exames ECDL Core

Queremos partilhar o nosso Sucesso Consigo! Contactos Rua do Centro Cultural, nº 5, 1º Andar – Sala 11 1700-106 Lisboa Telef. 21 360 05 60 E-mail: info@ecdl.pt Webpage: www.ecdl.pt Contacte-nos! Queremos partilhar o nosso Sucesso Consigo! abril de 17